À descoberta de um gestor e tanto. – Book Review ao livro “O Gestor-Minuto”
Enquadramento Biográfico dos Autores
O livro sobre o qual versa este Book Review foi escrito por dois dos maiores, a nível mundial, autores, oradores e formadores sobre liderança e consultoria e gestão empresarial.
O autor principal desta obra foi Kenneth Hartley Blanchard, nascido em Oragen, no estado da Nova Jérsia em 06/05/1939, ainda vivo.
Este autor é bastante conhecido internacionalmente como supra mencionado, pelos seus feitos no mundo da Gestão e Consultoria Empresarial, tendo inclusive, com a mulher fundado uma das maiores empresas nesse ramo, a “The Ken Blanchard Companies”, que forma e inspira anualmente, milhares de gestores.
Para além desta sua primeira obra, escrita em 1982, que foi o seu grande êxito, Kenneth Blanchard conta com mais de 60 outras publicadas e traduzidas para mais de 42 línguas.
Figura 1 – Autor do livro obras
Johnson era conhecido e admirado também pelas suas obras e pelas formações/palestas, porquanto, tinha a primazia de abordar temas complexos de forma bastante simplista, sendo igualmente um dos maiores autores de sucesso na área da liderança.
Johnson deixou o seu legado sendo intitulado nos Estados Unidos da América como o “Rei das parábolas”, publicando mais de 13 obras, sendo a mais vendida a “Quem mexeu no meu queijo” que versava sobre Figura 2 – Autor do livro como lidar com a mudança no trabalho e na vida.
“O Gestor-Minuto”
Figura 3 – Capa do Livro
Esta obra retrata a busca incansável de um jovem por um mentor, um gestor eficiente, com que pudesse trabalhar e aprender.
Ao longo desta busca o jovem ter-se-á cruzado com bastantes gestores, mas nenhum deles lhe despertara interesse, porquanto grande parte deles não queria partilhar as suas informações e outros prendiam-se em visões, que na perspetiva do mesmo, eram muito extremistas. Alguns eram autocratas, isto é, o funcionamento da empresa era decidido maioritariamente pelo gestor, pouco consultando/valendo a opinião dos colaboradores. Já os outros eram democratas, onde o trabalho era organizado autonomamente por parte dos liderados.
Foi então que, certo dia, ouviu falar de um gestor diferente de todos os outros e decidiu ir entrevistá-lo.
Desde cedo o jovem achou este gestor invulgar porquanto ao tentar agendar a primeira entrevista ele deparou-se com algo anormal, uma atitude lunática. O gestor teria só uma restrição no horário da sua visita, quarta-feira de manhã, o que fugia bastante aos padrões normais.
No dia seguinte intrigado o jovem dirigiu-se ao gabinete onde ia decorrer a entrevista e começou por executar as perguntas que normalmente fazia, para perceber que tipo de gestor era. Da entrevista podemos perceber que o gestor era um meio termo de autocrático e democrático, bastante eficiente e tentava ajudar as pessoas a sentirem-se bem com elas próprias para aumentar a produtividade. Mais, a nível de produtividade, não só exigia quantidade, mas também, e acima de tudo, qualidade.
Desde logo o gestor intitulou-se como Gestor-Minuto, isto é, uma pessoa que obtém bons resultados sem desperdiçar tempo.
O jovem saiu confuso e desconfiado, pois não sabia sobre que incidia o conceito de Gestor-Minuto, pelo que, o gestor orientou-o de maneira que pedisse esclarecimentos a qualquer colaborador, e estes iriam ter todo o gosto de o receber igualmente e se houvesse alguma dúvida ele iria esclarecer novamente.
Aleatoriamente escolheu 3 colaboradores para entrevistar. Após a escolha o jovem deparou-se igualmente com a mesma disponibilidade e satisfação para o receberem, ou seja, todos os dias menos quarta-feira por parte de todos os colaboradores.
Os colaboradores eram o Sr.Trenell, Sr. Levy e a Sr.ª Brown e cada um deles trazia 1 segredo do Gestor-Minuto.
O primeiro começou por explicar e repetir os conceitos chave que um Gestor-Minuto deve adotar, pois o jovem adotou uma postura de desconfiança e de dúvida, mas rapidamente Trenel transmitiu a mensagem que também ele um dia queria ser um Gestor-Minuto. Em seguida abordou o primeiro segredo:
Neste segredo o Gestor-Minuto tem como método, fazer com que os funcionários escrevam os próprios objetivos como comportamento ideal no máximo de 250 palavras com um minuto máximo de leitura, o que a meu ver facilita o ler e reler dos mesmos, tornando a ação rápida e eficiente. Este segredo é o Objetivos-Minuto.
O segundo segredo foi-nos trazido por Levy, Elogios-Minuto, ao proferir duas citações do Gestor-Minuto “Ajude as pessoas a realizar todo o seu potencial “e “Apanhe-as a fazer alguma coisa bem-feita”. Após as mostrar debruçou-se sobre como aplicar os Elogios-Minuto a uma pessoa. Em primeiro lugar, o Gestor deverá dizer diretamente ao colaborador o que pensa relativamente ao seu desempenho, o que, salvo melhor opinião ajuda bastante a que o colaborador se sinta seguro, e ainda elogiá-lo, sendo que, leva apenas um minuto.
Mais referiu este colaborador que dizer às pessoas o que fizeram bem, de maneira clara e especifica, dizer como se sentem relativamente ao que elas fizeram bem e elucidar de que forma impactarão positivamente na empresa e colegas só trará boas relações interpessoal e laborais. Assim como encorajar as pessoas a agirem, e por fim um dos mais importantes processos seria o toque, seja um aperto de mão ou apenas tocar fisicamente, enquanto se elogia.
Não obstante, ainda lhe faltavam razões concretas para contratar este gestor.
Foi então que desmarcou a reunião com a Sr.ª Brown e foi consultar os resultados junto da sede da empresa. Lá encontrou a Sr.ª Gomez que tinha acesso as informações de todas as filiais e instalações.
Aí percebeu que o departamento do Gestor-Minuto era o que apresentava os melhores resultados e a nível de rotatividade, pois quem saía desse departamento, ingressava noutro normalmente como gestor desse mesmo departamento e com eles levavam os bons resultados.
Ao ouvir isto, o jovem ainda mais entusiasmado ficou para saber de que se trataria do terceiro segredo.
Em face do que dirigiu-se ao escritório da Srª Brown, que lhe transmitiu o último segredo, as Repreensões-Minuto.
Esta explicou-lhe que, para estas repreensões serem bem executadas deve-se antecipadamente informar os colaboradores que irão ouvir o que o Gestor-Minuto pensa do seu desempenho de forma muito direta. Isto é, os gestores devem encontrar um equilíbrio ao dar esse feedback. Quando se trata de repreender os colaboradores, as duas partes mais importantes envolvem explicar exatamente o que correu mal e como o mesmo pode corrigir esse facto, mas nunca atacando as pessoas, ao invés seu comportamento. Assim como dar elogios, isso deve levar apenas um minuto.
O jovem após sair do escritório questionou-se porque é que estes três segredos resultam, e foi então ter com o Gestor-Minuto.
Após as trocas de ideias o jovem percebeu que é essencial que a informação seja simples e que todas as pessoas consigam compreender e identificar- se com o método.
O gestor frisou ainda a importância da reunião à quarta-feira pois o melhor minuto que passamos é com as pessoas, sendo este o recurso mais valioso.
Os seus segredos resultam porque não subcarregam os colaboradores quer a nível de memória, quer a nível de metas indefinidas. Daí o uso dos objetivos, pois estes dão início aos comportamentos.
Todos nós como pessoas somos talentos só precisamos ser guiados através de recompensas no momento certo, daí os Elogios-Minuto.
De todos os modos devemos saber quando repreender e como repreender. Não podemos ofender o carácter da pessoa, mas sim a ação e o modo como a pessoa fez algo, errado. É importante que o colaborador saiba o caminho a seguir posteriormente, pois nós é que gerimos os nossos comportamentos e por vezes as consequências.
No fim da reunião o jovem foi convidado a ficar e como é obvio aceitou. Tornou-se então um Gestor-Minuto (adorado) devido ao seu comportamento e não pelo o modo de falar e pensar.
Com a leitura deste livro, consegui perceber com mais clareza que não nos podemos esquecer de reservar um minuto do nosso dia como gestores para observar, quer o nosso desempenho, como o dos nossos colaboradores.
Após ouvir estes segredos é me possível refletir quanto à simplicidade e senso comum aplicado neste método de gestão.
Caro/a Leitor, para Citar esta Book Review, use esta referência final:
Silva, L. (2022). À descoberta de um gestor e tanto. – Uma Book Review ao Livro O Gestor-Minuto. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Técnicas de Negociação, Liderança e Motivação’. ISMAT -Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com
Enquadramento Biográfico Autor do Book Review
O meu nome é Luís Silva e nasci e sempre vivi em Portimão.
Atualmente estou no 2.º ano de Gestão de Empresas no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, ISMAT (https://www.ismat.pt/) e trabalho numa empresa de construção civil, exercendo já algumas funções de gestão, que passam por ao longo da semana tratar de encomendas, organizar e distribuir tarefas, planear escalas de serviço e organizar equipas, etc.
O meu principal objetivo, não é menos do que ser reconhecido e conceituado em tudo o que me proponho, e para isso, é necessário fazer alguns sacrifícios, o que tenho perfeita consciência e estou disposto a fazê-los.
Email: Luishv_silva@hotmail.com