quinta-feira, 3 de junho de 2021

Book Review: “Trabalhe 4 Horas por Semana” de Tim Ferris- por Bruno Assis

 

FUJA DA ROTINA, VIVA ONDE QUISER...E FIQUE RICO


 Figura 1- Capa do Livro "Trabalhe 4 Horas por Semana"


    O Livro “Trabalho 4 Horas por Semana” de Tim Ferriss, aborda a mudança de mentalidade do autor de pessoas que pretenderam quebrar e mudar a sua rotina de trabalho.

    No livro, o autor Tim Ferriss subdivide esta sua ideologia em 4 passos, chamados de Fórmula DEAL, (Definição, Eliminação, Automação e Libertação).

    Mas antes de tudo vamos ver quem é Tim Ferriss e o seu percurso!


Biografia do Autor


Figura 2- Autor Timothy Ferriss


    Tim Ferriss nasceu em 1977, tendo anos mais tarde de um modo caricato quase reprovado no jardim de infância, porque se recusou a aprender o alfabeto, por a professora não lhe explicar porque o deveria aprender, dizendo-lhe apenas “Porque eu sou a professora aqui”, tendo-o mandado para o “cantinho de castigo” e assim começou o desprezo por a autoridade. Após o seu primeiro emprego numa loja de gelados, cedo percebeu que trabalhar com um horário fixo a cumprir, quando poderia fazer as tarefas pretendidas em muito menos tempo não era o caminho a seguir. Em 1996 entra na universidade, porem dois anos mais tarde e com o medo de se tornar um funcionário do banco de investimentos, levam-no ao que ele chama a cometer suicídio universitário, abandonando a faculdade. No ano 2000 volta e conclui o curso na universidade. Em 2001 após vários empregos que não correram bem, pela forma como via a sua posição enquanto empregado e cumpridor rigoroso de regras e horários e maus salários decide criar em 2002-2003 a A BrainQUICKEN LLC, empresa de suplementos alimentares. A BrainQUICKEN LLC evoluiu a um ritmo elevado, e Tim estava ganhando mais de 40 mil dólares por mês em vez de 40 mil por ano, como acontecia anteriormente, mas o único problema é que agora ele odiava a sua vida e trabalhava mais de 12 horas por dia, 7 dias por semana. Entra em rutura com ele próprio tira férias e vai para Espanha 4 semanas. As 4 semanas viraram 8 e de 8 passa a data indefinida de regresso, limitando as consultas ao email a apenas uma hora por dia, às segundas-feiras. Desde logo percebe que eliminando o gargalo da empresa que é ele os lucros aumentam 40%. Em 2006 Volta aos EU e começa a dar palestras com a simples mensagem: “eu já vi a terra prometida, e aqui vai a boa notícia. Vocês podem conquistá-la”. Em 2007 lança o livro “ Trabalhe 4 horas por semana” e hoje Tim Ferris para além de tetracampeão mundial de vale-tudo, primeiro americano da história a conquistar um record mundial de tango no Guinness entre outros qualidades,  é atualmente empresário, autor e podcaster americano e estima-se que tenha um patrimônio líquido de US $ 100 milhões em 2019. https://tim.blog/

    No sentido de otimizarmos o nosso trabalho, tirarmos o máximo rendimento do nosso trabalho, com o menor tempo despendido possível, o autor sugere-nos, como anteriormente referido, 4 etapas, que surge no livro como fórmula DEAL: Definição, Eliminação, Automação e Liberação.


Definição

    Termos prosperidade financeira “riqueza financeira” e termos a capacidade ou habilidade de vivermos como um milionário são duas coisas fundamentalmente diferentes.

    O dinheiro multiplica–se em valor acrescido para si, dependendo do número de Q’s que você controla na sua vida: o que você faz, quando você faz, em que lugar você faz e com quem você faz. Ao que o autor apelida de "multiplicador de liberdades".

    Utilizando este método, iremos chegar à conclusão que quem trabalha 80 horas por semana e ganha meio milhão de dólares por ano é “menos rico" do que os designados Novos Ricos podem trabalhar muito menos tempo e ganham e ganhar até menos, porem, possuem algo considerado muito mais importante, possuem uma liberdade completa de escolher quando, onde e como viver.

  

Quem são afinal os Novos Ricos e o que os caracteriza?

    Para o autor os Novos Ricos procuram ter os outros a trabalhar para si; evitam trabalhar somente pelo trabalho, mas sim para atingir o objetivo com o menor esforço possível; Procuram distribuir períodos de descanso e aventuras a que o autor dá o nome de “minireformas” ao longo da vida.

    A moeda dos Novos Ricos é: Tempo e Mobilidade.

    Deste modo torna-se importante pararmos para pensar e definirmos os nossos principais objetivos e fazermos algumas perguntas a nós próprios: 1º Defina o pior cenário que podia acontecer, se fizesse o que está tentado a fazer?; Que medidas conseguiria ou poderia tomar para recuperar os estragos ou deixar as coisas melhores do que eram antes, mesmo que temporariamente?; 3º Considerando os cenários mais prováveis, quais resultados ou benefícios que poderiam ocorrer?; 4º Se fosse despedido do seu emprego hoje, o que faria para manter as coisas financeiramente sob controle?; 5º O que tem feito para procurar combater o medo da mudança; 6. Quais as consequências financeiras, físicas e emocionais de adiar as a suas ações?; 7. Por ultimo fazer a comparação de “pesos” entre o pior e o melhor cenário.


Eliminação

    No nosso dia a dia existem muitas distrações que fazem com que o nosso rendimento no trabalho caia e com isso percamos tempo, pelo que devemos eliminar o que nos faz perder tempo e aumentar a nossa produtividade.

    O autor refere duas abordagens para aumentar a produtividade:

    1. Limitar as tarefas ao que é realmente importante para procurar reduzir o tempo de trabalho (80/20). 80% dos resultados são produzidos por 20% dos esforços, ou seja foquemo-nos no que é verdadeiramente eficiente (Princípio de Pareto).

    2. Limitar as tarefas ao que é realmente importante e assim ser possível diminuir o tempo de trabalho. A tarefa não se deve prolongar mais que o tempo que foi definida para ela (Lei de Parkinson).

    A melhor solução é usar ambos ao mesmo tempo: identifique as poucas tarefas críticas que contribuem para a maior parte dos ganhos e planei realizá-las com um prazo bem curto e bem definido.

 

 Automação

    Neste capítulo, Tim Ferriss explica-nos a extrema importância de terceirizar, delegar tarefas, para que seja possível nos centrarmos naquilo que realmente interessa e que tem importância, e terceirizar aquilo que nos está a ocupar demasiado tempo.

    Nesta caminhada para o sucesso financeiro e liberdade, Tim Ferriss recomenda que as empresas se devem focar num mercado específico e num mercado que conheçam e no qual exista uma elevada procura, em vez de um mercado muito amplo, indicando várias fontes para adquirir conhecimento. “É mais lucrativo ser um peixe grande num lago pequeno do que um pequeno peixe indefinido num lago enorme”. Após essa estruturação do negócio, Tim Ferriss indica que devemos procurar que o negócio entre no chamado “piloto automático”, não necessitando da sua presença e para posteriormente decidirmos se queremos procurar aumentar mais receitas, ou se com o tempo livre tirar a apelidada “minireforma”.


Libertação

    A Libertação apresenta-se como a última etapa que o autor propõe rumo ao se tornar um Novo Rico, libertando-se do seu emprego, ao rendimento financeiro, tempo e mobilidade, consistindo em aproveitar o nosso tempo para as coisas que realmente gostamos, para nós e para o nosso lazer.

    Não se esqueça, só vivemos uma vez, não adie aquilo que lhe proporciona prazer e bem estar, não espere pela sua reforma, vá tirando “minireformas”.

 

    Chegando ao fim desta book review, na minha opinião quando se olha para o titulo do livro, fica-se com a dúvida de se será possível, visto que todos nós ou na grande maioria crescemos dentro de um contexto sociocultural, no qual assistimos aos nossos pais ou quem está à nossa volta trabalhando 8 a 12 horas por dia, parecendo aos nossos olhos que isso lhes conferia uma certa personalidade, honra e reconhecimento social. Parece que na nossa juventude, se interiorizou, que quem trabalha muito e parece estar sempre atarefado e ocupado, é porque é bem sucedido.

    O título do livro gerou assim em mim alguma dúvida, desconfiança, mas também muita curiosidade.

    Uma das grandes premissas de Tim Ferris, foi mostrar como é possível mudar os dias difíceis no escritório, rotineiros, trabalhando diariamente por exemplo das 09:00h às 17:00h até à idade da reforma e a partir de uma mudança de mentalidade começar a aproveitar a vida HOJE.

    Tim Ferris, evidenciou na minha perspetiva um determinado foco nos resultados, procurando alcança-los com o menor esforço despendido possível e assim ter tempo para realizar aquilo que efetivamente lhe confere prazer e sentir-se assim cada vez mais motivado. E a motivação é um dos principais fatores que contribuem para alcançar bons resultados.

 

    Caro leitor, para Citar esta Book Review use esta referência final: Assis, B.  (2021). “Trabalhe 4 Horas por Semana”. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Técnicas de Negociação Motivação e Liderança”. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em:

https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2021/06/book-review-trabalhe-4-horas-por-semana.html

 

O meu nome é Bruno Assis, 32 anos natural de Aljezur, sou estudante do 3º ano do curso de Gestão de Empresas, do ISMAT e trabalho na Câmara Municipal de Aljezur.

 

 

 

Email: brunoassis7@gmail.com


https://www.ismat.pt/

 

Referências Bibliográficas.

https://tim.blog/

Tim Ferriss - YouTube

 

 

                             

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...