quinta-feira, 3 de junho de 2021

“Simples e pequenas atitudes, mas com grande Simbolismo” - Book Review ao livro “Faz a tua cama” Por Ana Rita Silva

               

Biografia do Autor

    William Harry Cravem, nasceu a 6 de Novembro de 1955, um almirante de quatro estrelas da Marinha dos Estados Unidos, comandante do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos, de 2011-2014.

    No período de 2015-2018, liderou um dos maiores e mais conceituados sistemas de ensino superior no Texas, tendo sido titulado como chanceler do Sistema da Universidade do Texas William Harry McRaven.

    A sua liderança foi inúmeras vezes enaltecida e prestigiada em publicações e por organizações tando a nível nacional como internacional.

    Em 2014, na cerimónia de encerramento na Universidade do Texas, discursou perante alunos de graduação, proferindo dez lições de vida que tinha aprendido ao longo do treinamento das forças especiais onde inspirou, onde triunfou e tem no Youtube mais de 13milhões de Visualizações.

https://www.youtube.com/watch?v=pxBQLFLei70&t=645s

    “Make your Bed” (“Faz a tua cama”), foi elaborado com base no discurso anteriormente mencionado, assim como o vídeo, o livro virou best-seller, ficando em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times.

 

Resumo do Livro

    O livro “Faz a tua cama” ou “Make your Bed”, dá-nos dez pequenas e simples atitudes que podem mudar a nossa vida, como o simples ato de fazer a cama, que por vezes achamos imensamente desnecessário, pequenas histórias que nos ensinam a tomar decisões difíceis. Relata histórias da sua vida e de pessoas que o marcaram durante o serviço militar.

    O autor inicia-nos o livro com a seguinte frase “Se quer mudar o mundo.... comece arrumando a sua cama”, ao longo capítulo descreve as vidas dos homens que andam na guerra e que por vezes a vida torna-se árdua e que não a muito que se pode fazer para tornar o dia diferente. O ato de fazer a cama, o estímulo que precisamos para enfrentar o dia que se assemelha e a satisfação de terminá-lo, naquele mundo em que por vezes tudo é escuro.

    “Se quer mudar o mundo... encontre alguém que o ajude a remar”, na vida precisamos sempre de alguém que nos ajude, por mais pequena que seja. Devemos ter amigos, família ao nosso lado para nos erguer nos momentos difíceis e de guerra e também para festejar vitórias quando as alcançamos. Em equipa as batalhas tornam-se mais fáceis.

    No decorrer do livro, o autor apresenta-nos mais oito lições, não devemos ter medo, não ser fracos, devemos enfrentar as adversidades com garra, devemos ser a força, a coragem para outras pessoas que estão ao nosso lado, porque essa coragem pode fazer diferença e encorajar outros a realizar a mesma ação. Devemos sempre dar o nosso melhor, a palavra “Nunca” é uma palavra proibida, nunca devemos desistir porque desistir não torna absolutamente nada mais fácil.

    Em suma, deve-se começar o dia com uma tarefa concluída, sendo que devemos encontrar alguém que nos ajude a enfrentar diversidades, tendo sempre o sentido de respeito por todas as pessoas, sabemos que a vida é feita de injustiças e que o fracasso por vezes é inevitável. Devemos sempre ter a cabeça erguida nesses mesmos momentos, jamais devemos pensar em desistir.



 10 lições descritas no livro

 Interligação à unidade curricular de Técnicas de Negociação, Motivação e Liderança

    A motivação são incentivos que estimulam as pessoas a realizarem ações e não desistirem de as concretizar ou seja, é o desejo de alcançar determinados objetivos sendo que por vezes temos que realizar inúmeros esforços.

    O objetivo é aquilo que se pretende atingir, sendo que existem inúmeras formas de motivar e diversos motivos que nos influenciam a concretizar as inúmeras metas ao longo do percurso para chegar ao objetivo final.

    Existem dois tipos de motivação, a motivação extrínseca, trata-se de uma motivação que advém do exterior, ou seja, está ligada a fatores externos enquanto a motivação intrínseca é aquela que está ligada aos interesses de cada um de nós e onde se busca força para superar as dificuldades, ou seja somos motivados para atender e alcançar às nossas necessidades pessoais.

    A liderança é um tema abordado ao longo do livro. A liderança consiste no ato de motivar uma equipa, um grupo de pessoas no sentido de alcançarem um objetivo comum.

    A liderança engloba inúmeros conceitos tais como, honestidade, foco, decisão, otimismo entre outros. “Percebi que os fracassos passados me haviam fortalecidos e me ensinado que ninguém está livre de erros. Verdadeiros líderes precisam aprender com os seus fracassos, usar lições como motivação e não ter medo de tentar novamente ou de tomar uma decisão difícil”

    Um líder deve ter como ideias chave ao longo da sua liderança, o saber criticar, usar o feedback e a crítica construtiva para que exista uma progressão na equipa; admitir os seus erros perante a sua equipa; elogiar os pontos fortes que sobressaem.

    Na liderança autocrática, não existe participação da equipa, o líder comanda todo o processo de tomada de decisão, o mesmo determina toda diretriz para a realização das tarefas.

    A comunicação é a ação de comunicar, transmitir ou de receber ideias, conhecimentos, com a intuição partilhar posteriormente.

 

 Experiência pessoal de leitura

     Este livro, na minha opinião, é muito enriquecedor, fácil e rápida leitura. Faz-nos viajar e entrelaça-nos no mundo dos comandos oficiais de forças especiais, em particular no treinamento da Marinha.

    Tem uma linguagem, cuidada e de rápida compreensão, fazendo-nos colocar na situação em que está a ser retratada, levando-nos a refletir sobre as dificuldades, como enfrentar as mesmas devendo ajudar outros a fazê-lo, ou seja, sendo exemplo e que pequenas atitudes podem mudar vidas.

    Uma lição que podemos retirar é que não importa o tamanho ou a duração da ação, mas sim o modo como a realizamos, como o autor referia, “Faça a sua cama”, uma simples ação ao acordar, que o poderá motivar e encorar para ao longo do dia mesmo que todo o dia seja cheio de adversidades, no final do dia, já o acabou com pelo menos uma ação realizada.

    Devemos sempre nos lembrar que devemos procurar estímulos, dar importância ao trabalho em equipa e que a confiança em alguém é uma mais-valia para enfrentar desafios difíceis, não devemos culpar ninguém dos nossos problemas, mas sim enfrentá-los e seguir e, frente, esses mesmos problemas, fracassos devemos usá-los como lições, fontes de motivação e não ter de desistir ou ter medo a coragem deve estar vivamente presente em nós. A esperança é uma força muito poderosa, a mesma pode inspirar e ajudar inúmeras pessoas, por vezes nós somos a diferença que alguém está a precisar, o simples ato de sorrir pode transformar pessoas.

    Não tenhamos medo de fazer a diferença e de inspirar outras pessoas.

    Como estudante de gestão de empresas, deverei inspirar, motivar e guiar uma equipa não tendo medo de desafios, enfrentar os problemas de cabeça erguida e com a presença da palavra esperança, no sentido de que o dia de amanhã será melhor do que o dia anterior. 

Caro/a Leitor, para Citar esta Book Review, use esta referência final:

https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2021/06/simples-e-pequenas-atitudes-mas-com.html


Sobre mim 

    O meu nome é Ana Rita Silva, tenho 21 anos, sou natural de Silves. Atualmente, encontro-me a concluir o 2º ano da licenciatura em Gestão de Empresas, no Instituto Manuel Teixeira Gomes (ISMAT). Gosto de conhecer novos locais, novas pessoas e quando desafiada procuro dar o melhor de mim ao que me propuseram, colocando em prática todos os conhecimentos e habilidades que já tenha adquiridos. Qualidades, pronta a ajudar, empática. Defeitos, não sei dizer que não, refilona. Desistir não faz parte do meu vocabulário.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...