quinta-feira, 3 de junho de 2021

“O mesmo Mundo, um novo Olhar” - Book Review do livro “10% mais Feliz”-Por Teresa Nobre

 


 

 Fig.1 Autor do livro, Dan Harris

 

                                                        Bibliografia do autor Dan Harris

    Dan Harris, nasceu a 26 de julho de 1971, em Newton, Massachusetts, E.U.A.. Filho de médicos, também ele terminou a licenciatura em medicina, em 1993, no Colby College em Waterville. Quando saiu da faculdade, iniciou-se pelo telejornalismo na NBC exercendo funções de jornalista e apresentador do telejornal. Ambicioso e desejoso de alcançar maiores êxitos, em 2000, ingressa nos estúdios da TV Americana ABC, onde se mantém até hoje. Ao longo da sua carreira dedicou-se sobretudo a grandes reportagens de investigação, vividas em cenários de guerra, e as várias outras pelo mundo fora. O desejo de progredir e ter um elevado sucesso profissional levou-o ao extremo de ter um ataque de pânico, ao vivo na televisão. Este episódio, que mudaria a sua vida para sempre, fez também surgir o encontro com a meditação do qual nasceu este primeiro livro “10% mais feliz”.

 

“10% Mais Feliz”

    A paixão que tinha pela criação de conteúdos, o fascínio de investigar histórias, para depois as apresentar, era pura adrenalina para Dan Harris. E todo este desejo de fazer mais e melhor fazia-o querer chegar mais longe, pois os padrões exigidos pela ABC eram elevados e ele tinha de estar à altura do desafio. Cada dia era vivido em piloto automático, trabalhava mais, exigia mais de si, superava-se um dia após o outro e o stress era cada vez maior. Acabou por lhe ser diagnosticada depressão e foi então que começou a automedicar-se e, depois, a consumir drogas. Foi nestas circunstâncias que se deu o colapso em direto na televisão perante milhões de pessoas.

    Ajudado por um psicólogo e com o desafio de fazer uma reportagem numa área em que era cético, a religião, Dan Harris descobriu um mundo novo para si. Foi assim que começou a pesquisar cada vez mais e mais na procura incessante de respostas às questões que o atormentavam. Como calar a voz interior?

    Nesta aventura conheceu um Pastor, Médicos, Escritores, Líderes Espirituais, que demonstraram uma maneira diferente de compreender a religião. Cada encontro levou-o a um caminho de autodescoberta, a querer saber mais e mais e a percorrer o mundo à procura de respostas. A leitura de livros sobre a temática e estes encontros e viagens levaram-no ao mundo da meditação e a aprender a olhar para dentro, a olhar para o seu eu interior. Finalmente compreendeu que para controlar a sua voz interior deveria ter consciência da importância de viver o presente, pois só assim acamaria sua mente e o permitiria estar verdadeiramente focado. O apego que tinha em relação ao trabalho, na vontade de querer ser melhor e chegar mais além, toda a adrenalina que criou à sua volta tinha de ser libertada e essa libertação era possível através da meditação.

    Nesta jornada pelo mundo da meditação, começou a meditar diariamente, aprendeu sobre os seus benefícios, participou num retiro de 10 dias, uma experiência dolorosa mas que foi simultaneamente muito gratificante, e mais tarde acrescentou a meditação metta, um género de meditação virada pelo amor dentro de si, a compaixão. Dan Harris, quanto mais meditava, mais gostava da sensação que sentia, daí ter surgido a frase “10% mais feliz”, que a descrevia na perfeição. Nesta aventura contou sempre com uma pessoa muito importante que o ajudou diariamente, a sua mulher, Bianca. Para Dan Harris este caminho transformou-o numa pessoa melhor: melhor colega, amigo e marido. Atualmente medita todos os dias 30 minutos, continua a preocupar-se em planear a sua vida… mas comedidamente e só quando for útil.

 

 Fig. 2 Capa do Livro

Mais sobre a história

    Podemos verificar ao longo do livro como os líderes colocam em prática a sua liderança. A TV Americana ABC, como empresa, têm altos padrões de profissionalismo, as pessoas que lá trabalham esforçam-se para estar nesse nível, assumindo essa posição para os seus subordinados, o que no caso do autor, provocou-lhe enorme stress e ansiedade. Simultaneamente, elogiavam e criticavam o seu trabalho para que o seu desempenho melhorasse e aumentassem as audiências, pois as pessoas tendem a confiar na credibilidade dos apresentadores e das notícias. A liderança do canal poderia o ter dispensado da emissora, mas em vez disso, deu-lhe outro tipo de reportagens, que apesar de não ser o que o ideal, veio a revelar-se a solução da sua cura.

    Outro tipo de liderança verificadoé em relação à história do Pastor Ted Haggard, um homem motivador, bom comunicador, confiável, criou a sua Igreja, na cave da sua casa, inicialmente com 22 pessoas e passou a liderar uma Igreja com 14.000 membros religiosos; a confiança, o apoio, a informação demonstrada fez com que muitos indivíduos o seguissem.

    Uma liderança diferente, mas de encontro ao que se passa no livro, foi com a empresa Multinacional General Mills, que ao aperceber-se dos benefícios da prática da meditação, disseminou a ideia por todos os que trabalhavam na empresa e isso tornou-os mais produtivos.

    Este livro mostra-nos o quanto o autor entrou num ciclo natural de motivação intrínseca, ele percorreu atrás de um objetivo interno, para satisfazer e reduzir a necessidade de calar a sua voz interior, assim, ao partilhar a sua experiência connosco, igualmente acaba por nos motivar.

    Com a matéria da UC, diria que a citação de Peter Drucker, indicada pela professora, enquadra-se perfeitamente: “A única verdadeira definição de um líder é alguém que tem liderados. Um líder eficaz não é alguém que seja amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. A popularidade não é liderança, os resultados são. Os líderes são altamente visíveis, portanto eles dão os exemplos. A liderança não é posição, privilégios, títulos ou dinheiro. É responsabilidade.”

    Gostaria de concluir que a prática da meditação faz bem à saúde, ajuda na concentração, aumenta a paciência, acalma os níveis de stress, entre outros. Em suma, podemos dizer que melhora a vida e traz equilíbrio. Atualmente, e dados aos benefícios que se têm verificado, a meditação difundiu-se não só nas empresas, mas também nas escolas, prisões e noutras instituições.

 

Experiência como leitora

    O tema relacionado com a meditação, matéria que gosto e me tem ajudado nos últimos anos, tornou fácil a minha escolha para a leitura deste livro, e como trabalhadora-estudante passei a incluir 15 minutos por dia, na minha agenda, para a sua leitura. É um livro de fácil leitura devido à simplicidade da escrita usada. A nível pessoal e como estudante de Gestão de Empresas, a leitura deste livro fez-me, por um lado, querer aprofundar mais o assunto de modo a melhorar os meus momentos de meditação, permitindo-me maior concentração, menos stress e assim ser mais produtiva. Por outro, e tal como nos mostra a capa do livro, ainda que um livro não se escolha pela capa, a imagem do copo, meio cheio ou meio vazio, faz-me pensar na vida e na forma como decidimos vivê-la… para mim a vida será sempre um copo meio cheio.

  





Bibliografia da Autora do Book Review

    Sou a Teresa Nobre, tenho 45 anos, vivo em Armação de Pêra e há dois anos decidi voltar a estudar, ingressando na turma de Gestão de Empresas. Estou a realizar um sonho que tinha ficado guardado na gaveta. Profissionalmente, trabalho como gestora financeira da KW Flash, cargo que gosto muito e cujo curso me irá ajudar a melhorar no futuro. Gosto de ler, viajar, adoro o mar, mas não digo não a um passeio pela serra, gosto de ajudar as pessoas e procuro a cada momento ser feliz, no aqui e agora.

 Email: tnobre31@hotmail.com

 


Site ISMAT

Site: https://www.ismat.pt/

 

Bibliografia

Araújo, P. (27 de março de 2021). Motivaçao Humana Felicidade Organizacional e novas tendencias. Documentação cedida no âmbito da Unidade Curricular "Técnicas de Negociação, Motivação e Liderança".

Dan Harris. (1 de Julho de 2008). "Dan Harris (journalist)", obtido em 6 de Maio de 2021, de Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Dan_Harris_(journalist)

Dan Harris. (19 de junho de 2015). "10% mais feliz", obtido em 5 de maio de 2021, de Editora Sextante: https://www.youtube.com/watch?v=YUiSy540IHc

Ten Percent Happier Mindfullness. (06 de setembro de 2016). "Ten percent happier", obtido em 5 de maio de 2021, de Ten Percent: https://www.tenpercent.com/

 

Citação

Nobre, Teresa (2021). Book Review ao livro 10% mais feliz de Harris, D. Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Mudança e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2021/06/o-mesmo-mundo-um-novo-olhar-book-review.html

 

Teresa Nobre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...