segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Book Review do Livro Mindset: a nova psicologia para o sucesso Por Alexandre Silva

Book Review do Livro Mindset: a nova psicologia para o sucesso Por Alexandre Silva


A autora que compôs a obra Mindset: A nova psicologia do sucesso, foi Carol Dweck a qual nasceu a 17 de outubro de 1946 em Nova York, sendo a segunda a nascer numa família de cinco. Psicóloga, professora e escritora premiada. O trabalho mais reconhecido de Dweck é sobre as suas teorias de mindset, motivação e sucesso, o qual incorpora princípios como psicologia social, psicologia de personalidade e psicologia de desenvolvimento, este trabalho foi influenciar uma série de campos como na educação, nos negócios, na saúde e na paternidade.

Dweck quando era mais nova, era uma das melhores alunas na escola que frequentava em Brooklyn, após concluir a escolaridade obrigatória, seguiu para a universidade de Barnard em Nova York, concluindo o curso de psicologia em 1967, continuou com a necessidade de crescer os conhecimentos, o que a levou a partir para a universidade de Yale em Connecticut. Durante a década de 60, existia um interesse por parte dos psicólogos na teoria de “learned helplessness” proposta por Martin E. P. Seligman, a qual sugere que os sujeitos desistem e tornam-se passivos quando estes recebem várias punições sem terem controlo sobre as mesmas, a autora questionou-se se esta teoria poderia ser aplicada na performance dos estudantes, o que serviu de base para seu doutoramento em psicologia, o qual ficou concluído em 1972. Após esta conquista procurou também evoluir a carreira enquanto professora passando por várias universidades como Illinois, Harvard, Columbia e Stanford.

Para mais informações sobre a autora consulte: https://www.explorepsychology.com/carol-dweck-biography/



Esta obra de Carol Dweck é vendida segunda a premissa que irá mudar a sua vida totalmente, será verdade ou apenas é uma estratégia de marketing? Bom, segundo a minha experiência enquanto leitor direi que é parcialmente verdade, na medida em que é necessário tempo, não sendo uma mudança instantânea e brusca. De forma a entender esta obra é necessário esmiuçar a ideia que fundamenta o livro no seu todo, ou seja, a teoria dos mindsets.




Pegando no estrangeirismo que é a palavra mindset e traduzindo-a para português, esta palavra passa a denominar-se de configuração da mente, o que na prática traduz-se no tipo de mentalidade que cada pessoa têm em relação á sua vida, como um individuo organiza os seus pensamentos e decide como enfrentar as diversas situações do quotidiano. A forma como fazemos esta reflecção diz muito sobre nós, dependendo de como é realizada pode determinar o sucesso ou falha, isto porque existem três tipos de consequências que podem surgir do nosso mindset: a negativa, a neutra e a positiva. Este conceito vai para além de um simples traço de personalidade, pois atua segundo o conjunto de experiências de cada individuo, moldando-se a essas experiências e criando crenças otimistas, neutras ou negativistas no individuo, segundo a autora existem dois tipos de mindsets o fixo e o de crescimento.

Em primeiro lugar temos o mindset fixo, o qual caracteriza-se pela mentalidade fixa, o que segundo Carol Dweck traduz-se nos indivíduos que aceitam as condições/rótulos que lhes são impostos, este mindset é normalmente cultivado por um individuo inseguro das suas capacidades, que possui a crença de que não é possível desenvolver novos conhecimentos, habilidades e capacidades, acreditando que estas são inatas, ou seja, que se nasce com determinadas capacidades e não é possível de alterar ou desenvolver o seu catálogo de capacidades ao longo da vida. Este mindset leva a uma grande estagnação de vida, pois cada obstáculo é percecionado como uma barreira impossível de ser ultrapassada, geralmente a questão pode não ser de grande complexidade, no entanto é vista como sendo levando à tal estagnação, esta é mais uma característica deste mindset.

Em segundo lugar temos o mindset de crescimento o qual se caracteriza por uma mentalidade de crescimento, o qual é o completo oposto do mindset fixo. Os indivíduos que conduzem a sua vida fazendo uso deste mindset não só acreditam nas suas capacidades, como têm a noção que podem desenvolver outras capacidades, desde que exista uma grande dedicação da sua parte. A persistência é uma qualidade comum de encontrar em quem adote este tipo de mindset pois aprender algo novo provém de várias tentativas erro e é preciso nunca desistir até chegar ao objetivo estipulado. A autora utiliza esta teoria no seu livro como uma lente, olhando para diversos campos da nossa sociedade, e fazendo uso de nomes conhecidos desses diversos campos ao contar um pouco da história de cada um á luz da teoria dos mindset. Os campos que são abordados são a escola, o desporto, os negócios, os relacionamentos e “role models” como pais, professores e técnicos de desporto.

Colocando a teoria dos mindsets no âmbito da unidade curricular de mudança e desenvolvimento organizacional, esta poderá ser especialmente utilizada na implementação de mudanças no local de trabalho, ou seja, a mudança no local de trabalho normalmente engloba dois níveis, a nível organizacional, a qual poderá ser uma mudança de políticas, processos, estratégia, sistemas ou de estrutura, o que por si não têm um elevado grau de complexidade e poderá ser implementado com alguma firmeza e rapidez. Por outro lado, a nível comportamental a qual envolve mudança psicológica individual, mudança de comportamentos e de cultura, é onde se encontra maior complexidade devido á resistência á mudança que pode fomentar entre os trabalhadores, a qual poderá surgir de diversos aspetos como lógicos, psicológicos ou sociológicos. Perante este cenário, a organização poderia fazer uso do mindset de crescimento tentando aplica-lo na sua cultura de forma a atenuar a resistência por parte dos trabalhadores, pois se estes fizessem uso deste mindset iriam sentir mais confiança nas suas capacidades e procurariam até melhorar as suas capacidades, assim a mudança seria vista como uma oportunidade de melhorar a sua performance e não como um obstáculo ou um entrave na sua carreira.

Passando agora a minha experiência enquanto leitor desta obra, de facto é uma obra que achei bastante interessante e até um pouco cativante, até ter começado a ler o livro não fazia parte do meu conhecimento a teoria dos mindsets, nem a autora, Carol Dweck, no entanto no meu quotidiano já me tinha deparado algumas vezes com o conceito sem saber o que era, devido as várias experiências de vida que tenho tido, sabia que existia algo, mas não sabia que tinha nome nem que existia investigação por detrás deste conceito, antes de ter esta nova noção já dava importância a este conceito e agora depois desta leitura ainda dou mais. Em termos da obra, a leitura é bastante cativante no início mas vai se perdendo ao longo do livro, devido ao seu caracter pois é uma obra muito técnica e muito cientifica, o que leva a que a mensagem que pretende ser passada ao leitor seja entendida bastante cedo levando a uma perda de motivação para continuar a leitura pois já se têm a noção que a mensagem vai ser repetida varias vezes ao longo da leitura. Outra questão que poderá ser apontada á obra é o uso recorrente de personalidades e das suas histórias como exemplos para fundamentar a teoria, durante a minha leitura não reconheci todas as personalidades apresentadas no livro, o que me levou a ter de parar a leitura para ir investigar ou simplesmente continuar a leitura sem ter a noção completa que era pretendida, distanciando-me do exemplo que estava a ser mencionado.

Caro/a leitor, para citar esta Book Review, use esta referência final:

Silva, A. (11 de janeiro de 2021). Book Review de Mindset: a nova psicologia para o sucesso. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Mudança e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://bookreviewmindset.blogspot.com/2021/01/book-review-do-livro-mindset-nova.html


Referências Bibliográficas:

Dweck, C. (28 de fevereiro de 2006). Mindset: a nova psicologia para o sucesso. 1º Edição. Local de Publicação: Estados Unidos da América. Objetiva.

Hernandez, J. & Caldas, M. (abril de 2001) Resistência á mudança: uma revisão crítica. Disponível a partir de: https://www.scielo.br/pdf/rae/v41n2/v41n2a04

Cardoso, C. (abril de 2013) Resistência á mudança: a interação com a resiliência, os recursos organizacionais e commitment. (Dissertação de mestrado, ISCTE, Lisboa, Portugal). Disponível a partir de: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/6671/1/MGRH_Resist%C3%AAncia%20%C3%A0%20Mudan%C3%A7a_Carla%20Cardoso.pdf




 O meu nome é Alexandre, sou estudante universitário de gestão de recursos humanos no Algarve, pretendo ser gestor e ser feliz a desempenhar essa função. 

Email: alexandremiguel347@gmail.com

Site do Instituto Manuel Teixeira Gomes: https://www.ismat.pt/pt/

Alexandre Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...