terça-feira, 1 de junho de 2021

A vida como um ciclo de mudança – Book Review de "Quem Mexeu no Meu Queijo?" por Alexandre Palma

Quem Mexeu no Meu Queijo? – A vida como um ciclo de mudança – Book Review por Alexandre Palma

Introdução

“Quem Mexeu no Meu Queijo?” foi escrito por Spencer Johnson e tornou-se uma obra de referência quase indispensável no campo da gestão, e um clássico incontestável na autoajuda.

Spencer Johnson nasceu em MitchellDakota do Sul em 1940.

Formou-se em Psicologia pela University of South California e em Medicina pela Royal College of Surgeons. Foi diretor na Medtronic e trabalhou como investigador e consultor clínico em diversas instituições. Revelou-se um especialista em abordar temas complexos de uma forma simples, através das suas diferentes obras relacionadas sobretudo com a autoajuda, sucesso e realização pessoal. Os seus livros foram traduzidos em milhares de idiomas e foram vendidos mais de 40 milhões de exemplares.

Das suas obras mais conhecidas é de destacar: “O gerente minuto”; “O vendedor minuto”; “Sim ou não”; “A mãe e o pai minuto”.

Morreu em 3 de julho de 2017, aos 78 anos.

 

Resumo do Livro

O enredo inicia-se num labirinto com 2 ratos o Sniff e Scurry e 2 duendes Hem e Haw.

Diariamente estas 4 personagens entram no labirinto com um objectivo comum que é procurar pelo queijo algures escondido no labirinto.

Os dias passam até que surge um dia que descobrem um local a que chamam o Posto C repleto de queijo.

Neste primeiro momento podemos observar uma divergência na forma que cada um deles reage após encontrar o queijo.

Sniff e Scurry por serem 2 ratos e agirem mais por instinto, apesar de encontrarem aquele queijo no Posto C e passarem por lá todos os dias para se deliciarem continuam a sua busca no labirinto, pois não é garantido que esse queijo se mantenha por lá infinitamente.

Por outro lado, os 2 duendes Hem e Haw encararam esta descoberta como uma valiosa recompensa do seu esforço e que a partir dali estariam sempre seguros que sempre que fossem ao Posto C iriam deliciar-se com o queijo.

Até que certo dia quando os duendes voltavam ao Posto C para se deliciarem mais um pouco acabam por ver que o queijo que outrora estava sempre lá acabou.

Frustrados com essa situação os dois duendes permanecem no local durante dias sempre na esperança que o queijo reapareça o que não acontece. Enquanto isso os ratos como já tinham partido antes mesmo do queijo acabar rapidamente encontraram outro Posto com queijo.

Até que um dia cansado de esperar, um dos duendes o Hem decide aceitar a realidade de que o queijo realmente não voltará aquele local e decide partir sozinho em busca de um novo queijo uma vez que o seu amigo Haw quer continuar á espera que ele reapareça.

Na sua caminhada solitária pela busca do novo queijo, Hem na esperança que o seu companheiro tomasse a mesma atitude foi escrevendo várias frases nas paredes do labirinto, frases essas que podemos tomar como lições.

Até que no final Hem então reencontra os ratos no seu novo local de abastecimento de queijo e de novo volta a deliciar-se, enquanto o outro duende que preferiu não arriscar e manter-se no mesmo Posto C continuou sem queijo e frustrado.

 

Interligação à unidade curricular de Técnicas de motivação, liderança e negociação.

 

Nesta fábula podemos fazer a analogia do queijo como sendo o nosso objetivo central na vida, pode esse objetivo ser a nossa realização pessoal, constituir uma família, ter um determinado trabalho, viajar ou etc.

No fundo retrata o processo de mudança como algo dinâmico e que quanto mais antecipada for a nossa aceitação desse processo mais rápido nos adaptamos a essa mudança e mais vantajoso será para nós.

No fundo ou dominamos o processo de mudança e nos adaptamos ou ficamos para trás.

Um exemplo de um processo de mudança a que infelizmente todos somos expostos mais cedo ou mais tarde é o luto.

O processo de luto é composto por 5 fases fundamentais e cada um de nós reage de diferentes formas, tal como no livro após o desaparecimento do queijo cada personagem reage de forma diferente.

5 principais fases do luto: https://www.vittude.com/blog/cinco-estagios-do-luto

 

 Conclusão

Para mim este livro serviu um pouco para alertar a minha consciência sobre este tema da mudança, alertando-me para algumas lições que podemos retirar deste livro.

Lição 1 – As coisas mudam (“Eles continuam movendo o queijo”)

Lição 2 – Antecipe-se ás mudanças (“Esteja preparado para quando o queijo se mover”)

Lição 3 – Monitore as mudanças (“Cheire sempre o queijo, para que saiba quando ele começar a ficar ultrapassado”)

Lição 4 – Adapte-se ás mudanças rápido (“Quanto mais rápido se esquecer do velho queijo, mais rápido poderá aproveitar o novo queijo”)

Lição 5 – Mude (“Vá atrás do novo queijo”)

Lição 6 – Aproveite a mudança (“Saboreie a aventura e aproveite o sabor do novo queijo”)

Experiência pessoal de leitura

Revelou-se ser um livro de fácil leitura, com vocabulário facilmente percetível e simples.

É um livro com uma linguagem acessível e que nos permite facilmente conscientizar a sua mensagem acerca do processo de mudança e através dela despertar algumas emoções relativamente a processos de mudança que tenhamos tido anteriormente antes da leitura deste livro.

Apesar de ser uma fábula, facilmente a podemos transpor para casos reais recorrentes na nossa vida.

 

Sobre o leitor:

Sou o Alexandre Palma, tenho 22 anos e sou natural de Lisboa. Optei por frequentar o curso de Gestão de empresas pelo facto de ter concluído o ensino secundário no curso de ciências socioeconómicas que me fez despertar o gosto por esta área. Atualmente sou apenas estudante, apesar de já ter desempenhado várias funções em diferentes áreas desde restauração a vendas ao público.

Considero-me uma pessoa resiliente, empenhada e motivada não só para a conclusão deste curso como também para um futuro profissional dentro do mundo da gestão.

 

Site oficial do livro - http://spencerjohnson.com/

Filme de animação sobre o livro - https://www.youtube.com/watch?v=6btxMx7fj4w&t=166s

Site oficial do ISMAT - https://www.ismat.pt/pt/



Autor:

Nome: Alexandre Palma

E-mail: alexandrepalma08@gmail.com

 


Caro/a Leitor, para Citar esta Book Review, use esta referência final:


Palma, A. (2021). A vida como um ciclo de mudança – Uma Book Review ao Livro Quem Mexeu no Meu Queijo? Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Mudança e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2021/06/quem-mexeu-no-meu-queijo-vida-como-um.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário

    Gestão de Empresas, 2ºano – Ano letivo: 2024/2025 UC: Técnicas de Negociação, Liderança e Motivação - 2º Semestre Docentes: Dout...