| Apresentação do Autor
Presidente
da Floyd Consulting e escritor de obras como “Rhythm of Life”, “The Seven
Levels of Intimacy” e “Perfect Yourself” Matthew Kelly,
dá cartas nas suas palestras motivacionais dirigidas
aos mais diversos públicos. Considera-se um líder de pensamento que desde cedo
procurou implementar nas organizações, por onde passou, a sua máxima de que as
mesmas devem tornar-se a melhor-versão-de-si-mesma.
Figura 1 - Matthew Kelly escritor do livro "O Gestor de Sonhos: Como motivar uma equipa para o sucesso"
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O Gestor de sonhos
Esta é uma história de como um líder empresarial
e a sua equipa de executivos embarcam na aventura de transformarem o seu
negócio motivando ativamente uma força laboral desmotivada.
A Admiral Janitorial Services, empresa especializada em limpeza, manutenção e
conservação de edifícios com sede em New Jersey, encontra-se em crise devido ao
elevado Turnover dos seus funcionários.
Desmotivado e desesperado com a taxa de rotatividade dos seus funcionários, Simon Roberts, Diretor Geral já há 4 anos, reconhece que esta instabilidade afeta a moral e o espírito de equipa. O facto de ter de contratar 3 vezes mais por trimestre para o mesmo cargo afeta diretamente a eficiência dos serviços e o próprio serviço com o cliente final, na medida em que observam uma mudança de caras constante, não sendo possível manter uma sensação de confiança. Numa manhã trivial Simon e Greg trocam impressões acerca deste assunto. Para Greg a resolução da situação é simples e passa por aumentar os funcionários pois não haverá outro motivo para a demissão. “Oxalá fosse, mas não tenho a certeza se será – Replicou Simon".
Despistado e
irascível eram características que assentam ao fundador da Admiral Janitorial Services, Greg. Que
para além de não conseguir compreender o cerne do problema, mostrou alguma
resistência ao plano dos Inquéritos de opinião dos funcionários de Simon. Um
ano após a recolha do 1.º Inquérito era visível a satisfação dos funcionários e
consequentemente a redução da percentagem de turnover de 400% para 224%.
Contrariamente à ideia de Greg, os funcionários não tinham horário compatível
com o dos transportes.
Fruto do 2.º questionário que tinha como mote “Quais são os teus sonhos?”, Simon engendra a ideia de contratar um “Gestor de Sonhos”. Um profissional que conseguisse criar elos motivacionais nos “elementos da equipa” entre o emprego de hoje e os sonhos de amanhã. Na realidade esta ideia era de Sandra a sua nova e destemida Assistente. O Gestor de Sonhos terá como função reunir com os “elementos da equipa”, ouvi-los e ajudá-los a esboçar um plano de realização de sonhos.
O objetivo de Simon e
Sandra era criar um ambiente de mudança na Admiral Janitorial Services assente numa ideia inovadora
que traria uma nova energia, uma atitude diferenciadora e uma dinâmica única
entre todos os stakeholders – desde o chão da empresa, passando pelas
médias chefias e administração e que iria de ser revolucionar o posicionamento
da empresa entre os seus clientes externos.
Simon
sabia que numa primeira instância, a administração apenas equacionou que o
programa de Iniciativa ao Gestor de Sonhos era direcionado exclusivamente para
as pessoas que precisavam, por outras palavras, este era um programa dirigido
aos funcionários abaixo da pirâmide e não a eles. No entanto, Simon sabia que
para esta iniciativa ter sucesso a administração teria de dar o exemplo, até
porque também eles teriam sonhos por realizar!
O
gabinete do Gestor de Sonhos com placa identificativa na porta fica pronto a
ser utilizado e o primeiro felizardo a oferecer-se como exemplo é Jeff o
Gerente Operacional, um “conformista de serviço” que desde o inico foi contra
este projeto. Nas duas semanas anteriores Jeff teria sido confrontado por Simon
com uma pertinente pergunta “Quando é que deixaste de sonhar?" pergunta que lhe
ficou na cabeça. Por muito irritado que Jeff estivesse, Simon tinha razão.
Desde quando parou de fazer projetos? Em novo tinha tantos planos para onde
foram eles? Seria dedicação ao trabalho ou desleixo na sua pessoa e nos seus?
Talvez conformismo…se calhar não era mal pensado fazer uso das 9 semanas de
férias que tinha indo guardando ao longo dos anos e gozá-las com a esposa.
“Se
conseguires ajudar os teus subordinados a identificarem os seus sonhos – e, bem
entendido, a persegui-los – eles farão o mesmo pelos clientes e verás o teu
negócio florescer”. A ideia parece tão simples que chega a ser absurda. Quase como uma verdade de
La Palice. E na realidade com a ajuda que o Programa do Gestor de Sonhos deu à
Rita na sua aquisição pela casa nova, esta premissa era bem real. A Rita tinha
o sonho de ter uma casa própria e com a ajuda de Sean isso foi possível. Se por
um lado ajudou-se a Rita na realização do seu sonho, por outro ela fazia
questão de demonstrar o quão grata estava à empresa e ao programa.
Desde
o inicio do projeto, para além da casa da Rita, o Programa do Gestor de Sonhos
conseguiu ajudar a planear a aquisição do carro novo da Susan da contabilidade,
o cruzeiro do Michael, o protocolo com a Escola de Línguas local para aulas
Inglês três vezes por semana aos funcionários hispânicos bem como articulação da
oferta do Rob o Gerente de Area, que se ofereceu para dar aulas (em pro bono) bem
como deu a ideia de um programa onde um hispânico também poderia dar aulas de
espanhol e ajuda jurídica para casos mais concretos. Na Admiral Janitorial Services havia uma nova
esperança desencadeada pelo propósito dos sonhos. Agora ser um “elemento da
equipa” tinha um propósito
Conscientemente,
Greg sabia que quanto mais sonhos se realizassem mais motivação haveria, logo
mais produtividade e menos rotatividade, assim sendo era fulcral ouvir os
funcionários e saber o feedback deles assim como os do Simon. Greg estava
outro! Agora sabia que estavam no caminho certo e que a resolução do turnover
não poderia ser resolvida com aumentos salariais, mas sim com a
consciencialização do problema e o aumento da qualidade de vida do trabalhador.
Agora os funcionários agradeciam a Greg por implementar este Programa.
Durante
anos a Admiral Janitorial Services sustentou-se em cima de uma cultura focada no trabalho sem que
os funcionários tivessem qualquer ambição ou prospeção de futuro. O conformismo
desta ideia tinha tomado conta de todos, já era uma ideia enraizada que não
permitia uma abertura na mudança de estratégia. A administração não conseguia
converter o prejuízo do turnover e os funcionários não conseguiam permanecer
numa organização onde não havia propósito nem muito menos apreço.
Atualmente
vive-se uma cultura assente nos sonhos! E que audazes que os sonhos são. São
eles que nos motivam, quando falamos dele os nossos olhos enchem-se de paixão e
é a eles que vamos buscar energia. Os nossos sonhos são os nossos gatilhos, ou
seja, são as nossas motivações intrínsecas não os percamos nesta caminhada que
é nossa vida.
E
tu, qual é o teu sonho?
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Versão adaptada ao Modelo de Elisabeth Kubler-Ross
Quer seja organizacional ou pessoal uma mudança será sempre um desafio até porque a palavra mudança só por si, já arreta um peso condicionante que nos provoca desconforto. E convenhamos que sair da zona de conforto é um tanto ou quanto desconfortável. No livro em questão, o ciclo da mudança não é exceção, para além de irmos acompanhando a mudança pessoal nos funcionários da Admiral Janitorial Services, também é visível a mudança na organização quer do ponto de vista estratégico, estrutural, financeiro e acima de tudo, a mudança de cultura e conseguintemente de clima. Ao analisarmos o Gestor de Sonhos enquanto organização e sob o ponto de vista da Curva da Mudança e o “Novo Normal” conseguimos constatar que o Início do processo dá-se aquando Simon Roberts reflete no propósito em que o seu trabalho se tornou e na pouca motivação e satisfação que o mesmo lhe trás.
Já 2.ª fase da curva dá-se aquando somos confrontados com a informação e não sabemos como chegámos até ali. A esta fase damos o nome de Choque e neste livro é possível visualizá-la quando há uma conversa entre Simon e Greg acerca das taxas de rotatividade e do impacto financeiro que o turnover tem na empresa e nos clientes finais. A Negação, 3.ª fase, dá-se após um ano volvido e numa reunião com os executivos, Simon apresenta sua intensão de dar continuidade aos inquéritos, no entanto, a ideia não foi bem aceite. A fase da Depressão, ou seja, o hiato entre as negociações e saber o que vamos fazer doravante, aparece no capítulo II desde o subcapítulo “Audácia” até “Descobrir um Gestor de Sonhos”. Por um lado, da parte de Greg há um entendimento que querer resolver a situação do turnover de uma vez por todas, por outro lado a aceitação do projeto “Gestor de Sonhos” por parte dos executivos.
É através da iniciativa de Jeff que vemos aparecer a fase da Experimentação e a fase da Decisão e Adaptação – fase onde é preciso aprender a trabalhar com a nova situação - desenrola-se numa breve reunião entre Greg e Sean, onde este último menciona que seria pertinente ensinar os funcionários a planear melhor a gestão do seu dinheiro, pois a falta do mesmo provoca ansiedade e consequentemente, desenvolve problemas na performance. Finalmente a Integração que se vem a desenrolar desde o meio do livro e culmina no Capítulo III – A expansão.
| A Escolha do livro "O Gestor de Sonhos"
Num primeiro olhar o amarelo da capa prendeu-me. Depois a palavra “Sonho”. Aos poucos fui juntando tudo: a cor intensa, o titulo “O Gestor de Sonhos” e o subtítulo “Como motivar uma equipa para o sucesso”. Ora para quem trabalha diretamente com equipas entende de imediato que este subtítulo é o desafio colossal. Trabalhar em equipa já por si é um desafio, fazer dela um sucesso é uma tremenda dificuldade e ainda juntar o fator motivacional…parece que vou ler uma utopia.
O livro tem uma leitura muito fácil não há muitas palavras
complexas ou conceitos técnicos, qualquer pessoa que leia irá compreender que a
importância do engajamento entre as motivações intrínsecas dos trabalhadores e
o sucesso da empresa estão ligados. Neste seguimento, é importante desenvolver
estratégias que envolvam todos os estratos da organização, e, analogamente
compreender que todos devem estar envolvidos nessas estratégias. O Gestor de
Sonhos vem desmistificar a dificuldade na resolução da motivação de uma força
laboral completamente desmotivada através de uma Cultura de Sonhos.
Muito
embora a Admiral Janitorial Services seja uma empresa fictícia o certo é que Floyd Consulting existe e tem como propósito uma ideologia
desenvolvida por Matthew e que é visível ao longo de 144 páginas do Gestor de
Sonhos: “Uma
organização apenas se poderá tornar na melhor-versão-de-si-mesma, na medida em
que as pessoas que a conduzem estejam empenhadas em tornar-se
a-melhor-versão-de-si-mesmas”.
Para o RH ou Líder que gosta de inovação e de
pensar fora de caixa este livro é com certeza uma boa aposta. Eu gostei
bastante de o ler.
PS: sabem que a psicologia das cores determina que o amarelo está ligado ao otimismo?
| Sobre mim
Magda Geada Jacinto
Email: msdgj@sapo.pt | Já estou no LinkedIn
Trabalho atualmente como Técnica de Recursos Humanos numa empresa onde a gerência me dá o à vontade para implementar metodologias onde alinho os funcionários com os objetivos e as metas da organização, tendo por base a otimização da cultura e do clima organizacional. A minha forma de trabalhar ajuda-me a estar focada na resolução de problemas, no trabalho em equipa e na capacidade de planeamento estratégico das pessoas. Simultaneamente frequento o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Gestão e Administração (ISLA) de Santarém
| Caro/a Leitor, para Citar esta book Review, use esta referência final:
Jacinto, Magda Geada. (2023). “A Audácia dos Sonhos”. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Gestão da Mudança’. ISLA – Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2023/02/audaciadossonhosmgj.html
Referências
Kelly, Matthew (2008) "O Gestor de Sonhos: Como motivar uma equipa para o sucesso". Porto Editora. Lisboa.
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