quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Do Mindset de Jeff Bezos à maior empresa de retalho do mundo - Book Review por Lucas Dias

 





Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos – Ano letivo 2025/2026

UC: Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional

Docente: Patrícia Araújo



DO MINDSET DE JEFF BEZOS À MAIOR EMPRESA DE RETALHO DO MUNDO



BOOK REVIEW – A Loja de Tudo – Jeff Bezos e a Era da Amazon





 Biografia do autor

Este livro foi escrito por Brad Stone e teve a data da primeira publicação em abril de 2014. Porém, eu li a versão traduzida por Andrea Gottlieb.

Brad Stone é um jornalista e autor americano, nascido em 1971 e tornou-se conhecido pela sua cobertura aprofundada da tecnologia e de empresas como a Amazon, Uber, Apple e Google. Atualmente, é diretor-executivo de tecnologia global da Bloomberg News, tendo trabalhado anteriormente no The New York Times e na Newsweek. É autor de vários livros de sucesso como “The Upstarts: How Uber, Airbnb, and the Killer Companies of the New Silicon Valley are Changing the World" (2017) e “Amazon Unbound: Jeff Bezos and the Invention of a Global Empire”. (2021)

Perto do fim do an 2011, Brad Stone desloca-se a Seattle, para visitar a sede da companhia de Jeff Bezos – a Amazon. O intuito era pedir a sua cooperação para a execução deste livro, que relata o grande caminho percorrido pela companhia.


 

 https://brad-stone.com/

Breve resumo do livro

Este livro detalha toda a progressão da Amazon desde a sua fundação como uma livraria online até alcançar um império global como a conhecemos hoje. O livro explica os pontos-chave por detrás do sucesso desta grande empresa de retalho, como por exemplo, a obsessão pelo cliente, um foco a longo prazo, uma inovação e adaptação contínua nunca se deixando alcançar pelo mercado competitivo. Alguns dos exemplos de inovação são o Kindle, um leitor de livros digital, ideal para uma experiência de leitura simples, o Amazon Web Services (AWS), que é a plataforma de computação em nuvem mais escolhida do mundo e oferece impressionantemente, mais de duzentos serviços completos de data centres e o Amazon Prime que funciona como um benefício, oferecendo desde acesso ao Prime Vídeo até vantagens como transportes grátis ou descontos em encomendas.

Todos estes aspetos acabam por revelar a visão e posição empreendedora de Jeff Bezos. A crescente evolução para o mercado da música, joias e alimentos mostra a ambição da empresa de se tornar a “loja de tudo”, reformulando o comércio eletrónico e impactando significativamente a economia digital.

https://www.amazon.com/

Relação do livro com os conteúdos lecionados em aula

Neste livro, percebemos que Jeff Bezos apresenta um modelo de liderança altamente nivelado com diversas abordagens contemporâneas de equipas, estratégia e motivação, lecionadas na UC de Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional. Considero relevante referir a criação das two-pizza teams, que são equipas mais ágeis, inovadoras e menos burocráticas. A expressão deve se ao facto de Jeff Bezos referir que uma equipa deve ser suficientemente pequena para ser alimentada com duas pizzas. Esta questão está diretamente relacionada com alguns dos princípios das equipas de Belbin como não ser necessário uma equipa de nove membros para se trabalhar mais disciplinado. Como referi, esta estrutura acaba por permitir uma redução na burocracia, aumentando em contrapartida a independência e a motivação intrínseca.

Relativamente à visão de Jeff Bezos, o mesmo fazia questão de referir sistematicamente que o que importava era a obsessão pelo cliente e assim, alinhar mais facilmente todos os colaboradores no mesmo rumo, estando diretamente relacionado com o Modelo dos 8 passos de Kotter, nos pontos de ter uma visão simples e orientadora, bem como a mobilização de uma coligação resiliente. Esta perspetiva de Bezos manifesta uma compreensão clara dos pretextos pelos quais as pessoas resistem ou abraçam a mudança. Aplica mecanismos organizacionais como equipas mais pequenas e idealiza um propósito claro que reduzem a incerteza e facilitam a aceitação de soluções para mudanças rápidas. “Se você quer saber de verdade o que nos torna diferentes, é isto”, diz Bezos, para então dar um exemplo de um de seus conhecidos jeffismos: “Somos genuinamente focados no consumidor, somos genuinamente voltados para o longo prazo e gostamos genuinamente de inventar”. (Stone, 2014, p.16)

A narrativa desta grande empresa de retalho também se articula com conteúdos sobre Diagnóstico Organizacional, Desenvolvimento Organizacional e Curvas de Mudança. O rápido crescimento da empresa requereu sucessivas fases de diagnóstico interno, que permitiu conhecer as suas necessidades, capacidades e resistências, antes de qualquer processo de implementação de novas estruturas, quer sejam, ao nível tecnológico, logístico e/ou cultural. A constante adaptação da Amazon explica os princípios fundamentais do Desenvolvimento Organizacional, em que as organizações reconsideram pensamentos, valores e processos para contornar contextos voláteis e tecnologicamente intensivos.

É possível relacionar os comportamentos emocionais dos colaboradores perante mudanças disruptivas com a curva de Kubler-Ross e a curva de BIAS. Perante uma comunicação assertiva e uma visão a longo prazo alcançável, Bezos ajuda na redução de oscilações como a negação, frustração, experimentação e integração, simplificando o movimento de fases de aceitação, integração e compromisso.

A minha experiência como leitor

Decidi escolher este livro, pois reparei que foi eleito o melhor livro de negócios do ano pela Financial Times e Goldman Sachs, bem como pelo facto de ter o interesse de perceber a visão de um líder como o Jeff Bezos e da história desta empresa gigante.

Na minha perspetiva, é um livro muito detalhado, mas o autor consegue tornar a narrativa ponderada, envolvendo a atenção do leitor em todos os feitos da Amazon. A obra é imprescindível para quem quer obter um maior conhecimento sobre mecanismos que estimulam empresas disruptivas no mercado competitivo.

Através da leitura, percebi a importância de estabelecer contactos com pessoas que agregam valor, porque de facto, para a Amazon ter chegado onde chegou hoje, não bastava a visão de Jeff Bezos, era necessário por em prática. Também me fez pensar na importância de definir objetivos a longo prazo e não querer fazer tudo de uma vez. Aproveitar as oportunidades no tempo certo. Comunicar de forma transparente e alinhada ao objetivo comummente. Uma lição que levo para a vida.

Uma questão que me chamou muito à atenção foi o estilo de liderança de Jeff Bezos. O mesmo acaba por ter características notáveis de um líder, mas também de um chefe, contrariando o famoso dilema se estas duas características podem ser inerentes à mesma pessoa. Por exemplo, Jeff Bezos não era um defensor da flexibilidade de horários, ou seja, exigia muito dos seus colaboradores, requerendo uma pressão constante por resultados, visando responder às necessidades dos clientes. A Amazon tem como base, uma cultura muito forte e disciplinada, uma contratação seletiva (Bezos exigia que recrutassem e desenvolvessem apenas os melhores), bem como uma extrema atenção ao mercado competitivo, não se deixando ser alcançada. “Os costumes internos da Amazon são bastante peculiares. Apresentações em PowerPoint e slides nunca são usados em reuniões. Em vez disso, pede-se aos funcionários que escrevam narrativas de seis páginas apresentando suas ideias em prosa, pois Bezos acredita que isso estimula o pensamento crítico”. (Stone, 2014, p.14)

Em conclusão, acredito genuinamente que o facto de Jeff Bezos ser superdotado também foi um dos principais pilares para a Amazon ter crescido como cresceu até aos dias de hoje. A leitura demonstra que a combinação entre a visão a longo prazo, criação de equipas ágeis e disciplinadas, bem como um adoção de uma cultura forte, pode transformar uma simples ideia numa das maiores empresas de retalho do mundo.

 

 Lucas Alexandre Raposo Carapeto Dias – luc05dias@gmail.com

                                    

Chamo-me Lucas Dias e sou um jovem sonhador e com ambições. Atualmente frequento o terceiro ano de licenciatura em Gestão de Recursos Humanos no Instituo Superior Manuel Teixeira Gomes. Gosto de ajudar as pessoas e sinto-me realizado com isso. Gosto de refletir em algo que assumo que falhei e pretendo sempre assumir o erro, repensá-lo e corrigi-lo.

https://www.ismat.pt/pt/

 Referências Bibliográficas

Araújo, Patrícia. (2025) Introdução DO+Kubler-Ross. [Apresentação de Slides], Moodle Ensino Lusófona.

Araújo, Patrícia. (2025) BELBINS + Team Building MDO [Apresentação de Slides], Moodle Ensino Lusófona.

Araújo, Patrícia. (2021) BIAS Workshop Curves of change [Apresentação de Slides], Moodle Ensino Lusófona.

Araújo, Patrícia. (2025) Mudança de Kotter. [Apresentação de Slides], Moodle Ensino Lusófona.

InfoRetalho (2021). Livro |A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon. https://www.youtube.com/watch?v=13i0VFPwCoA&t=218s

Stone, Brad. (2013). The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon. Little, Brown and Company.

 

 Caro Leitor/a para citar esta Book Review, use esta referência final:

Dias, L. (2025). BOOK REVIEW- DO MINDSET DE JEFF BEZOS À MAIOR EMPRESA DE RETALHO DO MUNDO. Book Review orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com

 

 

 

 

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