quinta-feira, 27 de maio de 2021

O caminho do seu negócio! - Book review do livro "A startup de $100" - Leonardo Lopes

Book Review “O caminho do seu negócio - A startup de $100” Por: Leonardo Lopes 
 



 

Figura 1- Capa do livro “A startup de $100” 

 


 

                                        Biografia do autor Chris Guillebeau 

Chris Guillebeau nasceu a 4 de Abril de 1978 e é de nacionalidade americana. É também empresário, blogger e palestrante. Inicialmente recebeu atenção no seu blog, ”The Art of Non-Conformity", que levou à publicação do seu primeiro livro com esse mesmo nome em 2010. Publicou, desde de então, mais 6 livros, incluindo o ”The $100 Startup” em 2012. 
Site do autor, para quem tiver curiosidade: https://chrisguillebeau.com/ 

                Figura 2- Chris Guillebeau 

 

Sobre o livro: 

Para abrir o seu próprio negócio é só preciso uma ideia do que se precisa de se desenvolver e obter um retorno financeiro, desta forma, começou por importar café vindo da Jamaica e vendia online porque via que resultava com outras pessoas. 

Para encontrar essa ideia de negócio o autor mencionou que é preciso fazer a junção de vários fatores, nomeadamente a paixão, as habilidades e a resolução dos problemas. 

Na área da paixão é essencial fazer algo que se goste, de modo, a essa pessoa a se empenhar ao máximo na sua função. Ao nível das suas habilidades, estas têm de estar alinhadas com a paixão, desenvolvendo assim a ideia de negócio e por fim os bons negócios são aqueles que oferecem a resolução do problema que temos em mão. 

O livro começa o capítulo seguinte, citando uma frase de Karl Marx «Se pescarmos um peixe para alguém, poderemos vender-lho; se ensinarmos a pessoa a pescar, arruinamos uma oportunidade de negócio extraordinária.» isto é, o objetivo é encontrar o “peixe” que as pessoas desejam e dar-lhes de modo a não haver concorrência do seu mercado. O autor afirma que para termos sucesso na nossa jornada, a nossa empresa tem de auxiliar pessoas de modo a proporcionar valor. De acordo com o autor, esta é a chave do negócio.




           Os exemplos do V6 Ranch e do centro Higher Ground Yoga demonstram bem a relação entre a liberdade e a criação de valor. No livro, falam-nos de 2 pessoas, John e Barbara, que descobriram uma forma de realizarem o seu sonho de uma vida em contacto com a natureza, e convidavam os visitantes a fazerem do rancho, V6 Ranch, uma forma de escapar às suas vidas monótonas. Com isto a saúde de Kelly melhorou e, de momento, dedica-se ao que gosta de fazer. 

O autor mais a frente remete-nos para uma frase de Richard Branson «As oportunidades de negócio são como autocarros, existe sempre um outro a chegar», em outras palavras, temos de ter bastante atenção, visto que, o mundo atualmente está em constante mudança, novas ideias surgem e novas oportunidades são criadas. Consequentemente conhecer os dados demográficos, como o sexo e a idade, é importante, mas o autor afirma que existem outros fatores, como as crenças e valores que o público-alvo possui em comum ou até mesmo modas e tendências. 

Segundo o autor, o mesmo afirma que é preciso meter em prática os nossos planos, mas teremos de estar sempre a postos para nos adaptar às necessidades dos clientes. 

Segundo o livro e o autor, é necessário criar uma oferta irrecusável que supere as expectativas e aconselha a convencer o consumidor de que o mesmo precisa o produto em questão e quanto mais rápido o comprar melhor será para ele. Deste modo, para ter uma oferta irrecusável, segundo o livro, é preciso ter uma estratégia de lançamento de modo a cativar o cliente, deixando-o assim ansioso para adquiri-lo. 

O livro explica que para ter um bom negócio é necessário causar uma certa agitação. O autor realizou uma experiência, por conta própria, e quis comparar os anúncios pagos com essa tal agitação que precisa de ser criada. Desta forma, gastou 10 mil dólares em anúncios para promover a seu negócio. 

Simultaneamente, passou 10 horas a promover o seu negócio de forma gratuita através da internet, fazendo posts em blogs, parcerias e contactando jornalistas. O resultado? Sem ele gastar dinheiro nenhum, conseguiu um retorno financeiro e de clientes maior do que com os anúncios pagos. 

De forma a pensar no futuro, o autor, Chris Guillebeau admite que a expansão do negócio costuma ser mais fácil do que o começas, pois, simples soluções poderão causar grandes impactos no negócio. Se não der certo, é necessário arriscar e estarmos dispostos a enfrentar novos desafios. Ao enfrentar dificuldades, teremos de nos lembrar das nossas pequenas vitórias até ao momento, porque serão essas lembranças que irão dar inspiração para superar os momentos mais difíceis. 

No âmbito da disciplina de técnicas de negociação, motivação e liderança, esta obra remete-nos para a parte da motivação, que para existir essa tal motivação é preciso fazer o que se gosta, ou seja, ter a paixão de o fazer, melhorando assim o seu desempenho na tarefa que realiza e também ter a liberdade de fazer o que quer. 

Retratando a minha experiência pessoal da obra em questão, realço que foi uma leitura interessante, visto que falava de um tema bem atual. 

Recomendo este livro, a quem tiver interesse de criar um negócio e de como se orientar pelo futuro do mesmo. 
 
 

O meu nome é Leonardo Lopes, estudo no ISMAT no curso de Gestão de Empresas e pretendo no futuro desempenhar a função de gestor. 
E-mail: leonardo.samuel.santos.lopes@gmail.com 
 
 
 
 
 
 

Referências Bibliográficas: 

Guillebeau, C. (2012). Starup- Comece a sua empresa por 100$. 

 
Caro/a leitor, para citar esta Book Review, use esta referência final: 

Lopes, L. (2021). O caminho do seu negócio- Book Review “A startup de $100” Por: Leonardo Lopes. Book Review Orientada por PhD Patrício Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Técnicas de negociação, motivação e liderança'. ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2021/05/o-caminho-do-seu-negocio-book-review.html
 



 

https://www.ismat.pt/ 
 

domingo, 23 de maio de 2021

“Como Conduzir uma Negociação -Chegar ao SIM” -Book Review de Cláudia Costa

 “Como Conduzir uma Negociação - Chegar ao SIM”  por Cláudia Costa

A Arte de Bem Negociar


Sobre os autores do livro:

    Fig.1 - Roger Fisher

Roger Fisher, um dos mais conceituados especialistas de negociação de todos os tempos. Teve papéis fundamentais na Harvard Law School, tanto no âmbito de professor como de investigador. Prestou serviço para o governo norte-americano, tornando-se num dos principais consultores no Departamento da Justiça.


Fig.2 - William Ury


William Ury, formado pela Harvard Business School, é mediador, escritor e orador na área de negociação. Já foi consultor na Casa Branca e tem espalhado o seu conhecimento desde executivos a líderes de governos de todo o mundo.

Fig.3 - Bruce Patton

Bruce Patton, é advogado, mediador e também professor. Tem ensinado as técnicas  de negociação maioritariamente a diplomatas e executivos de grandes corporações. 
Os autores começaram a trabalhar juntos no final da década de 70, onde deram  início ao Projecto de Negociação de Harvard e no contexto deste projecto surgiu a  ideia de abordar os princípios através de um livro. 

(Site oficial do projecto: PON - Program on Negotiation at Harvard Law School)


Sobre o livro:

Negociar. É justamente disso que o livro “Como Chegar ao SIM” nos ensina a fazer. A forma de como se deve conduzir uma negociação e chegar a um acordo sem ceder.

Há vários géneros de negociadores. Uns que estão preparados, outros que são influenciáveis, há os orgulhosos, os que cedem, enfim, um pouco de tudo. Lidar com pessoas todos nós sabemos que não é tarefa fácil, mas se procurarmos entender um pouco o outro lado, no processo de negociação, tudo se torna mais simples.

“Ser intransigente com o problema e flexível com as pessoas.” 

(Fonte: Livro “Chegar ao SIM”)


  Fig. 4 - Livro "Como Conduzir
  uma Negociação - Chegar ao Sim"
De uma forma muito didáctica, o livro defende que neste jogo não há vencedores ou perdedores. Há sim, um acordo onde ambos os lados saem satisfeitos com o resultado. Com base nos métodos de negociação que têm sido desenvolvidos no Projecto de Negociação de Harvard, os princípios da negociação são apresentados aqui num formato muito claro e objectivo. Fundamental no mundo dos negócios, mas também essencial para o nosso quotidiano.

O livro começa trazendo uma série de conceitos teóricos, com estudos de casos, inspirados nas maiores negociações do mundo. Com exemplos, que vão desde uma simples negociação para a compra de um prato decorativo até a métodos realizados durante a Segunda Guerra Mundial. Faz-nos reflectir e entender que realizamos negociações informais a todo o momento.

Começando por explorar o grande problema das negociações, os autores defendem logo que a alternativa é não discutir posições. E ser simpático, só por si, não é uma solução. A melhor opção é mesmo compreender os interesses por detrás das posições. Mas como? Questionar e ouvir são os elementos essenciais.

Fig. 5 - Teoria das Necessidades de Maslow
Com o problema já analisado, passamos à fase do método para o resolver. Através dos 4 Princípios de Negociação de Harvard, que eles próprios contribuíram para a criação, os autores vão clarificando as estratégias definidas, sempre recorrendo a exemplos. Separar as pessoas dos problemas, focar no interesse e não na posição, criar alternativas e critérios justos. Se formos a ver estes princípios acabam por ir muito de encontro com a Teoria das Necessidades de Maslow, que muitos de vós já ouviu falar. Aqui a finalidade, é que na negociação se defenda os interesses mais importantes para as necessidades humanas. Uma solução ganha-ganha é o resultado que os autores sugerem para uma negociação sustentável a longo prazo.    

De seguida, o livro propõe técnicas que ajudam a criar a melhor alternativa consoante o tipo de pessoa com que estamos a lidar. O objectivo, é estar preparado para qualquer consequência. Como agir se o outro for mais poderoso? Não ter expectativas e ter um plano alternativo sempre pronto. Então e o que fazer se o outro não quiser entrar neste jogo? Passamos para as artes marciais, claro que é no sentido figurativo. Ensinam quando devemos atacar e quando nos devemos defender. Ouvir e questionar. Não defender apenas o que temos em mente e simplesmente convidar a outra parte a aconselhar e até mesmo a criticar as nossas ideias. Outra das estratégias apresentadas também passa por como domar um negociador inflexível. Nesse momento, muita Inteligência Emocional. Calma, criatividade e foco são os elementos-chave para não reagir sem pensar primeiro.

Por fim, o livro ainda conta com dez perguntas que são muito comuns nos negociadores que procuram ser bem sucedidos. O propósito, passa por ir de encontro a uma resposta mais específica numa questão que os leitores possam ter um interesse maior.

Enquanto leitora deste livro, achei simplesmente uma obra extremamente inteligente. É prática e acessível a qualquer pessoa. Revela que nos devemos concentrar naquilo a que cada lado está disposto a concordar. Saber separar os sentimentos do problema. Manter sobretudo a imparcialidade e ter capacidade para explorar diferentes pontos de vista. Para além disso, demonstra que a criatividade pode fazer toda a diferença.

Apesar de toda a negociação ter características diferentes, os seus elementos base são sempre os mesmos. Por incrível que pareça, comprar uma casa ou assinar um acordo de paz no Médio Oriente tem mais em comum do que o que pensamos. No Chegar ao SIM, Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton ajudam-nos a reforçar as nossas capacidades de negociação e a criar o nosso próprio plano para cada situação. Demonstram que negociar é sempre sinónimo de ganhar.

Era o que esperava do livro? Não, mas surpreendeu-me imenso, mas sempre pela positiva. Mais do que todas as estratégias em redor de uma negociação, o que me chamou mais à atenção foi sem dúvida a mensagem escondida por detrás de todo o processo de negociação. Não ser egoísta, não devemos pensar apenas em nós, mas nos outros também.

Se pensas que é um livro apenas para pessoas que possuem altos cargos, enganas-te e muito. Com ideias simples, mas poderosas, o livro ensina-nos de que a negociação faz parte do nosso dia-a-dia. Explica a importância de evitar conflitos e o valor de pensar nos outros.

Tu podes negociar qualquer coisa!

Quem sabe venhas a descobrir que tens um dom para encontrar soluções vantajosas. Se não tiveres, também não desanimes, o livro explora muitas estratégias que de certeza vão fazer diferença na tua vida.

Votos de sucesso nas próximas negociações!

 Caro(a) Leitor(a), para citar esta Book Review, use esta referência final:

Costa, C. (2021). A Arte de Bem Negociar – Uma Book Review ao Livro “Como Conduzir uma Negociação – Chegar ao SIM”.Book Review orientada por PhD Patrícia Araújo, no âmbito da unidade curricular de ‘Técnicas de Negociação, Motivação e Liderança’. ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2021/05/artedebemnegociar.html


Autora da Book Review:

Cláudia Costa da Encarnação
E-mail
: claudia_costa5@hotmail.com

Sobre mim:

Estudante do ISMAT, na licenciatura de Gestão de Empresas. Sou uma algarvia de gema, apaixonada por números, música e viagens. Autêntica e perfeccionista. Nunca recuso um desafio. Adoro ser posta à prova!


 
 


 

Referências

Fisher, R.; Ury, W.; Patton, B. (2019). Como Conduzir uma Negociação – Chegar ao SIM. Editora: Lua de Papel

Linkes Importantes para Outros sites:

https://www.mediate.com/author/Roger-Fisher/623

William Ury

Bruce Patton - Director - Vantage Partners, LLC | LinkedIn

    Gestão de Empresas, 2ºano – Ano letivo: 2024/2025 UC: Técnicas de Negociação, Liderança e Motivação - 2º Semestre Docentes: Dout...