quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Book Review do livro “A única coisa” - Por Liliana Caetano

 

- Book Review do livro “A única coisa”




                                               

                                       




                                        



 


Fig.1 Autor do livro, Jay Papasan                                               Fig.2 Autor do livro, Gary Keller 



Bibliografia dos autores Jay Papasan e Gary Keller

 

Jay Papasan (fig.1) é um escritor executivo americano . Ele é mais conhecido por ser coautor, com Gary Keller, de livros como The Millionaire Real Estate Investor , que se tornou um best-seller do New York Times e um best-seller da BusinessWeek, e The ONE Thing, que alcançou 1ª lugar na lista de best-sellers do Wall Street Journal. Papasan é vice-presidente de publicação e editor executivo da KellerINK, o braço editorial da Keller Williams Realty . Ele e sua esposa Wendy são proprietários da The Papasan Real Estate Team . Em 2014 ele foi nomeado uma das pessoas mais poderosas do setor imobiliário pela Swanepoel Power 200.  Ele frequentou a Harding Academy em Memphis, Tennessee, graduando-se em 1987. 

 

Keller fundou (fig.2) Keller Williams em treinamento e educação e mais tarde trouxe seus ensinamentos para impressão. Ele é o fundador da Keller Williams, que é a maior empresa imobiliária do mundo em número de agentes, volume de vendas fechado e unidades vendidas. 

Keller nasceu em 21 de julho de 1957 em Pasadena, Texas. Frequentou a universidade no Baylor University em Waco, Texas, fez a sua graduação em imóveis e seguros assim começando o gosto pela área do imobiliário.

 

 

“A única coisa ”


Fig. 3 Capa do Livro

 

Uma única coisa é o melhor caminho para você conseguir o que quer.”

Segundo os autores este é o ponto de partida do livro “A única coisa”, defendem que para se conquistar o sucesso, é preciso ter claro as nossas prioridades. Os autores falam da metáfora do dominó, para demostrar que uma única coisa pode movimentar todas as outras, como por exemplo, colocando as peças do dominó em serpente se deixarmos cair consecutivamente todas as outras serão derrubadas, mesmo que tenham tamanhos diferentes.

Pensando que está peça que derrubou todas as outras é a única coisa, a coisa certa que se bem movimentada pode desbloquear todas as outras e conseguirmos resultados extraordinários. Para conseguirmos resultados extraordinários em todas as áreas da nossa vida, basta pensar na metáfora do domino.

 

Sequencialmente o sucesso é construído, ou seja, uma única coisa de casa vez e é essa a razão pela qual é importante na sua vida descobrir qual é a única coisa a que é preciso uma maior dedicação

Os autores falam ainda das 6 mentiras que nos contam sobre o sucesso, são crenças do senso comum que soam como verdadeiras e nos afastam do sucesso.

·         1ª Mentira: Tudo importa igualmente

·         2ª Mentira: multitarefas

·         3ª Mentira: Uma vida disciplinada

·         4ª Mentira: A força de vontade está sempre à disposição

·         5ª Mentira: Uma vida equilibrada

·         6ª Mentira: Grande é ruim    

Todas estas mentiras são explicadas de forma que o leitor consiga idênticas no seu quotidiano e modificar a forma de estar perante as mesmas.

Os autores continuam o livro abordando o assunto sobre o caminho simples para a produtividade, sendo que defendem a ideia da única coisa e da pergunta foco que é a grande pergunta a ser feita antes de dar o primeiro passo.

A pergunta sendo a certa, as respostas iram dependem da qualidade da mesma, e podemos ainda voltar atrás no livro e pegar na analogia do dominó.

Então a grande questão é chegar a pergunta certa.

A pergunta foco não pretende responder apenas as grandes perguntas sobre os seus objetivos, mas também as perguntas simples sobre o passo imediato a ser dado.

A pergunta foco tem duas funções que será encontrar a direção certa na vida e encontrar a atitude certa.

Para que a pergunta foco possa realizar essas duas funções, os autores criaram a fórmula da pergunta foco:

“Qual é a única coisa que eu posso fazer, de modo que, ao fazê-la, todas as outras coisas se tornam mais fáceis ou desnecessárias?”

A única coisa é um livro de desenvolvimento pessoal é um conceito simples que defende que nos devemos concentrar no que é mais importante na nossa vida pessoal e no trabalho. 



Experiência como leitora


~

O tema relacionado com a orientação para os sucessos, uma matéria que gosto e me tem ajudado nos últimos anos, tornou fácil a minha escolha para a leitura deste livro. É um livro de fácil leitura devido à simplicidade da escrita usada, os exemplos que passam bastante clara. A nível pessoal e como estudante, a leitura deste livro fez-me, alinhar a minha única coisa desde ano que será a conclusão do meu curso e ainda querer aprofundar mais o tema abordado do livro de modo a ser mais produtiva.   Os autores ensinam uma "fórmula" para viver melhor, dando o segredo para viver de forma mais saudável e atingindo os resultados que sempre ambicionei. Se tivesse que deixar uma frase sobre o livro diria- “ Tudo pode mudar e a boa noticia é que só depende de ti!”

 

Um agradecimento especial a professor Patrícia Araújo pela oportunidade de   apresentar a turma dando o um compromisso maior com a leitura que estava a fazer.

 

 

Nome: Liliana Caetano

Email:lilianacaetano91@gmail.com


Site: https://www.ismat.pt/

 

Citação

 

Caetano, Liliana (2022). Book Review ao livro a única coisa, D. Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional’.

 

30 Princípios para o sucesso- Book Review do livro “Como Fazer Amigos e Pessoas” POr Cesaltina Mendes

                                  

Book Review do livro “Como Fazer Amigos e Pessoas” 


Autor: Dale Carnegie.

Dale Carnegie (1888-1955). Nascido e criado no Missouri, EUA, foi uma das figuras mais importantes no campo da literatura de desenvolvimento pessoal e profissional. O Livro, Como fazer amigos e influenciar pessoas, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, foi o primeiro de muitos livros que escreveu com o intuito de ajudar as pessoas a tornarem-se a melhor versão de si e a conseguirem uma vida melhor. A sua obra é, ainda hoje, uma das mais impactantes nas vidas de leitores de todo o mundo.

30 Princípios para o sucesso

1.      Não critique, não condene, não se queixe

“Lembremo-nos de que a pessoa que vamos repreender e condenar vai provavelmente justificar-se e condenar-nos por sua vez”

2.      Mostre um apreço honesto e sincero

A apreciação honesta produz resultados positivos onde a critica teria falhado.

“Passarei por este caminho apenas uma vez; por isso, todas as coisas positivas que possa fazer, todos os atos de bondade que possa demonstrar, devo fazê-los agora. Não os devo adiar, ou negligenciar, porque não voltarei a passar por este caminho.”

Ralph Waldo Emerson: “Todos os homens que encontro são superiores a mim de alguma forma. Assim sendo, aprendo com eles”

3.      Desperte na outra pessoa uma necessidade permanente

Dale Carnegie gostava muito de morangos, mas quando ia pesca usava as minhocas que era o que os peixes gostavam. Por isso, devemos escolher o isco consoante o peixe e usar o mesmo senso comum quando se trata de pessoas sendo a única forma possível de influenciar as pessoas é falar daquilo que elas querem e mostrar-lhes como podem obtê-lo.

Deste modo, nem sempre precisa falar de si e das coisas que são do seu agrado. Conheça a paixão dos outros, as expetativas, fale sobre isso, incentive e mostre como chegar lá. Desperte em cada um, os seus desejos mais pessoais e gere motivação. 

4.      Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas

“Mostrar um interesse genuíno pelos outros permite-lhe conquistar amigos, mas também desenvolver nos clientes, a lealdade para com a sua empresa.”

Não precisa ser tão interessante quanto precisa ser interessado. As pessoas sabem quando finge, precisa realmente de ter curiosidade e prazer em aprender sobre quem está do seu lado. Nada mais estimulante do que entender e descobrir coisas novas sobre os outros, cada pessoa é um mar de ideias e características. Procure conhecer às pessoas a fundo, com interesse e não pergunte por perguntar.

5.      Sorria

Ter um sorriso autêntico no rosto é uma maneira fácil de aumentar as chances de alguém gostar de ti.

SORRISO é o descanso para quem está exausto, luz para quem perdeu a fé e o sol para os tristes. Não custa nada, mas cria muito; enriquece os que o recebem, e não tornam mais pobres os que o dão.

6.      Lembre-se do nome das pessoas

“Não se esqueça de que o nome de uma pessoa representa, para essa pessoa, o som mais doce e mais importante de qualquer língua.”

Diga o nome delas com frequência, mas não exageradamente. Todas as pessoas sentem muito apreço pelo seu nome e ser lembrado mesmo por pessoas que acabaram de conhecer realmente as faz sentir importantes e felizes. 

7.      Seja um bom ouvinte e incentive os outros a falarem de si próprios

Na maior parte das vezes passamos o tempo a falar de nós sem percebermos que o mais importante em muitos casos é ser um bom ouvinte. Por isso, se o seu desejo é ser um bom conversador, precisa ser antes um ouvinte atento. Para ser interessante torne-se interessado. Façam perguntas que as pessoas terão prazer em responder e encoraje-as a falarem de si próprias e daquilo que fazem.

8.      Fale sempre em função dos interesses da outra pessoa

O seu interesse pelos outros faz com que estejam interessados em si. Encontre assuntos que sabe que do interesse da outra pessoa e aprenda sobre isso. Permita que falem sobre o assunto, aprofundem, e elas gostarão da sua companhia.

9.      Faça a outra pessoa se sentir importante e faça-o com sinceridade

Todo mundo gosta de ser elogiado. Consegue se lembrar das vezes que atingiu uma meta ou colocou muita energia num projeto e não foi reconhecido por isso? É como se ninguém tivesse percebido! Frases como: “o jantar estava ótimo”, “a decoração ficou incrível”, “o seu trabalho ficou impecável”, são frases que motivam e não custam nada. 

10.  A única forma de vencer numa discussão é evitá-la

Ninguém gosta de sentir que esta errada, somos muito orgulhosos para isso. Logo, quando não estiver de acordo com alguém, aproveite a oportunidade para refletir os motivos desse desacordo e esteja aberto para ouvir uma perspetiva diferente da sua.

11.  Mostre respeito pelas opiniões dos outros e nunca diga “está errado”

Não tente fazer as pessoas mudarem de ideia ou pensamentos. Não lute contra uma vida inteira de bagagem e vivências que acumularam argumentos. Pode é fazer perguntas que façam as pessoas questionarem os seus próprios processos de pensamentos. Permita-se compreender a outra pessoa, ainda que ela esteja “errada”.

12.  Se estiver errado, admita-o rapidamente

É libertador admitir os nossos erros. Isso elimina o fardo de ter sempre razão. É de fato que erraremos várias vezes ao longo da nossa vida e admitir isso rapidamente é a maneira mais fácil de obter respeito e aceitação dos envolvidos. 

13.  Comece de forma amigável

Ao falar com as pessoas, não comece por abordar coisas em que discordam. Comece e continue com as coisas em que estão de acordo.

14.  Faça a outra pessoa dizer “sim, sim” imediatamente

 

Procure numa conversa fazer com que as respostas iniciais seja sim e as restantes estarão muito melhor direcionadas.  

 

15.  Deixe a outra pessoa fazer a despesa da conversa

Este princípio é mais ilustrativo quando lidamos com crianças. Ao invés de gritar, dar ordens a uma criança desobediente, o melhor é ouvi-la. Muitas vezes, as pessoas precisam concordar para serem ouvidas e se as ouvis com sinceridade, a frustração e a negatividade normalmente desaparecem.

16.  Faça com que a outra pessoa senta que a ideia é dela

A probabilidade de obtermos mais apoio e termos as pessoas que estão connosco mais entusiasmados é quando permitimos que sintam ou até mesmo pensem que a iniciativa ou ideia é deles.

17.  Procure ver honestamente as coisas do ponto de vista da outra pessoa

Uma compreensão simpática do ponto de vista da outra pessoa é o sucesso em lidar com as pessoas depende. Basearmo-nos apenas no nosso ponto de vista não nos permite ver outras realidades.

18.  Seja compreensivo com a outra pessoa

Dizer a alguém que entende a sua frustração é um relaxante para acalmá-la, ainda que não possa fazer outra coisa para melhorar a sua situação.

19.  Apele aos motivos mais nobres

Há duas razões pelas quais uma pessoa faz algo, “uma que soa bem e outra que é a real”. Apele por aquela que soa bem, porque somos todos “idealistas de coração”. Basicamente, a emoção funciona melhor do que a razão.

20.  Dramatize suas ideias

Só declarar uma verdade não é suficiente. A verdade tem de ser mostrada de forma mais intensa, interessante e dramática. Deve colocar-se no homem do espetáculo e se quiser prender a atenção deve fazê-lo.

21.  Lance um desafio

Quando nada funcionar, experimente isto. A melhor maneira de fazer as coisas funcionarem é através do estímulo da competição positiva, ou seja, que estimule apenas o desejo de superação.

Seja um Líder:

22.  Comece por elogios e apreciação honesta

Às vezes é preciso ser crítico ou dar uma resposta difícil a alguém, mas isso soa muito melhor se fizer um elogio honesto e uma apreciação antes.

23.  Chame a atenção para os erros dos outros indiretamente

Comece com um elogio sincero e evite usar, “mas” depois de dizer algo positivo. Pode ter certeza que o ouvinte só lembrará do que veio depois do, mas.

 

24.  Fale dos seus próprios erros antes de criticar a outra pessoa

O melhor conselho disponível vem de pessoas que cometeram erros semelhantes, então autocriticar-se faz com que nos coloquemos no mesmo barco que a outra pessoa.

25.  Faça perguntas em vez de dar ordens diretas

26.  Deixe a outra pessoa ter opções

27.  Elogie cada pequeno e novo progresso

28.  Crie uma reputação superior que o outro terá de respeitar  

29.  Use incentivos. Faça com que os erros pareçam fáceis de corrigir

30.  Faça com que os outros fiquem felizes em fazerem o que sugere

 

experiência como Reviewer

        Este livro foi uma prenda de aniversário pela parte do meu irmão e como surgiu essa oportunidade de fazer uma book review achei que deveria partilhar o conhecimento que tenho adquirido com os meus colegas, é de fácil leitura e interpretação. Foram de facto grandes aprendizagens adquiridas com esta leitura e trabalho que levarei para toda a vida. Ao aplicar as aprendizagens fui vendo o quão eficazes são e até mesmo divertido.

Este livro, não só é importante para o desenvolvimento humano como também é essencial para os gestores de recursos humanos pois, é a chave para o êxito nesta atividade profissional por se tratar de princípios cruciais para o sucesso no relacionamento e desenvolvimento pessoal.

Deixo os últimos 5 princípios para que vá ver no livro e veja o quão interessante é!                                          



Cesaltina Mendes, nasci na Guiné-Bissau e com 8 anos vim para Portugal onde vivo até então, no entanto ao longo dos anos também já estive a viver por cerca de um ano no Reino Unido e 9 meses em  Espanha, onde pude aprender os dois idiomas e experiência internacional. Atualmente sou estudante do 3º ano de Gestão de Recursos Humanos no ISMAT. 

Referencias pertinentes:

Livro: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas  

https://www.youtube.com/watch?v=nAGvBezOUXE&t=443s

https://www.ismat.pt/


Citação

Mendes, Cesaltina (2022). Book Review do livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Orientada por  PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional’.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Se você quer mudar a sua vida -e talvez o mundo!- Comece por arrumar a sua cama! - Book review "Arrume a sua cama", Por Charlotte Merritt

 



Quem é o Almirante William H. McRaven?



O Almirante William H. McRaven, nasceu dia 6 de novembro, 1955 em Pinehurst, North Carolina nos Estados Unidos, serviu como SEAL da Marinha dos Estados Unidos durante 36 anos. Exerceu o comando em vários níveis. Como almirante de quatro estrelas e o seu último cargo foi o de comandante de todas as Forças de Operações Especiais. Hoje é reitor da Universidade do Texas.

Inicialmente, quando saiu da Universidade do Texas para o treinamento básico do SEAL em Coronado, na Califórnia, passou  em seis meses de longas e torturantes corridas na areia fofa, exercícios noturnos de natação nas águas frias da baía de San Diego, pistas de obstáculos, infindáveis exercícios de ginástica, dias sem dormir e a onipresente sensação de frio, humidade e desgraça.

Foram seis meses de constante perseguição de guerreiros profissionalmente treinados, que tentavam descobrir os fracos de corpo e mente e eliminá-los antes que se tornassem um SEAL da Marinha. Mas, o treinamento também visava descobrir alunos capazes de liderar num ambiente de constante estresse, caos, fracasso e adversidade. O treinamento básico do SEAL foi um período de desafios condensados em seis meses. Através da sua experiência no treinamento básico do SEAL , o autor desenvolveu dez lições que considera valiosas para a nossa vida futura, cada lição é referido ao longo do livro, sendo ele constiuído por 10 capitulos.

 

Resumo da obra




Ao longo do livro, foram referidos exemplos de experiências e momentos da vida do autor para representar e reforçar a importância de cada lição. No primeiro capitulo “Comece o dia com uma tarefa”, o autor refere à importância de arrumar a sua cama. Pois, demonstrava disciplina, revelava atenção ao detalhe e, no fim do dia, seria um lembrete de que fizemos alguma coisa da qual poderia-se orgulhar, não importa quão pequena fosse. Além disso, arrumar a cama reforça a ideia de que as pequenas coisas da vida são importantes. Se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas.

A essa crença na limpeza e na ordem aplicava-se a todos os aspectos da vida militar e  após de sofrer um acidente grave, onde as duas tiras do sua paraquedas se enrolaram nas suas pernas, romperam violentamente, levando as suas pernas com elas. O acidente tinha rasgado a sua bacia em quase 14 centímetros, sendo necessário cirurgia e implementar uma grande placa de titânio na sua bacia e um parafuso escapular fixado nas costas para lhe dar estabilidade.

Quando chegou o momento de se levantar da cama sem ajuda, a primeira coisa que fez foi esticar bem os lençóis, ajustar a posição do travesseiro e certificar-se de que a cama hospitalar parecesse apresentável para todos os que entrassem em casa. Foi a sua maneira de mostrar que tinha superado o acidente e que conseguia seguir em frente na vida. William refere que nada pode substituir a força e o conforto da fé, mas às vezes o simples ato de arrumar a cama pode nos dar o estímulo de que precisamos para começar o dia e a satisfação de terminá-lo bem.

No segundo capítulo “Você não vai conseguir sozinho” é reforçado a importância do trabalho em equipa, pois no treinamento do SEAL, é necessário entender e valorizar o trabalho em equipa e a necessidade de confiar em mais alguém para nos ajudar a vencer as tarefas difíceis.  Muitas vezes, ele sentia-se exausto depois de um dia de treinamento, ou abatido por causa de um resfriado ou de uma gripe, nesses dias, os outros assumiam a responsabilidade. Remavam com força máxima, mergulhavam os remos mais fundo e ofereciam-lhe as suas rações para lhe dar uma força extra.

Após do acidente tudo o que sentia era autopiedade. Mas isso não duraria muito tempo, pois com a ajuda da sua mulher e o reforço por parte dos seus colegas e amigos, percebeu-se que ninguém está livre de momentos trágicos na vida e que uma boa equipa pode nos ajudar a cumprir o nosso destino. Pois, ninguém consegue remar sozinho e nunca devíamos esquecer que  o nosso sucesso, por vezes, depende de outros.

No terceiro capítulo, “Tudo o que importa é o tamanho do coração”,  é utilizado o exemplo de um recruta recém-chegado, que devia ter por volta de 1,60 metro de altura que provou que era capaz de executar as tarefas e desafios mesmo após de receber criticas acerca da sua aparência e competência por parte dos instrutores, pois, todo o treinamento do SEAL consistia em provar alguma coisa

Outro exemplo que foi referido, para reforçar o impacto que a primeira impressão nem sempre é a correta, foi quando o autor observava um indivíduo que se localizava a sua frente na sala do saguão. O autor referiu que através do seu traje, percebia-se que era um civil de constituição frágil e William confessou que sentia bem por ser evidentemente mais forte e mais preparado do que aquele homem que julgava ser capaz de sobreviver aos rigores do treinamento para se tornar um SEAL. Mas, na verdade, o indivíduo era Tommy, o último a receber a medalha de honra do SEAL por serviços prestados no Vietnã, ou seja, aquele homem aparentemente frágil, na verdade tinha servido no Vietnã e havia ultrapassado as linhas inimigas para resgatar dois pilotos que tinham sido abatidos. Tommy provou que todos estavam errados e mais uma vez mostrou que não é o tamanho das nadadeiras que contam, mas o tamanho do coração.

Os próximos capítulos realçam o facto que a vida não é sempre justa e que a nossa vida é determinada pela maneira como lidamos com a injustiça na vida. Pois, não devíamos culpar nada nem ninguém pelos nossos problemas. É necessário levantar a cabeça, olhar para o futuro e seguir em frente!

De seguida é explicado como o fracasso pode nos tornar mais forte e a necessidade de ousar mais. O autor aprendeu no seu treinamento SEAL, que como companheiros, se um deles fracassasse, ambos sofreriam as consequências. Era a maneira de os instrutores reforçarem a importância do trabalho em equipe. Assim, esses fracassos ensinaram-lhes e fortaleceram-lhes , de modo a prepará-los  para enfrentar os momentos mais difíceis. A vida é uma luta, e a possibilidade de fracasso está sempre presente, mas sem forçar os nossos limites, sem escutar, nunca nos saberímos o que seria verdadeiramente possível na nossa vida.

Acrescenta ainda que, “sem coragem, os tiranos dominariam o mundo”. Com ela, podemos conquistar qualquer objetivo. Com coragem, podemos desafiar e derrotar o mal. Os tiranos servem para extrair a nossa força dos tímidos e fracos e são como tubarões que sentem o medo na água, se não encontrarmos  coragem para enfrentá-los, eles atacam. Na vida, para conquistar os nossos objetivos teremos que ter coragem.

Assim, de acordo com o autor devíamos dar o nosso melhor nos momentos mais sombrios, pois em algum momento, todos nós enfrentaremos uma fase sombria na vida. Se não a morte de um ser amado, alguma coisa que aniquile nossa energia e nos faça duvidar do futuro.

No penúltimo capítulo evidência que a esperança é fundamental nos nossos piores momentos, pois ajuda a vencer a dor, a decepção, a agonia, e sermos fortes. Demonstra que temos dentro de nós a capacidade de prosseguir não apenas para sobreviver, mas também para inspirar outras pessoas.

Por fim, no último capítulo “Nunca, jamais, desista!”, o autor reforça que de todas as lições que aprendeu no treinamento do SEAL, essa foi a mais importante. Nunca deviámos  desistir mesmo quando as probabilidades desfavoráveis se acumulam contra nós e que a vida é cheia de fases difíceis, mas se enchermos nossos dias com autopiedade, tristeza pela maneira como fomos tratados, lamentando nossa sorte na vida, a vida será longa e difícil. Se, por outro lado, nos recusarmos a desistir de nossos sonhos, nos mantivermos firmes e fortes diante das adversidades, então a vida será o que fizermos dela, e podemos fazê-la grandiosa.

Para concluir, William referiu  a mais um exemplo que assistiu ao longo do seu treinamento. O sino de metal, que fica pendurado no centro do pátio, à vista de todos. Tudo o que um aluno precisava fazer se quisesse desistir do treinamento era tocar o sino. Se você quer mudar o mundo, nunca, jamais, toque o sino.

Deste modo, através da leitura deste livro, podemos fazer uma reflexão integrativa e relacionar com a importância da motivação. Pois, o autor passou por várias dificuldades, mas algo que nunca lhe faltou, foi a sua motivação e esperança. Cada pessoa lida com a mudança de uma maneira diferente e a motivação é essencial para o nosso desenvolvimento. Existe um ciclo natural de motivação, onde, num esforço para reduzir ou satisfazer as nossas necessidades, as pessoas atuam de determinadas maneiras para atingir o seu objetivo, esse circulo consiste na necessidade, no impulso, na ação e por fim na satisfação. A melhor maneira de manter nos motivados é através do desenvolvimento e a auto responsabilidade, pois é assumindo a responsabilidade pela própria vida e pelas próprias atitudes, que percebemos o quanto as ações e as mudanças dependem apenas de nós próprios e não dos outros ou do ambiente em que convivemos. Acho que a verdadeira motivação, é a automotivação, ela vem de dentro para fora, está no propósito de vida, está naquilo que depende apenas de nós próprios para alcançar, com ela tornámo-nos capazes de romper qualquer barreira, pois não dependerá de reconhecimento ou que tenha alguém sempre incentivando; Existem altos e baixos na nossa vida e que é nas dificuldades que se encontra a superação, e isso é o que nos impulsiona para frente e para o sucesso.

Este livro “Arrume a sua cama” chamou-me bastante à atenção, pois quando era mais nova, o meu amigo dizia que a tarefa mais importante era arrumar a sua cama. Para suportar a sua afirmação, dizia que se não somos capazes de fazer a nossa própria cama, uma tarefa simples, mas não obrigatória, teríamos mais tendência a ter menos motivação e incapazes de fazer esforços extras no nosso dia a dia . 

Através da leitura fácil e detalhada do livro, foi possível entender a influência que os pequenos atos têm na nossa mentalidade, nos nossos comportamentos e na nossa vida em geral. Achei interessante a abordagem do autor em cada uma das 10 lições, pois, através dos exemplos das suas vivências passadas, foi possível ter uma visão eficaz da relevância de casa lição. Este livro contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, pois, realça a importância da esperança, trabalho em equipa e, na minha opinião, o mais importante, o “nunca desistir”, entre outros. Estes elementos também são importantes no mundo do trabalho e como uma estudante de Recursos Humanos, vai contribuir para o meu desenvolvimento e compreensão na área. 


Book Review de Charlotte Merritt - Auto-Biografia


Nasci em Inglaterra, vivo em Pêra no concelho de Silves, tenho 21 anos, tenho um enorme gosto por viajar e de conhecer lugares novos e adquirir a cultura de cada canto do mundo. Trabalho numa agencia de seguros e pretendo desenvolver as minhas capacidades, de modo a contribuir cada vez mais para a empresa e para o meu precurso professional. Estudo no ISMAT em Portimão, estou a tirar uma licenciatura em Gestão de Recursos Humanos. Tenho uma forte facilidade em relacionar-me com as pessoas e penso que este curso será o ideal para mim.


Merritt, C. (19-01-2022). Arrume a sua cama. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2022/01/se-voce-quer-mudar-sua-vida-e-talvez-o.html


Links importants relacionado com o BookReview

https://www.conocophillips.com/investor-relations/corporate-governance/board-of-directors/board-members/bio/admiral-william-h-mcraven/

https://www.ted.com/talks/dan_pink_on_motivation#t-791958

https://www.ismat.pt/


Referências Bibliográficas

Arrume a sua cama - Almirante William H. McRaven

Aulas teoricas da unidade curricular de Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizaciona da  Licenciatura de Gestão de Recurso Humanos. ISMAT - Insituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

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