quinta-feira, 30 de junho de 2022

"Esquece o velho conceito de trabalho"! Book Review do livro "Trabalhe 4H por semana" por Ivânia Mascarenhas



“Esquece o velho conceito de trabalho”! Book Review do livro “Trabalhe 4h por Semana”, por Ivânia Mascarenhas 

 

Curiosidades

 

Figura 1 – Autor do livro

           Timothy Ferriss, de nacionalidade americana, nasceu a 20 de julho de 1977. Para além de escritor, é empresário, palestrante, investidor anjo e membro de conselho de algumas starups como Facebbok, Twitter e Evernote, entre outras empresas. Em 2007 lançou o seu primeiro livro Trabalhe 4 Horas por Semana, tendo alcançado a posição n.º 1 nas listas de best seller do New Work Times e do Wall Street Journal. Esta obra ficou por vários anos em listas de best seller, tendo vendido mais de 1,5 milhões de exemplares em todo o mundo.

Em 2006, o livro de Timothy Ferriss, foi recusado por mais de 26 editoras antes de ser publicado e ter-se tornado um best seller.

O escritor lançou mais algumas obras, como 4 horas para o seu Corpo e o Chefe de Cozinha de 4 Horas, tendo estas também sido consideradas best sellers.

 

https://tim.blog/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Ferriss

https://www.ted.com/talks/tim_ferriss_smash_fear_learn_anything

 

 O livro

 Figura 2 – Capa do livro


O livro inicia com várias questões que podem ser colocadas pelos leitores ao lerem o título do livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”.

Tenho de despedir-me do meu emprego? Preciso correr riscos? Tenho de ser solteiro e jovem? Tenho de viajar? Ter nascido rico? Ser formado por uma universidade prestigiada?

A resposta é não a todas as perguntas. O autor desta obra promove perfectivas e uso de técnicas para ganhar mais dinheiro, ter “mini aposentadorias”, economizar tempo e reduzir o tempo de trabalho.
O livro “Trabalhe 4 horas por Semana”, traz dois conceitos principais otimização e terceirização, que fará com que exista mais tempo para fazer o que se gosta e o que se deseja, não necessitando esperar a “aposentadoria”, bem como formas de multiplicar o salário e viver onde quiser.

 Nesse sentido, o autor define o processo DEAL (arte de negociar), que se divide em quatro passos, que são explorados ao longo dos vários capítulos:

D de Definição – Ganhar clareza quanto aos objetivos que se pretende atingir e definir metas realistas (é fornecido pelo autor um formulário para o efeito), entender o conceito Novos-Ricos e de Adiadores bem como a definição do Projeto de Vida, que se baseia no uso positivo do tempo livre, para fazer aquilo que se quer em deterioramento daquilo a que se é obrigado.

E de Eliminação – como gerir o tempo e eliminar tarefas desnecessárias ou que não acrescentam valor. Pensar no que é essencial para atingir os resultados pretendidos. A ideia de forma geral é trabalhar menos, mas com mais qualidade, ou seja, mais produtiva. Conseguir fazer uma análise do que rouba tempo e que impede de produzir mais, para que seja eliminado.

A de Automação - técnicas de automação e terceirização. Consiste de uma forma simples em delegar tarefas e criar uma fonte de renda em piloto automático através da internet. O autor demonstra como é possível utilizar a internet para vender produtos online e testar os mesmos de forma rápida para verificar a sua aceitação por parte dos consumidores.

L de Liberação - entender o que são as mini aposentadorias (períodos de descanso ao longo do ano, de forma que exista um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional), e de como se pode ter uma vida móvel. A liberação consiste essencialmente em ter tempo livre para desfrutar a vida. Não esperar a “aposentadoria” para fazer as coisas que se pretende ou que se sonha.

 De uma forma sucinta e simples, as principais ideias do livro consistem:

a)“Menos trabalho não significa preguiça”, deixar de fazer trabalho inútil e ter foco nas atividades que realmente aportam valor, não é preguiça, no entanto a sociedade tende a recompensar o sacrifício pessoal ao invés da produtividade pessoal;

b) As pessoas querem usufruir daquilo que pensam que só os milionários podem, mas nem sempre os que ganham mais ou têm mais dinheiro são os mais ricos, são os têm mais tempo para usufruir da vida, e para isso há que fazer escolhas.

c)“Foco em ser produtivo ao invés de estar ocupado”, ocupado e produtividade não são palavras sinônimas;

d) Verifique o que pode ser automatizado e o que pode ser eliminado. Nunca delegue nada que possa ser automatizado.

e) Reveja os processos e se for necessário redefina-os antes de acrescentar pessoas aos mesmos, pois usar pessoas num processo bem definido aumenta a produtividade e usar pessoas para um processo mal definido aumenta os problemas;

f) “Principio 80/20”, maiores resultados exigem esforços menores;

g)  Trabalhar melhor não significa trabalhar mais;

h) Terceirizar a vida (assistentes -executivos remotos);

i) A vida é uma viagem, que pode terminar a qualquer momento por qualquer motivo, e todos os sonhos e coisas que se pretende fazer, podem acabar nesse exato instante. Se realmente é importante, “Vá e Faça”! Não espere por um futuro longínquo que ninguém sabe se irá chegar;

j) “Empolgação é o sinonimo mais prático para a felicidade”, quando se fala em paixão, propósito e vontade refere-se ao conceito de empolgação. A pergunta que o autor propõe ao leitor é “O que me empolga fazer?”

k) Testar as ideias, verifique se as pessoas estão abertas ao seu produto. Peça para comprar, em vez de questionar se comprariam.

 

A minha experiência como leitora

É um livro de leitura fácil, que nos ensina a contruir um novo estilo de vida. Ao escolher este livro, associei o título de imediato, à gestão do tempo, por isso a minha escolha, pensei que ao ler este livro poderia ajudar-me a ser mais produtiva e a ter tempo para o que realmente importa e posteriormente ajudar as outras pessoas a o serem, pois como Responsável de Recursos Humanos é importante partilhar métodos e técnicas de trabalho que possam ajudar as pessoas a tornarem-se melhores profissionais.

 Neste sentido passo a enumerar algumas perfectivas da obra, não apenas em termos de produtividade, mas que podem fazer diferença. Algumas não são novidade, no entanto se tomarmos consciência do impacto que estas podem ter na nossa vida para sermos mais felizes é essencial:

a)  Limite as tarefas ao que é importante para reduzir o tempo de trabalho (princípio 80/20), em vez de ocupar as 8h de trabalho;

b)  Não faça várias coisas ao mesmo tempo, priorize as suas tarefas de acordo com grau de importância e urgência;


 Figura 3 – Matriz de Eisenhower

c)  Não faça pesquisas na internet enquanto trabalha, apenas se for necessário para concluir um trabalho que tenha de terminar no próprio dia;

d) Defina horários durante o dia de trabalho para responder a emails e telefonemas, assim não existe interrupções que são inimigas da produtividade;

e)  Acabe com as distrações, eliminando tudo o que é informação inútil;

f)  Agende reuniões só quando não conseguir resolver com um telefonema ou uma mensagem;

g)  Reuniões marcadas apenas para tomada de decisões, leve os pontos a tratar pré-definidos e se for possível com a proposta de solução para os mesmos, nunca esquecer de definir horário para terminar a reunião;

h) Delegar tarefas e dar autonomia às pessoas para que possam tomar decisões;

i)  Saia da sua zona de conforto, aponte os seus medos de forma a ganhar clareza quanto aos mesmos;

j) Pense fora da caixa, a sociedade impõe regras e normas que muitas vezes não fazem sentido.

k) Pense no seu propósito, o que o apaixona, o que o faz sentir feliz, pois terá muito mais sucesso fazendo algo que gosta ao invés de fazer algo por obrigação.

Ao ler o livro ganhei clareza sobre diversos aspetos da vida e do mundo do trabalho, até por que neste último ano tenho vindo a interrogar-me sobre algumas questões relacionados com algumas temáticas abordadas no livro.

No entanto nem todas as perfectivas ou métodos abordados no livro podem ser adotadas a todas as realidades e/ou a todas as pessoas, no entanto quero especificar algo que nunca tinha pensado, Timothy Ferriss contrata um assistente virtual (AV) para gerir a sua caixa de mail, agendamento de entrevistas, entre outras tarefas (capítulo que o autor denomina por terceirizar a vida), no caso do autor faz sentido e o custo associado é um investimento, devido à economia do tempo. Considero que não se aplica ao meu caso, no entanto entregou-me uma nova perfectiva de ver as coisas.

Penso que este livro abre a mente para novas perfectivas, fora do que é o convencional e o imposto pela sociedade, e que nós seres humanos tomamos por adquirido e nunca questionamos. No entanto o mundo está a mudar, e as pessoas após a pandemia COVID 19, começaram a ter novas preceptivas sobre o mercado de trabalho, querem ter mais tempo para  elas, um horário de trabalho normal de 8H diárias, já não lhes diz nada, pois corta a liberdade, as pessoas querem trabalhar por projetos, trabalhar a partir de casa, entre outras mudanças que estão a acontecer no mundo atualmente, e as organizações têm de estar despertas para estas novas tendências se quiserem ter colaboradores. Estas novas perspetivas acerca do trabalho e a própria obra, pode-se interligar com um tema atual que é a “Grande Resignação” que teve início nos EUA, mas está a estender-se por toda a Europa, será sem dúvida um grande desafio para os líderes de Recursos Humanos. https://hrportugal.sapo.pt/the-great-resignation-e-o-grande-desafio-dos-lideres-de-recursos-humanos/

Interligação com os temas da Unidade Curricular - Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional

Quando se fala de pessoas, organizações, qualidade de vida, bem-estar, felicidade, conciliação entre a vida pessoal e profissional, pode-se interligar com as temáticas abordadas ao longo da unidade curricular, pelos vários Oradores convidados no âmbito do projeto “Change Up Project” e Docente Dra. Patrícia Araújo. Pode-se referir que o capítulo do livro que aborda o tema “Liberação” (projeto de vida) está bem presente a ligação anteriormente referida.

Quem sou eu?

Figura 3 - Reviewer

“Nada de grandioso se faz sem um pouco de paixão”     Hegel

    Sou de Albufeira, tenho 44 anos, sou licenciada em Gestão Turística pelo Instituto Dom Afonso Terceiro, neste momento estou a frequentar o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional no ISMAT (https://www.ismat.pt/). Sou Responsável de Recursos Humanos na empresa Algarexperience (https://algarexperience.com/), um desafio que me foi proposto há cinco anos, o qual abracei e abraço com amor e dedicação.

   Tenho como propósito, poder de certa forma fazer a diferença na vida das pessoas com quem trabalho, contribuindo para a sua felicidade e o seu bem-estar.

   Sou apaixonada pelo que faço e tenho apostado no meu crescimento pessoal e profissional ao longo destes últimos anos, no entanto o caminho é longo e contínuo, para tornar-me na minha “Melhor Versão”.

Espero que a minha book review desperte interesse para a leitura do livro “Trabalhe 4H por Semana” e que vos ajude a encontrar a Vossa “Empolgação”. 


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E-mail: mascarenhasivania@gmail.com

Caro/a Leitor, para citar esta book Review, use esta referência final:

Mascarenhas, I. (2022). “Esqueça o velho conceito de trabalho!”. Book Review Orientada por PHD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de “Métodos Avançados de Investigação e Desenvolvimento Organizacional”. ISMAT – Instituto Superior Dom Manuel Teixeira Gomes.

Disponível em: https://desenvolvimentoorganizacional.blogspot.com


REFERÊNCIAS

Ferriss, Timothy, (2008) Trabalhe 4 Horas por semana, São Paulo: Editora Planeta do Brasil.

https://hrportugal.sapo.pt/the-great-resignation-e-o-grande-desafio-dos-lideres-de-     recursos humanos/

https://tim.blog/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Ferriss

https://deliciadeblog.com/trabalhe-4-horas-por-semana/

https://www.ted.com/talks/tim_ferriss_smash_fear_learn_anything


sexta-feira, 24 de junho de 2022

Ser uma “Girlboss” Book Review do Livro “Girlboss” de Sophia Amoruso - Por Rita Pereira

Esta é a autobiografia de Sophia Christina Amoruso, uma empresária de sucesso nascida a 20 de Abril de 1984 em São Diego, nos Estados Unidos da América. Apesar da sua educação tradicional, o seu percurso foi turbulento, pela sua natureza rebelde não seguiu os padrões ditos normais pela sociedade, mas ainda assim atingiu uma carreira notável nos negócios, ao encontrar a sua vocação para a moda. Durante a adolescência foi diagnosticada com depressão e com transtorno de déficit de atenção, o que complicou a sua jornada escolar, tendo desistido da escola cedo, e começado a trabalhar ainda adolescente, aos 15 anos num restaurante “Subway”. Após o divorcio dos pais, aos 17 anos, mudou-se sozinha para a cidade de Sacramento, na Califórnia, onde adotou um estilo de vida errático, passando por vários trabalhos, mas também roubando e catando lixo para conseguir sobreviver. Mais tarde, mudou-se para a cidade de São Francisco, também na Califórnia, onde em 2006 fundou a conhecida marca de roupa feminina “Nasty Gal”.



Em 2014, com apenas 30 anos escreveu este livro, onde relata na primeira pessoa e de forma espirituosa, como a vida e todas as peripécias por que passou a levaram à posição de sucesso em que está hoje. O crescimento de Sophia é notável pela sua capacidade de resiliência e de adaptação, tendo em conta que sozinha e sem nenhuma experiência em gestão de negócios, conseguiu fundar e gerir uma grande empresa de retalho de vestuário que neste momento gera dezenas de milhões de dólares em lucros.

Neste livro, batizado com o lema de vida da autora “Girlboss”, a norte americana Sophia Amoruso leva-nos a fazer uma viagem pelo seu percurso, aprofundando a sua evolução pessoal e profissional, desde criança até ao presente onde é CEO da marca “Nasty Gal”. Através da sua experiência pessoal Sophia dirige-se principalmente às mulheres e inspira-nos a abraçar o seu conceito de “Girlboss”, por forma a que sejamos capazes de superar as dificuldades e projetar a vida incrível com que sempre sonhamos. Através da sua visão fora da caixa, que inspirou os looks vintage que lançaram a sua marca, a autora pretende que as suas clientes e leitoras consigam ver-se e inspirar-se numa nova vida onde tudo é possível. Superando todas as contradições e dificuldades, mas valendo-se do seu talento para a moda, a autora conseguiu contornar uma espiral de má sorte e de más decisões transformando completamente a sua vida.

Aos 22 anos, perante a sua dificuldade em fixar-se num emprego comum e uma dispendiosa emergência médica, para conseguir pagar as suas contas Sophia começou a vender roupas em segunda mão no website “EBAY”. Apesar de ser mais uma entre tantas páginas de venda de roupa no site, Sophia marcou a diferença pelo seu original sentido de moda e pelo seu talento para a fotografia, que conseguiu demonstrar através das sessões fotográficas de estilo vintage que fazia com as peças de roupa usada que ia comprando, de forma a conseguir publicitá-las. O sucesso foi estrondoso, começando as suas peças a esgotar em minutos. Perante o exponencial crescimento das suas vendas e consequentemente da procura e pressão por parte das suas clientes, Sophia viu-se obrigada fazer crescer o seu negócio. O que significou uma necessidade de maiores stocks, de mais espaço, de mais recursos humanos para a ajudarem e claro de uma urgente capacidade de estratégia e de gestão de um negócio que crescia e que exigia mais a cada dia que passava.

Além de nos contar a sua história de vida, a autora pretende também dar a conhecer o conceito central do seu livro e da sua vida, ser uma “Girlboss”, segundo ela, uma ser “Girlboss” é abraçar os erros e as experiências negativas de forma positiva, de forma a alcançar o seu verdadeiro propósito de vida. Apesar de todos os empregos por que passou terem-se revelado inadequados para Sophia, esta considera que foram essenciais para que pudesse encontrar o seu caminho, ajudando a revelar o que era mesmo para ela ou não. Na vida pessoal, tanto como nos negócios, é importante normalizarmos a tentaria e o erro, é normal e necessário errar, pois só assim a vida nos consegue encaminhar e mostrar por onde ir, uma “Girlboss” transforma o negativo em oportunidades, e só a superação do erro nos permite encontrar o verdadeiro propósito.

Uma “Girlboss”, é também alguém que não deixa que o passado a defina, a autora afirma que os erros e as más experiências salvaram de certa forma a sua vida, pois permitiram que aprendesse, inspirando-a a saber por onde seguir, identificando assim os seus pontos fracos e os seus pontos fortes. Sophia Amoruso pretende que este livro seja também um motor para uma visão onde mudamos a forma como encaramos e aprendermos com os nossos erros e com os dos outros, de forma construtiva. Inspirando quem o lê a abraçar o passado, por muito complicado que pareça, e a torná-lo em aprendizagem e superação positiva e útil. Apesar de todos os momentos difíceis por que passou, de ter sido apanhada a roubar, de ter andado por lixeiras à procura do que lhe pudesse ser útil, a autora abraça esse passado, demonstrando que este não a define, nem limita as suas capacidades.

Um dos pontos importantes abordados pela autora é a questão do mindset positivo, segundo ela é necessário acreditar no poder do pensamento, na medida em que uma postura de pensamento positivo é essencial para que consigamos atingir os nossos objetivos. Apesar de parecer que perante os erros consecutivos Sophia estava destinada a uma vida de fracasso, a autora manteve sempre o foco no sentimento de que estava destinada a algo maior, acreditando que era capaz conseguiu criar as suas próprias oportunidades, até que criou a “Nasty Gal”, à sua imagem e semelhança, assente nas suas duas paixões, a moda e a fotografia. Sonhar em almejar mais é o mais importante na opinião da autora, ao sonharmos e acreditarmos verdadeiramente, aliando claro ao trabalho, conseguimos favorecer a sorte, pois segundo Sophia, quando acreditamos em nós próprios, os outros também acreditam em nós. 

A autora, contra tudo e todos, abraçou a sua personalidade e sentido de viver fora da norma e tornou isso numa oportunidade valiosa para crescer. Ao descobrir algo em que era verdadeiramente boa e que era capaz de mantê-la empenhada, ao contrário de todos os outros empregos e tarefas que experimentou. Contudo, apesar do grande sucesso inicial, Sophia apercebeu-se que lhe faltavam competências ao nível da gestão operacional de uma empresa, contudo isso não a demoveu de continuar a lutar pelo seu sonho. Ciente do valor do que estava a construir e acreditando nas suas capacidades Sophia continuou a fazer crescer a marca, apercebendo-se da importância da boa gestão de recursos humanos, afirmando que era importante saber contratar, como também saber demitir. Assim, apesar da essência do negócio ser sua, superou a sua inexperiência e falta de formação em administração de negócio deste tipo, e procurou ajuda ao contratar uma equipa e um consultor que a ajudou na parte administrativa do negócio, sendo que este se focou na estruturação da parte operacional, de finanças e de recursos humanos. A partir daí foi estruturada hierarquicamente a “Nasty Gal” tal como é hoje, sendo que hoje a marca está presente em mais de 200 países e conta com mais de 200 colaboradores diretos.

A história do crescimento da “Nasty Gal” é um exemplo notável de gestão, na medida em que a grande capacidade de transformação e de adaptação da sua fundadora, ainda que sem a formação e o conhecimento teórico, conseguiram levar a empresa ao grande sucesso que é hoje. Ainda que sem formação, Sophia Amoruso aplicou na gestão da sua empresa alguns conceitos tratados nesta Unidade Curricular de Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional. Sendo que através deste livro vemos na prática a aplicação dos assuntos tratados como: A construção de uma carreira, a importância das boas relações laborais, a boa gestão das emoções e a importância de um mindset construtivo e positivo, bem como o planeamento de estratégias de desenvolvimentos de empresas. Todas estas temáticas estão expressas no desenvolvimento da carreira da autora bem como da sua empresa “Nasty Gal”.

Sophia Amoruso e a sua inspiradora história, são decerto uma motivação para muitas pessoas que se vêm incapazes de fundir com os padrões normais de educação e de trabalho, a história de Sophia vem provar que todos temos algo em que somos bons e que podemos empreender isso nas nossas vidas com trabalho e dedicação. Escolhi este livro por conhecer a marca e por ter curiosidade em conhecer melhor o seu rápido percurso de crescimento, tendo em conta que esta marca teve um crescimento ímpar num tão curto espaço de tempo. Esta leitura foi valiosa para mim, pois além de muito divertida e cativante, absorvi a história de Sophia como uma motivação de que é sempre possível chegarmos onde queremos e de atingirmos os nossos sonhos, mesmo quando tudo parece impossível e estagnado. Retiro essa mensagem de esperança desta autobiografia por compreender que por vezes, todos nós sentimos que não estamos a ir no caminho certo, e em que não nos identificamos, através desta história somos inspirados a procurar e a seguir a nossa vocação, com a certeza de que quando fazemos o que gostamos, com trabalho e pensamento positivo tudo é possível. 



Caro/a Leitor, para citar esta book review, use esta referência final:

Pereira, R. (2022). Book Review do Livro “#GIRLBOSS: A INSPIRADORA HISTÓRIA DA EXECUTIVA DE 100 MILHÕES DE DOLÁRES, CEO DO SITE NASTY GAL”. Book Review orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de “Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional”. ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/



Sobre mim:


   
             
O meu nome é Rita Pereira, sou natural do concelho de Lagos, e tenho 27 anos. Sou licenciada em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa, e neste momento estou a tirar um mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes em Portimão. Nos meus tempos livres gosto de socializar, de viajar e conhecer novas culturas, de fotografia e de música.



Bibliografia:

AMORUSO, Sophia C. (2015). #Girlboss: A inspiradora história da executiva de 100 milhões de doláres, CEO do site Nasty Gal. São Paulo, SP. Seoman. E-ISBN: 978-85-5503-008-6



Websites de interesse para complementar a leitura:

https://www.sophiaamoruso.com/
https://www.nastygal.com/

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