quinta-feira, 30 de junho de 2022

"Esquece o velho conceito de trabalho"! Book Review do livro "Trabalhe 4H por semana" por Ivânia Mascarenhas



“Esquece o velho conceito de trabalho”! Book Review do livro “Trabalhe 4h por Semana”, por Ivânia Mascarenhas 

 

Curiosidades

 

Figura 1 – Autor do livro

           Timothy Ferriss, de nacionalidade americana, nasceu a 20 de julho de 1977. Para além de escritor, é empresário, palestrante, investidor anjo e membro de conselho de algumas starups como Facebbok, Twitter e Evernote, entre outras empresas. Em 2007 lançou o seu primeiro livro Trabalhe 4 Horas por Semana, tendo alcançado a posição n.º 1 nas listas de best seller do New Work Times e do Wall Street Journal. Esta obra ficou por vários anos em listas de best seller, tendo vendido mais de 1,5 milhões de exemplares em todo o mundo.

Em 2006, o livro de Timothy Ferriss, foi recusado por mais de 26 editoras antes de ser publicado e ter-se tornado um best seller.

O escritor lançou mais algumas obras, como 4 horas para o seu Corpo e o Chefe de Cozinha de 4 Horas, tendo estas também sido consideradas best sellers.

 

https://tim.blog/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Ferriss

https://www.ted.com/talks/tim_ferriss_smash_fear_learn_anything

 

 O livro

 Figura 2 – Capa do livro


O livro inicia com várias questões que podem ser colocadas pelos leitores ao lerem o título do livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”.

Tenho de despedir-me do meu emprego? Preciso correr riscos? Tenho de ser solteiro e jovem? Tenho de viajar? Ter nascido rico? Ser formado por uma universidade prestigiada?

A resposta é não a todas as perguntas. O autor desta obra promove perfectivas e uso de técnicas para ganhar mais dinheiro, ter “mini aposentadorias”, economizar tempo e reduzir o tempo de trabalho.
O livro “Trabalhe 4 horas por Semana”, traz dois conceitos principais otimização e terceirização, que fará com que exista mais tempo para fazer o que se gosta e o que se deseja, não necessitando esperar a “aposentadoria”, bem como formas de multiplicar o salário e viver onde quiser.

 Nesse sentido, o autor define o processo DEAL (arte de negociar), que se divide em quatro passos, que são explorados ao longo dos vários capítulos:

D de Definição – Ganhar clareza quanto aos objetivos que se pretende atingir e definir metas realistas (é fornecido pelo autor um formulário para o efeito), entender o conceito Novos-Ricos e de Adiadores bem como a definição do Projeto de Vida, que se baseia no uso positivo do tempo livre, para fazer aquilo que se quer em deterioramento daquilo a que se é obrigado.

E de Eliminação – como gerir o tempo e eliminar tarefas desnecessárias ou que não acrescentam valor. Pensar no que é essencial para atingir os resultados pretendidos. A ideia de forma geral é trabalhar menos, mas com mais qualidade, ou seja, mais produtiva. Conseguir fazer uma análise do que rouba tempo e que impede de produzir mais, para que seja eliminado.

A de Automação - técnicas de automação e terceirização. Consiste de uma forma simples em delegar tarefas e criar uma fonte de renda em piloto automático através da internet. O autor demonstra como é possível utilizar a internet para vender produtos online e testar os mesmos de forma rápida para verificar a sua aceitação por parte dos consumidores.

L de Liberação - entender o que são as mini aposentadorias (períodos de descanso ao longo do ano, de forma que exista um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional), e de como se pode ter uma vida móvel. A liberação consiste essencialmente em ter tempo livre para desfrutar a vida. Não esperar a “aposentadoria” para fazer as coisas que se pretende ou que se sonha.

 De uma forma sucinta e simples, as principais ideias do livro consistem:

a)“Menos trabalho não significa preguiça”, deixar de fazer trabalho inútil e ter foco nas atividades que realmente aportam valor, não é preguiça, no entanto a sociedade tende a recompensar o sacrifício pessoal ao invés da produtividade pessoal;

b) As pessoas querem usufruir daquilo que pensam que só os milionários podem, mas nem sempre os que ganham mais ou têm mais dinheiro são os mais ricos, são os têm mais tempo para usufruir da vida, e para isso há que fazer escolhas.

c)“Foco em ser produtivo ao invés de estar ocupado”, ocupado e produtividade não são palavras sinônimas;

d) Verifique o que pode ser automatizado e o que pode ser eliminado. Nunca delegue nada que possa ser automatizado.

e) Reveja os processos e se for necessário redefina-os antes de acrescentar pessoas aos mesmos, pois usar pessoas num processo bem definido aumenta a produtividade e usar pessoas para um processo mal definido aumenta os problemas;

f) “Principio 80/20”, maiores resultados exigem esforços menores;

g)  Trabalhar melhor não significa trabalhar mais;

h) Terceirizar a vida (assistentes -executivos remotos);

i) A vida é uma viagem, que pode terminar a qualquer momento por qualquer motivo, e todos os sonhos e coisas que se pretende fazer, podem acabar nesse exato instante. Se realmente é importante, “Vá e Faça”! Não espere por um futuro longínquo que ninguém sabe se irá chegar;

j) “Empolgação é o sinonimo mais prático para a felicidade”, quando se fala em paixão, propósito e vontade refere-se ao conceito de empolgação. A pergunta que o autor propõe ao leitor é “O que me empolga fazer?”

k) Testar as ideias, verifique se as pessoas estão abertas ao seu produto. Peça para comprar, em vez de questionar se comprariam.

 

A minha experiência como leitora

É um livro de leitura fácil, que nos ensina a contruir um novo estilo de vida. Ao escolher este livro, associei o título de imediato, à gestão do tempo, por isso a minha escolha, pensei que ao ler este livro poderia ajudar-me a ser mais produtiva e a ter tempo para o que realmente importa e posteriormente ajudar as outras pessoas a o serem, pois como Responsável de Recursos Humanos é importante partilhar métodos e técnicas de trabalho que possam ajudar as pessoas a tornarem-se melhores profissionais.

 Neste sentido passo a enumerar algumas perfectivas da obra, não apenas em termos de produtividade, mas que podem fazer diferença. Algumas não são novidade, no entanto se tomarmos consciência do impacto que estas podem ter na nossa vida para sermos mais felizes é essencial:

a)  Limite as tarefas ao que é importante para reduzir o tempo de trabalho (princípio 80/20), em vez de ocupar as 8h de trabalho;

b)  Não faça várias coisas ao mesmo tempo, priorize as suas tarefas de acordo com grau de importância e urgência;


 Figura 3 – Matriz de Eisenhower

c)  Não faça pesquisas na internet enquanto trabalha, apenas se for necessário para concluir um trabalho que tenha de terminar no próprio dia;

d) Defina horários durante o dia de trabalho para responder a emails e telefonemas, assim não existe interrupções que são inimigas da produtividade;

e)  Acabe com as distrações, eliminando tudo o que é informação inútil;

f)  Agende reuniões só quando não conseguir resolver com um telefonema ou uma mensagem;

g)  Reuniões marcadas apenas para tomada de decisões, leve os pontos a tratar pré-definidos e se for possível com a proposta de solução para os mesmos, nunca esquecer de definir horário para terminar a reunião;

h) Delegar tarefas e dar autonomia às pessoas para que possam tomar decisões;

i)  Saia da sua zona de conforto, aponte os seus medos de forma a ganhar clareza quanto aos mesmos;

j) Pense fora da caixa, a sociedade impõe regras e normas que muitas vezes não fazem sentido.

k) Pense no seu propósito, o que o apaixona, o que o faz sentir feliz, pois terá muito mais sucesso fazendo algo que gosta ao invés de fazer algo por obrigação.

Ao ler o livro ganhei clareza sobre diversos aspetos da vida e do mundo do trabalho, até por que neste último ano tenho vindo a interrogar-me sobre algumas questões relacionados com algumas temáticas abordadas no livro.

No entanto nem todas as perfectivas ou métodos abordados no livro podem ser adotadas a todas as realidades e/ou a todas as pessoas, no entanto quero especificar algo que nunca tinha pensado, Timothy Ferriss contrata um assistente virtual (AV) para gerir a sua caixa de mail, agendamento de entrevistas, entre outras tarefas (capítulo que o autor denomina por terceirizar a vida), no caso do autor faz sentido e o custo associado é um investimento, devido à economia do tempo. Considero que não se aplica ao meu caso, no entanto entregou-me uma nova perfectiva de ver as coisas.

Penso que este livro abre a mente para novas perfectivas, fora do que é o convencional e o imposto pela sociedade, e que nós seres humanos tomamos por adquirido e nunca questionamos. No entanto o mundo está a mudar, e as pessoas após a pandemia COVID 19, começaram a ter novas preceptivas sobre o mercado de trabalho, querem ter mais tempo para  elas, um horário de trabalho normal de 8H diárias, já não lhes diz nada, pois corta a liberdade, as pessoas querem trabalhar por projetos, trabalhar a partir de casa, entre outras mudanças que estão a acontecer no mundo atualmente, e as organizações têm de estar despertas para estas novas tendências se quiserem ter colaboradores. Estas novas perspetivas acerca do trabalho e a própria obra, pode-se interligar com um tema atual que é a “Grande Resignação” que teve início nos EUA, mas está a estender-se por toda a Europa, será sem dúvida um grande desafio para os líderes de Recursos Humanos. https://hrportugal.sapo.pt/the-great-resignation-e-o-grande-desafio-dos-lideres-de-recursos-humanos/

Interligação com os temas da Unidade Curricular - Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional

Quando se fala de pessoas, organizações, qualidade de vida, bem-estar, felicidade, conciliação entre a vida pessoal e profissional, pode-se interligar com as temáticas abordadas ao longo da unidade curricular, pelos vários Oradores convidados no âmbito do projeto “Change Up Project” e Docente Dra. Patrícia Araújo. Pode-se referir que o capítulo do livro que aborda o tema “Liberação” (projeto de vida) está bem presente a ligação anteriormente referida.

Quem sou eu?

Figura 3 - Reviewer

“Nada de grandioso se faz sem um pouco de paixão”     Hegel

    Sou de Albufeira, tenho 44 anos, sou licenciada em Gestão Turística pelo Instituto Dom Afonso Terceiro, neste momento estou a frequentar o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional no ISMAT (https://www.ismat.pt/). Sou Responsável de Recursos Humanos na empresa Algarexperience (https://algarexperience.com/), um desafio que me foi proposto há cinco anos, o qual abracei e abraço com amor e dedicação.

   Tenho como propósito, poder de certa forma fazer a diferença na vida das pessoas com quem trabalho, contribuindo para a sua felicidade e o seu bem-estar.

   Sou apaixonada pelo que faço e tenho apostado no meu crescimento pessoal e profissional ao longo destes últimos anos, no entanto o caminho é longo e contínuo, para tornar-me na minha “Melhor Versão”.

Espero que a minha book review desperte interesse para a leitura do livro “Trabalhe 4H por Semana” e que vos ajude a encontrar a Vossa “Empolgação”. 


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E-mail: mascarenhasivania@gmail.com

Caro/a Leitor, para citar esta book Review, use esta referência final:

Mascarenhas, I. (2022). “Esqueça o velho conceito de trabalho!”. Book Review Orientada por PHD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de “Métodos Avançados de Investigação e Desenvolvimento Organizacional”. ISMAT – Instituto Superior Dom Manuel Teixeira Gomes.

Disponível em: https://desenvolvimentoorganizacional.blogspot.com


REFERÊNCIAS

Ferriss, Timothy, (2008) Trabalhe 4 Horas por semana, São Paulo: Editora Planeta do Brasil.

https://hrportugal.sapo.pt/the-great-resignation-e-o-grande-desafio-dos-lideres-de-     recursos humanos/

https://tim.blog/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Ferriss

https://deliciadeblog.com/trabalhe-4-horas-por-semana/

https://www.ted.com/talks/tim_ferriss_smash_fear_learn_anything


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