quinta-feira, 24 de novembro de 2022

“Mindset – A nova psicologia do sucesso”(Carol Dweck) - Uma Book Review do Livro por Ana Gomes

 


Atitude mental! – Book Review do livro

“Mindset – A nova psicologia do sucesso”, de Carol S. Dweck 

Figura 1

Fonte: amazon.com

 

Autora: CAROL S. DWECK

Figura 2

Fonte: www.ted.com/speakers/carol_dweck


Carol Susan Dweck nasceu em Nova Yorque em 17 de outubro de 1946, psicóloga e professora na Universidade de Stanford e membro da Associação de Ciências Psicológicas. Conhecida pelo seu trabalho sobre motivação e mentalidade, Dweck deu a sua grande contribuição para a psicologia social com as teorias implícitas da inteligência com o livro de 2006 Mindset: The New Psychology of Success.

Carol Dweck, escreveu este livro a pedido dos seus alunos que gostavam de ver replicado o conhecimento da Prof.ª para acrescentar valor à vida das pessoas.

O livro presenteia-nos com alguns casos vividos pela autora como também de pessoas famosas nas áreas das ciências, artes, desporto e dos negócios, destacadas pelo sucesso e insucesso.

No início de carreira como pesquisadora a autora ambicionava perceber como as pessoas lidam com as suas frustrações? Começou por estudar, como os estudantes lidavam com problemas difíceis? Observando uma criança de cada vez com desafios de quebra-cabeças, com níveis cada vez mais difíceis. A autora se surpreendeu quando verificou que aquelas crianças gostavam dos problemas?! Não, apenas para elas os desafios eram vistos como desenvolvimento. No livro a autora usa uma expressão de Robert Sternbert, um estudioso da inteligência, que refere que o conhecimento “não é alguma capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação com objetivo”.

Com mais de vinte anos de investigação a autora evidenciou que a opinião que adotamos de nós próprios afeta de maneira intrínseca a forma como encaramos a vida, o poder da atitude mental. Como pode uma crença transformar uma vida? Pessoas com mindset fixo acreditam nas qualidades imutáveis, na necessidade de mostrar as suas habilidades. Pessoas com mindset de crescimento acreditam que com esforço e dedicação é possível desenvolver as capacidades. Pessoas com mindset fixo, num dia menos bom sentem-se rejeitadas, inúteis, com uma vida injusta, sem sorte, completamente frustradas. A autora menciona Howard Gardner, autor do livro “Mentes extraordinárias”, que revela indivíduos talentosos identificam os seus pontos fortes e fracos, e agem com mindset de crescimento. Para a autora existe doi tipos de capacidade: a capacidade fixa e a capacidade mutável, com capacidade de desenvolvimento de aprendizagem.

A autora estudou alunos para avaliar o QI, concluindo que quando se elogiava as capacidades o QI diminuía, mas ao elogiar o esforço o QI dos alunos aumentava. O que mais surpreendeu a autora na pesquisa foi crianças acharem se burras quando lhes diziam ser inteligentes. Tanto os estereótipos positivos como os negativos perturbam pessoas com mindset fixo, já pessoas com mindset de crescimento não lhes afeta o desempenho nem se limitam ao pensamento alheio.

No mundo do desporto o mindset de crescimento destaca-se, os atletas desenvolvem mais perante desafios maiores. Michael Jordan, atleta de mindset de crescimento por excelência, não se considerava uma pessoa melhor que as outras, mas sim alguém que lutou e conseguiu crescer. Conhecido pelo mundo como: “Deus em pessoa”, “Super-Homem”, “Jesus com equipamento de basketball”.

Não será o potencial a capacidade de desenvolver eficientemente as aptidões com dedicação ao longo do tempo? Sim. Famosos como Jackson Pollock, Marcel Proust, Elvis Presley, Ray Charles, Lucille Ball e Charles Darwin, eram considerados sem potencial no inicia de carreira.

A autora refere os indivíduos com mindset fixo aqueles que acreditam nas suas caraterísticas como imutáveis, com necessidade de atingirem sucesso. No mindset fixo o insucesso pode causar trauma. O fracasso pode definir pessoas com mindset fixo, impedindo-as de desenvolver capacidades, por mais inteligentes que sejam. Pessoas com mindset de crescimento acreditam que os fracassos não as definem, a mudança e o crescimento são o caminho para o sucesso.

Na área da gestão, o livro menciona grandes líderes com mindset de crescimento como Kimberly-Clark, e Darwin Smith, por estarem em constante aprendizagem, eles afirmam “Nunca deixarei de estar à altura do meu cargo”. Um exemplo de insucesso foi o CEO da empresa Sunbeam, Albert Dunlap, o seu desafio era reorganizar a empresa, utilizou uma estratégia de curto prazo devido a ter um mindset fixo, mesmo com ações valorizadas na Bolsa de Valores, a empresa não resistiu. Lou Gerstner com mindset de crescimento, chamado a reformular a IBM, alterou as políticas e a cultura da empresa, as ações estagnaram na Wall Street, visto como um falhado, mas poucos anos mais tarde a IBM voltou a ser líder de mercado. Líderes e pessoas com mindset fixo, pensam ser superiores às outras. A autora refere que em várias autobiografias de CEO´s com mindset fixo os programas de desenvolvimento eram muito poucos, em CEO´s com mindset de crescimento havia uma preocupação pelo desenvolvimento pessoal. Líderes como Jack Welch, Lou Gerstner e Anne Mulcahy, conseguiram mudar de mindset fixo para o midset de crescimento, por acreditavar no seu potencial e no desenvolvimento humano. As empresas com mindset de crescimento, promovem motivação, estratégia e acompanhamento, com uma “cultura de desenvolvimento”.

Nos relacionamentos, a autora refere um estudo de Jennifer Beer, sobre a interação social e destaca o mindset fixo pelo elevado nível de timidez, interferindo nas novas amizades. Pais com ideias de mindset fixo transmitem aos filhos um modelo de “criança talentosa”, caso contrário não terão valor. Pais que ajudam os filhos com ideias de crescimento torna-os plenos seres humanos, motivados e capazes de contribuírem para uma sociedade melhor. Alguns professores acreditam que alunos mais fracos desenvolvem o mindset fixo, outros professores acreditam que todos os estudantes são capazes de aprender qualquer coisa, mostrando diferentes maneiras de resolver problemas. Wooden, um técnico desportivo de basketball, afirmava para além de ensinar táticas e estratégias de jogo, o que realmente sabia fazia melhor era motivar os jogadores. O reconhecimento por uma cultura de aprendizagem utilizada por muitos pais, professores e técnicos desportivos, com mindset de crescimento tem sido reconhecido através de grandes resultados.

O mindset de crescimento é a base para a mudança. Os mindset´s são a estrutura do nosso pensamento dando origem ao processo de interpretação. O mindset fixo cria um monólogo interno com pensamentos de culpa ou de julgamento. No mindset de crescimento o monólogo interno desenvolve críticas construtivas. A autora estimula o leitor para a mudança do mindset de crescimento com uma jornada que inclui os seguintes tempos: aceitação; reconhecimento do nosso mindset fixo; quem é a nossa persona; aprender gradualmente o mindset de crescimento e aprender a ajudar os outros.

A autora ilustra um infográfico de Nigel Holmes, para diferenciar os dois mindset´s e como planear o crescimento.

Nigel Holmes

Figura 3

Fonte: infografico nigel holmes - Pesquisa Google


Como evoluir o mindset de crescimento? A autora dedica ao leitor exercícios de dilemas, a reação do mindset fixo, assim como os passos para o crescimento, um exemplo é:

Imaginar que estamos a candidatar-nos para um mestrado, mas não conseguimos.

A reação do mindset fixo seria pensar que as vagas eram poucas para o nº de candidatos, não nos afetando. Os segundos pensamentos seriam ouvir uma voz interior a dizer que somos medíocres. Contudo escolheríamos os 1ºs pensamentos.

Com o midset de crescimento pensaríamos: como posso melhorar para conseguir a vaga no mestrado? A autora refere que a história foi verídica, contudo a candidata rejeitada entrou em contacto com a escola para saber o que poderia melhorar caso voltasse a candidatar-se. Poucos dias depois ligaram-lhe a comunicar que tinham reconsiderado a prova e também gostado do seu caráter.

A autora conclui que mudança para um mindset de crescimento melhora a vida de quem pratica, mesmo não resolvendo todos os problemas. Contudo “Decidir mudar deve ser adequado a de cada um, embora possamos adotar pensamentos de mindset de crescimento para ultrapassarmos os obstáculos, sempre com foco para o futuro.”

 

Reflexão integrativa

Relacionando o livro com a temática lecionada em aula na UC de MIDO, com a Prof.ª Patrícia Araújo, destaco a ligação entre a mudança de mindset´s com o programa de mudança de um dos métodos de intervenção organizacional: comportamental. Ambas as mudanças são voltadas para o desenvolvimento de pessoas, procurando melhorar o comportamento das aptidões, atitudes, perceções e expectativas de crescimento pessoal e profissional. Ou seja, a curva da mudança de Kubler-Ross dado em aula, está relacionado com o mindset fixo e de crescimento, as fases da curva da mudança são: a desilusão; a negação; frustração; depressão; até aqui estamos perante o mindset fixo, quando a curva começa a subir com as restantes fases: desenvolvimento de capacidades; decidir ser mais positivo; e integração da nova mudança, passamos a adotar um comportamento de mindset de crescimento. Outro conteúdo da matéria dada em aula sobre Peter Senge, o criador do conceito “organização aprendente” e “aprendizagem organizacional”, parece-me também interligar com o livro quando a autora evidencia que “Usando os princípios de mindset, muitas escolas e equipas desportivas têm chegado ao topo – reconhecidas pela sua cultura de aprendizagem”.

 

Minha experiência como reviewer

Este livro “Mindset – A Nova Psicologia para o Sucesso” de Carol Dweck, foi sem dúvida uma aprendizagem e uma experiência muito enriquecedora que levo como preparação para a minha vida tanto pessoal como profissional. O conhecimento transmitido no livro proporcionou-me uma autoanálise sobre o meu mindset fixo e de crescimento dando-me uma visão mais aprofundada sobre motivação e atitude mental, dando-me confiança para um pensamento mais positivo.

Como possível futura gestora de recursos humanos, espero vir a contribuir para o desenvolvimento organizacional, promovendo conhecimento pessoal e profissional, motivação, mindset de crescimento e espírito de equipa, aplicando uma “cultura de aprendizagem”, tratando as pessoas como potenciais de desenvolvimento.

 

Book review

O meu nome é Ana P. Gomes, autora desta book review, tenho 40 anos de idade, e vivo em Vila Real de Sto. António. Frequento o 3º ano de GRH no ISMAT -Grupo Lusófona www.ismat.pt, e tem sido um desafio a todos os níveis ter chegado até aqui e espero vir a superar todos os meus desafios com a ajuda do mindset de crescimento 😊.                                                                      

                                                                                

anapereiragomesvrsa@gmail.com 


Caro/a Leitor, para Citar esta book Review, use esta referência final:

Gomes, A. (24/11/2022). Comanda o teu pensamento! - Book Review do Livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso” Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ´Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional´. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2022/11/blog-post_24.html 


Bibliografia

Dwek, C. S. (2016). Mindset - A nova Psicologia do Sucesso. Rio de Janeiro: SCHWARCZ S.A.

https://blog.thenewcenturyschool.com/. (s.d.).

https://desenvolvimentoorganizacional.blogspot.com. (s.d.).

https://en.wikipedia.org/wiki/Carol_Dweck. (s.d.).

https://www.amazon.com. (s.d.).

https://www.google.pt/search?q=infografico+nigel+holmes. (s.d.).

https://www.ismat.pt. (s.d.).

https://www.ted.com/speakers/carol_dweck. (s.d.).

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