quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Book Review Por Roberto Jorge- "Mude Você o Mundo O manual do empreendedorismo social"

 

O autor do livro Gabriel Cardoso, tem 41 anos de idade, vive em Brasília, capital Federal do Brasil.

É especialista em Gestão de Projetos e graduado em Administração de Empresas, neste momento é Gerente Executivo do Instituto Sapiem e professor universitário há 12 anos no Centro Universitário UDF.

 

O livro foi pensado para os estudantes, um guia para os ajudar a conseguir contribuir com alguma coisa a nível social. Ele observou uma energia muito grande por parte desses estudantes, mas ao mesmo tempo andavam perdidos, sem saber para onde direcionar o esforço para concretizar, resolver um problema social e deixar a sua marca no mundo.

Vamos encontrar mais informações acerca do autor, no seu website, no website do livro ou mesmo no canal de Youtube do Jovem Protagonista:

Website: https://www.gabrielcardoso.com.br/  

Website do Livro: https://www.mudevoceomundo.com/

Canal de Youtube: https://youtu.be/3mmW_7H_KwQ

   

Empreender e mudar o Mundo é um sonho de muita gente e que o autor pretende ajudar a desenvolver em quem lê o livro com várias técnicas, pensamentos e partilhas.

Trata-se de um livro que pode ser visto como um guia do desenvolvimento da visão empreendedora e da sustentabilidade. A ideia geral de que entre ganhar dinheiro ou mudar o mundo não devem ser uma opção, mas sim a conciliação dos dois objetivos.

 

A Pergunta de partida e desafio que o autor lança a quem lê o livro é: “E você? Que tipo de marca deixará no universo?”.

 

Trata-se de um livro escrito por um brasileiro, logo todos os exemplos dados no mesmo refletem a sua cultura e localização. Como por exemplo que quando alguém é rico no Brasil, o preconceito é de que se é rico é porque é culpado de algo como corrupção.

 

O livro pode ser lido de forma normal, do princípio ao fim para quem queira dar os primeiros passos na aquisição de mais conhecimento acerca do assunto, ou então lido capítulo a capítulo por qualquer ordem, pois está idealizado que assim possa ser lido, de forma fácil e simples de perceber dividido em 10 capítulos. 

 

 

Inicia por explicar os conceitos gerais de sustentabilidade social e financeira e depois avança para uma série de ferramentas que ajudam na tarefa de conseguir atingir os objetivos por etapas.

 

Empreendedor Social procura problemas na sociedade e tenta solucionar através da criação de um negócio lucrativo que passa por um triangulo focado no Planeta + Pessoas + Lucro.
Não basta encontrar o problema, temos de estudá-lo através de pesquisas e fundamenta-lo em números e fontes e não apenas em “achismos”.

Faz-nos pensar que o empreendedorismo é incentivado ou limitado pela cultura. Exemplo de um pai Brasileiro perguntar ao filho o que ele queria fazer quando crescesse ao que responde “criar vídeo jogos” e o pai pergunta: “Em que empresa vais querer trabalhar?” e no Canada um mesmo exemplo em que a resposta do pai é, “posso ser teu sócio” e este fator demonstra uma diferença cultural muito grande que pode influenciar o incentivo ao empreendedorismo.
 

Países como Estados Unidos, Chile, Canadá, Austrália e Israel são alguns dos exemplos em que a cultura empreendedora é mais difundida.

O leitor vai ser confrontado com perguntas importantes que deve fazer a si mesmo como Quem Sofre? Com que está sofrendo? Quando ocorre o sofrimento? Quantas pessoas são em média afetadas? Onde estão essas pessoas?

Gerar ideias que sejam originais e solucionem o problema é a parte mais difícil e apesar de não existir nenhuma receita milagrosa, o autor partilha várias técnicas que nos podem ajudar a diminuir ou eliminar os bloqueios criativos como por exemplo os bloqueios percetivos, emocionais e culturais.

Partilha uma tabela muito interessante de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e refere que ninguém consegue ter todos mas o ideal é conseguir somar o maior numero de características possíveis.

 

 

 

Estratégias para uma comunicação clara e eficiente numa altura em que toda a informação e comunicação é instantânea e constante e que trará benefícios não apenas para o negócio, mas também para a carreira do empreendedor. De entre as estratégias destaco o Planeamento, domínio do assunto e autoconfiança.

Relativamente ao “Pitch” que é comum em qualquer estudante tal como nós, e durante as nossas apresentações no decorrer do curso, o autor destaca os 4 elementos necessários para um Pitch bem executado.

 

 

 

O mundo está se movendo tão rápido atualmente, que um homem que diz que “isso não pode ser feito” é geralmente interrompido por alguém que esteja fazendo.

— Elbert Hubbard


Sócios e sociedades é outro aspeto interessante abordado de forma simples e com algumas dicas no tipo de perfil que se deve procurar quando necessitamos de adquirir um sócio para conseguirmos construir o negócio.
Este tema está ligado a outro que é a possível falta de capital ou investimento para a concretização e indica alguns tipos de investidores que poderemos aprofundar mais acerca do perfil e o que normalmente é necessário para conseguirmos a sua atenção para adquirir o investimento necessário. Esses perfis são “Angels”, “Seed Capital”, “Venture Capitals”, “Crowdfunding”, “Credit”.

Para o empreendedor principiante existem também outras possibilidades como o co-working, incubadoras ou aceleradoras que poderão ajudar numa fase inicial em arrancar a ideia / negócio.

Tão ou mais importante que a criação, é a gestão do negócio e o autor dá exemplos de situações que correram bem e menos bem que ajudam a precaver de situações futuras que o empreendedor possa encontrar no percurso.

Continuidade do negócio e melhoria continua é outro dos temas abordados de forma que após o negócio arrancar, possa de forma continua a ir ultrapassando obstáculos e melhorando os produtos ou serviços que oferece.
Foco na atenção às dificuldades encontradas que devem ser vistas não como situações desmotivantes, mas sim como alertas para a orientação da gestão.

Os primeiros clientes como orientadores da construção do negócio é um aspeto que parece ser bem interessante e que podemos testar com qualquer situação e não apenas com a construção de um negócio. Podemos por exemplo testar o conceito com apresentações ou outras situações do dia a dia que consigamos explorar, repetir e analisar.

Os desafios nunca acabam para o empreendedor e quem acha que o mesmo trabalha menos que um funcionário está enganado.

O capítulo final chama-se “Mãos à Obra”, e vai tentar direcionar o leitor para por em prática real o que foi absorvendo durante todo o livro.

 

Reflexão Integrativa do livro com a UC

O autor refere de forma comum “Os Agentes da Mudança” que nós temos vindo a abordar na cadeira de Métodos de Intervenção lecionada pela Professora Patrícia Araújo, nomeadamente na Curva da Mudança baseada no original publicado por Elisabeth Kubler-Ross que adaptado para as organizações ajuda a explicar as várias etapas da mudança individual e organizacional, assim como mais recentemente os 8 passos da mudança de Kotter.

 

Opinião

O livro Mude Você o Mundo, o manual do empreendedorismo social é na minha opinião um livro muito fácil de ler e compreender, extremamente útil principalmente para ajudar a compartimentar as várias etapas da evolução enquanto futuros empreendedores sociais.

Por outro lado, é também um livro que pode ser lido por qualquer pessoa mesmo que não ambicione colocar em prática nenhum projeto social, as ideias, problemas e soluções abrangidas servem não apenas para a temática do empreendedorismo, mas mais importante para suscitar e provocar em cada um de nós um olhar mais atento ao nosso redor que possa de alguma forma ajudar alguém, ou melhorar alguma situação.

Não senti que tenha aprendido muito com o livro, mas sim que ajudou a organizar ideias e a estar mais desperto para situações futuras no dia a dia quer como pessoa quer como profissional.

Gostei particularmente da forma como o conteúdo é colocado no livro de forma tão simples que nos dá a liberdade de ir saltando de capítulo em capítulo à nossa escolha.

 

 

O Reviewer

O meu nome é Roberto Jorge, formador nas áreas Gestão e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas e Cozinha e Pastelaria, tendo exercido as funções de Coordenador de Equipa Técnica, Coordenador de Curso e Assessor Técnico de Direção no Turismo de Portugal de 1998 a 2021.

Hoje sou criador de conteúdos digitais, nos quais faço entre outros reviews de equipamento tecnológico. 
Esta foi a minha primeira Book Review e gostei. 
Obrigado 

Este trabalho foi proposto pela professora Patrícia Araújo com o propósito de desenvolvimento das capacidades no que diz respeito, à leitura, compreensão, análise de um livro assim como a elaboração da sua resenha e respetiva apresentação, no âmbito da UC Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional – 3º ano - 1º semestre do ISMAT - https://www.ismat.pt/

O livro escolhido foi o “MUDE VOCÊ O MUNDO – Manual do empreendedorismo social”, escrito por Gabriel Cardoso.


 

Caro/a Leitor, para Citar esta Book Review, use esta referência final:

 

Roberto, J. (13/11/2022). Mude Você o Mundo, O manual do empreendedorismo social. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://www.ismat.pt/

 

Bibliografia

Protagonista, J. (11 de Outubro de 2021). Gabriel Cardoso/Escritor e Gerente Executivo: Mude você e o mundo, a Jornada do Empreendedor Social. Obtido de Youtube: https://youtu.be/3mmW_7H_KwQ

Cardoso, G. (Janeiro de 1 de 2014). Gabriel Cardoso - Impacto Social, Educação, Empreendedorismo. Obtido de Gabriel Cardoso: https://www.gabrielcardoso.com.br/

Cardoso, G. (1 de Janeiro de 2014). Mude Você o Mundo. Obtido de Mude Você o Mundo: https://www.mudevoceomundo.com/

Cardoso, G. (2015). Mude Você o Mundo, O manual do empreendedorismo social. São Caetano do Sul: Lura Editorial.

 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...