quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Muda hoje para amanhã seres um sucesso! Book Review: "A startup por $100" por Ana Rita Vieira



O livro apresentado destina-se a todas as pessoas que queiram iniciar uma nova fase e começar o seu próprio negócio.

O autor na sua viagem entrevistou cerca de 1500 pessoas que inicialmente começaram a investir 100 euros, ou menos, que lhes renderam um montante anual de 40.000 euros. Destacando que ninguém precisa de um MBA em Gestão de Empresas, de um plano de negócios ou, sequer, de empregados, para começar um negócio próprio

Quando acabou de entrevistar todas estas pessoas deparou-se com o facto de que todas reuniam as condições: O Modelo “siga a sua paixão”, demonstraram interesse em construir negócios nos seus tempos livres, mas que nem todas tinham as contas o capital necessário; Capital reduzido, o investimento nos negócios eram inferiores a oitocentos euros, em especial para serem lançados com o montante de cem euros; Pelo menos 38.000 euros do rendimento liquido anual; Ausência de competências especificas, onde podem iniciar a profissão sem qualquer formação mas ao longo do processo vão-se especializando; Ausência de reservas à divulgação de dados financeiros, as pessoas têm de concordar com os valores e revelar os pormenores; e menos de cinco empregados, relaciona-se com empresários inesperados ou acidentalmente geridos por uma pessoa que se relaciona com objetivo da liberdade pessoal.

As vertentes mais utilizadas que o autor revela é o facto de conciliarmos aquilo que estamos mais aptos para fazer com o que os outros estão dispostos a adquirir (convergência). O facto de sermos bons numa determinada área pode indicar que provavelmente também somos bons noutras (correlação de competências) e que da junção das duas vertentes resulta o sucesso.

Para abrirmos um negócio são necessárias de três coisas: um produto ou serviço; um grupo que esteja disposto a adquiri-lo; e um meio para sermos pagos.

Na obra são apresentados vários exemplos: de pessoas com espírito empreendedor e de coragem; de alguns casos para arriscar algo que se tem como certo por algo incerto, para se sentirem livres e autónomos; e de desempregados que se depararam com a sua vida menos facilitada e que mais tarde conseguiram o seu próprio negócio.

Ao longo do livro, o autor apresenta o “valor” como um dos principais conceitos. Começou por ajudar as pessoas mencionando que a liberdade e a criação de valor estão diretamente relacionadas. Podemos encontrar a liberdade enquanto criamos valor para as pessoas. A liberdade é aquilo que um empreendedor procura, não ser dependente de ninguém, já que o valor é aquilo que é criado para partilhar com o mundo.

De forma a ajudar o leitor a descobrir a melhor forma de aplicar o modelo de Start-up de 100 euros, são demonstradas três estratégias: redobrar esforços para descobrir necessidades ocultas; fazer com que o seu cliente se sinta um herói; vender o que as pessoas precisam de comprar.

Um dos exemplos mencionado para demonstrar que as pessoas sejam pagas para fazer o que gostam, assegurando que isso é o que elas procuram, é o de Gary Leff. Considerado um dos “piratas das viagens” acumula através das promoções das marcas aéreas milhares de milhas., aproveitando o facto de muitas das pessoas que as conseguiam adquirir não as usufruíam. Gary com a informação que os passageiros lhe davam (destino, transportadoras e datas pretendidas) efetuava uma análise e contactava as transportadoras, o que lhe permitia identificar e aproveitar todos os benefícios, por este serviço cobrava cerca de 190 euros. Muitos dos serviços traziam benefícios pois muitas das viagens custariam o dobro se fossem os próprios a fazê-lo.

Os erros iniciais do autor para a procura de um determinado negócio, ensinaram-lhe que o mais importante é concentrarmo-nos no que os clientes querem demonstrando-o num quadro em que a coluna do “mais” incluem coisas positivas como amor, dinheiro, aceitação/aprovação e tempo livre. Ou seja, as coisas que os clientes realmente querem e dão valor e a coluna do “menos” inclui as coisas indesejáveis como stress, longos trabalhos e conflitos. Com isto, Broke Snow, sem trabalho certo dava aulas numa pequena cidade, mas deparando-se com as fracas inscrições este decide expandir o seu trabalho, nomeadamente a criação de um curso online com a ajuda de um dos inscritos no seu curso. Fazendo com que mais lhe rendesse cerca de 23.000 euros contribuindo para a melhoria de vida.

Com isto, a paixão muita das vezes pode se tornar um negócio rentável. 

Exemplos de casos em que a paixão se tornou rentável:



Por fim, o autor destaca uma mensagem importante: Muda de trabalho para mudares a tua vida. A paixão por fazer algo que gostamos é apenas uma ajuda para o sucesso, uma vez que se não existirem competências necessárias, esta paixão de nada serve, porque poderá não haver um público para adquirir os nossos serviços ou produtos. Nem todas as paixões são viáveis, mas é possível montar um negócio num só dia. Quanto mais específico for melhor será o seu resultado, mas para isso temos de descobrir a nossa paixão e o modelo de negócio mais eficaz para o nosso sucesso.

                                            Reflexão Integrativa

No âmbito da matéria de Gestão de Mudança, o presente livro relaciona-se com a motivação e não tanto com a liderança porque são só mencionados exemplos em que as pessoas trabalham de forma independente. A maior parte das motivações são intrínsecas à necessidade de sobrevivência, um impulso para satisfazer as necessidades, uma ação para resolver o problema e no fim uma satisfação em algo que foi obtido com sucesso pelo seu esforço. Identificam-se os cenários de mudanças não planeadas e a mudança estratégica, pois em muitos dos casos abordados não se esperava do resultado obtido.

                                                                    Critica do livro

A escolha deste livro deve-se ao facto de ter um título ser um tema apelativo e desafiante. um negócio e poder aproveitar algumas ideias de exemplos descritos em termos práticos e não tanto teórico.

É de fácil leitura, objetivo e de rápida interpretação.

O livro transmite motivação, por vezes achamos que um problema não tem solução e o livro demonstra o contrário. Muitos dos exemplos citados poderiam dar errado tornaram-se em casos motivadores e de realização.

Os exemplos são baseados em casos verídicos e isso torna o livro ainda mais apelativo. Quando só há teoria nunca é suficiente para se saber resolver certas situações. Os casos podem variar de pessoa para pessoa, mas incentiva a não desistir.

No livro apenas são abortados casos de sucesso. O autor podia ter mencionado alguns casos que não tivessem tido tanto sucesso, mantendo a mesma perspetiva positiva.

                                                            Bibliografia de Chris Guillebeau

Chris Guillebeau é autor, blogueiro, orador e empreendedor americano nascido em Oregon, Estados Unidos, no dia 7 de abril de 1978.

É o autor do livro: “A STARTUP DE $100”, um dos mais vendidos do New York Time.

Dirige um dos 15000 blogues mais visitados dos Estados Unidos, The Art of Non-Conformity, o Business Week, o Huffington Post, o Washington Time e o MSNBC.

Por volta dos seus 20 anos, Chris Guillebeau, quis iniciar a sua aventura de visitar vinte países por ano começando por visitar 193 países do mundo até ao seu trigésimo quinto aniversário, descrevendo o seu próprio objetivo no seu blog.

Atualmente é responsável pelo seu site: https://chrisguillebeau.com/ , dá palestras em universidades, em empresas e conferencias por todo o país.


SOBRE MIM...


Chamo-me Ana Rita Vieira, sou licenciada em Administração Pública e neste momento decidi aprofundar o meu conhecimento e estou a frequentar o mestrado de Gestão de Recursos Humanos no ISLA Santarém. 

Referências bibliográficas

Guillhebeau. C. (2012) “ A start-up por $100” Editora Saraiva;

Araújo, P. (2023) Material de apoio nas aulas de Gestão de Mudança. ISLA Santarém.


Caro/a leitor, para citar este Book Review, use esta referência final:

Vieira, A (2023). A start-up por $100. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de “Gestão de Mudança”. ISLA- Santarém. Disponível em https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2023/02/muda-hoje-para-amanha-seres-um-sucesso.html


 
https://www.islasantarem.pt/pt/





Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...