quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

 

Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”

    Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que juntos foram tentar encontrar o significado de “IKIGAI”, e quiçá descobrir o seu!

Héctor García, nascido em 1981 em Valência, mudou-se para Tóquio em 2004 e desde então tem publicado na sua página “Kirainet” textos sobre a cultura japonesa.

    O outro autor do livro, Francesc Miralles, nasceu em Barcelona em 1968, e tem-se dedicado à escrita embora exerça funções de assessor literário e consultor de editores.

Ambos quiseram perceber o significado do “IKIGAI”, e nada melhor que ir à origem, malas feitas e foram conhecer a aldeia de Ogimi, em Okinawa no Japão. A aldeia é conhecida por ter as pessoas mais velhas do mundo, em que muitos dos seus habitantes passam dos 100 anos de vida. Aldeia esta em que a Felicidade é uma constante e a Longevidade também! É então que o conceito de “IKIGAI” começa a ganhar forma e força nas mentes dos autores, transcrevendo as suas vivências, aprendizagens, segredos e formas de manter uma vida saudável para chegar aos 100 anos, neste livro.

Estes aldeões fazem uma alimentação à base de legumes, tofu, peixe e batata-doce, bebem muita água e chá, fazem exercício físico mesmo depois de reformados para manter o corpo ativo, riem muito e assim se mantem um espírito positivo e alegre, dançam e cantar, vivem em comunidade e numa constante relação interpessoal. Alias, em crianças é-lhes atribuído um amigo e essa amizade dura a vida inteira, são cúmplices, parceiros, e é esta união que, segundo eles, os fazem sentir bem e em paz. Outros dos rituais que fazem é o banho de floresta, estar perto da natureza transmite uma paz incrível, recarrega baterias, este contato permite ouvir os sons da natureza “transportando-os” para uma outra dimensão de calma e serenidade. Outra das formas de longevidade é saciar o nosso corpo com cerca de 80%, não sobrecarregando o organismo, assim o estômago mantém-se ativo e consegue facilmente digerir toda a comida ingerida.

Outro princípio, é o de ser grato e de agradecer pela vida, por tudo o que recebemos e damos, por tudo o que fazemos, pela natureza, pela bênção de estar em paz. Muita das vezes, este agradecimento é feito na meditação, quer seja de manhã quer seja à noite, às entidades em quem acreditam.

“IKIGAI”, “Iki” = vida e “Kai” = razão, em suma, “IKIGAI” significa razão de viver. Foi nesta perspetiva que os autores foram em busca do seu propósito de vida.

A dita “razão de viver”, abrange as mais diversas áreas da nossa vida, como a nossa missão de vida, a nossa paixão por algo que nos dá prazer e gosto, a nossa vocação seja profissional ou pessoal, sobretudo, qual é o nosso propósito, embora estas áreas variem de pessoa para pessoa.

Pensar sobre o nosso “IKIGAI” (https://www.linkedin.com/pulse/ikigai-o-segredo-japon%C3%AAs-para-uma-vida-longa-e-feliz-rodrigues/?originalSubdomain=pt), pode implicar uma mudança de vida, uma mudança de profissão, tantas outras mudanças. A mudança é algo positivo, faz-nos crescer e desenvolver competências, faz-nos adaptar e sair da nossa zona de conforto entrando na zona do desafio, ou até na zona de pânico, mas é o nosso “IKIGAI” que nos vai motivar a ter vontade de mudar. As motivações intrínsecas (https://www.connecta.pt/2020/04/21/motivacao-intrinseca-vs-extrinseca/), são o mote para a mudança, é do nosso interior que parte esta necessidade de procurar a nossa razão de viver.

Enquanto reviewer, esta experiência foi fantástica, li um livro fascinante! Fez-me questionar, por diversas vezes, qual é o meu propósito enquanto ser humano, enquanto profissional da área de Recursos Humanos, se estou no caminho certo, se os meus sonhos serão tangíveis.

Escolhi o livro, pois nunca tinha abordado este tema, nem sequer conhecia o conceito em questão. Fez-me pôr em causa muitas das minhas práticas diárias, de como levo a vida, a forma como educo os meus filhos…ponderar sobre os meus objetivos, se os mesmos estão alinhados a minha razão de viver ou com o meu propósito/missão.

Desejo mudar a minha vida, para este conceito, a adaptação levará o seu tempo, o conjugar com a rotina diária também, mas creio que as mudanças de hábitos serão benéficas para o meu corpo e para a minha mente. Este livro abriu-me horizontes, fez-me ver para além do quotidiano, ter uma visão 360º, que me possibilita ter noção da minha envolvente e do espaço que ocupo neste mundo.

A nível profissional, senti que posso olhar para as pessoas que diariamente entrevisto, de forma diferente e tentar procurar dentro delas o seu “IKIGAI”, e conciliá-lo à função à qual se candidata, articulando a sua vocação à sua motivação e à sua paixão, não esquecendo as suas competências, capacidades e aptidões para o exercício da função.

Eu sou a Ana Antunes, nasci em dezembro de 1982, sou natural de Óbidos, tenho dois filhotes lindos, um com 16 anos e outro de 12 anos. Sou filha, sou mãe, sou profissional, sou esposa, sou amiga, sou colega, sou bombeira, sou arbitra de natação, sou instrutora da Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros de Óbidos, sou psicóloga, sou confidente, sou ouvinte, sou irmã, sou tia, sou madrinha, sou nora, sou cunhada, sou cúmplice, sou eu! Este é o meu “IKIGAI”! É assim que sou e quero ser! Sou Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e frequento o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos no ISLA Santarém.

                                    

Linkedin: www.linkedin.com/in/ana-sofia-martins-1982RH

Aconselho-o vivamente a leitura do livro, e desejo que procure o seu “IKIGAI”, e esteja atento aos sinais que o seu corpo lhe transmite! Se tiver de fazer uma mudança radical? Faça!

Caro/a Leitor, para citar esta book review, use esta referência final: Antunes, A. (07/02/2023). Book Review: Em busca do meu IKIGAI.

Book Review orientada pela PhD Patrícia Araújo, no âmbito da unidade curricular de “Gestão da Mudança”, integrada no Mestrado de Gestão de Recursos Humanos, do ISLA de Santarém: https://www.islasantarem.pt/pt/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...