Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos - Ano Letivo 2024/2025
UC: Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional - 3º ano - 1º Semestre
Docente: Patrícia Araújo
https://www.richdad.com/products/cashflow-classic
https://www.fnac.pt/Robert-T-Kiyosaki/ia80045
Introdução
O livro "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert Kiyosaki, apresenta seis lições fundamentais sobre educação financeira e que desafiam as noções tradicionais sobre trabalho, riqueza e investimentos. Este livro destaca conceitos que ajudaram milhões de pessoas a mudar as suas percepções sobre o dinheiro. Nesta book review, vamos analisar detalhadamente cada uma das lições do livro e conectar ao contexto da unidade curricular em estudo, refletindo sobre como essas ideias podem ser aplicadas à gestão de pessoas e ao contexto organizacional.
Sobre o autor
Nascido em Hilo, no Havaí, em 1947, Robert Kiyosaki teve uma infância marcada por duas figuras paternas com visões opostas sobre dinheiro, de um lado, o seu pai biológico, um professor universitário, representava a segurança de um emprego estável e a educação formal, por outro lado, o pai do seu melhor amigo Mike, um empresário de sucesso, apresentou o autor ao mundo dos negócios e investimentos. Essa dualidade foi fundamental para a formação das suas ideias sobre a importância da literacia financeira.
Após se formar na Academia da Marinha Mercante, Kiyosaki serviu como oficial de piloto de helicóptero nos fuzileiros navais durante a guerra do Vietnã. Após retornar à vida civil, trabalhou em organizações como a Standard Oil e a Xerox, onde adquiriu conhecimentos sobre negócios e vendas. E foi nessa altura que começou a desenvolver as suas próprias empresas, muitas das quais não tiveram sucesso.
Resumo geral do livro
Como visto anteriormente, Kiyosaki introduz duas figuras centrais na sua vida: o "Pai Pobre", que é o seu pai biológico, que seguia a vida convencional de educação e emprego estável, é altamente instruído porém vive para trabalhar; e o "Pai Rico", o seu mentor, que lhe ensinou a importância de fazer o dinheiro trabalhar para si e de investir em ativos. Sem qualquer formação superior, surge como grande empreendedor. As seis lições que ele aprendeu com o "Pai Rico" formam a espinha dorsal do livro.
Lição 1: Os ricos não trabalham pelo dinheiro
O pai rico oferece trabalho a Robert e ao seu amigo Mike, onde o salário é intencionalmente baixo, o que desperta neles uma sensação de frustração, e é nesse momento, que o pai rico lhes apresenta a primeira lição: as pessoas têm várias maneiras de reagir a essa situação. i) Elas podem simplesmente aceitar e acomodar-se, ii) reclamar e procurar um novo trabalho, ou iii) procurar alternativas para fazer o dinheiro trabalhar para elas. Ele explica que a maioria escolhe as duas primeiras opções, movidas pelo medo de não conseguirem pagar as suas dívidas e pela ambição de consumir mais à medida que os seus rendimentos aumentam - A chamada corrida dos ratos.
Assim, para escapar a essa "armadilha", o pai rico propõe que trabalhem de graça, ajudando-os dessa forma a perder o medo de depender do dinheiro. Pois, se não aprendessem essa lição, iriam ser como a maioria das pessoas que trabalham muito para ganhar pouco dinheiro, e eis que surge a primeira ideia dos amigos: criar uma biblioteca.
Esta primeira lição desmistifica a ideia de que para se enriquecer é necessário trabalhar mais horas ou conseguir um emprego melhor. Kiyosaki enfatiza que os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles, investindo em ativos que geram fluxos de caixa. Também nesta lição, o pai rico confidencia a Robert que, ele e o amigo, Mike, seriam as primeiras pessoas a terem-lhe pedido para lhes ensinarem a fazer dinheiro. Pois, diante de 150 empregados que trabalhavam para o pai rico, e embora todos lhe tivessem pedido trabalho, nunca lhe haviam colocado essa questão.
Lição 2: Porquê ensinar literacia financeira?
Nesta lição o autor refere que a 1ª regra é saber a diferença entre ativos e passivos, e adquirir apenas ativos. E com ativos podemos entender que é tudo o que aumenta o rendimento, dessa forma quem quer ser rico, tem que comprar ativos. Por outro lado, o passivo é tudo o que lhe tira dinheiro do bolso, tal como refere Robert. É muito comum as pessoas saberem como ganhar dinheiro, em determinada profissão, porém depois não sabem como geri-lo. Outro ponto de vista interessante do autor, prende-se com o facto de referir que maior parte das pessoas ainda acredita que a sua casa é o seu maior ativo, mas Robert afirma ser um passivo, uma vez que todo o dinheiro que está investido nela poderia ser otimizado para outros investimentos (que gerassem valor).
Kiyosaki argumenta ainda, que o sistema educacional tradicional não ensina às pessoas como lidar com o dinheiro de forma eficaz, o que mantém muitos presos num ciclo de pobreza. Ele defende que a educação financeira é essencial para alcançar a liberdade económica.
Lição 3: Cuide dos seus negócios
Aqui, Kiyosaki fala sobre a importância de construir e manter os seus próprios negócios, mesmo que tenha o seu emprego normal. Ele sugere que nos devemos focar em criar uma base de ativos sólidos, como imóveis que gerem rendimento, ações ou empresas, títulos, ou qualquer outra coisa que gere valor ou se venha a valorizar. Refere ainda que os pais devem começar a sensibilizar os filhos com esta prática para que percebam precocemente o que é um ativo. E mais importante ainda, é adquirir ativos de que tenhamos realmente interesse, algo que gostemos.
Lição 4: A história dos impostos e o poder das sociedades anónimas
Aqui, o "Pai Rico" ensina a importância do "QI financeiro" e os quatro elementos essenciais que o compõem: contabilidade, investimento, conhecimento do mercado e legislação. Ele explica a Robert e Mike que, para construir riqueza, é fundamental entender como funcionam os impostos e as sociedades anónimas.
O autor, menciona uma diferença crucial: enquanto os trabalhadores recebem os seus salários, pagam impostos e só depois podem gastar o que sobra, os donos de sociedades anónimas têm um caminho inverso. Eles ganham, investem e só depois pagam impostos. Esse sistema permite-lhes controlar melhor os seus recursos, gastando em investimentos que geram valor antes de deduzirem impostos, ao contrário dos trabalhadores, que são tributados diretamente sobre os seus rendimentos.
Lição 5: Os ricos inventam dinheiro
O "Pai Rico" ensina a Robert e Mike a importância de identificar e criar oportunidades financeiras. Robert explica que as pessoas ricas não esperam apenas por oportunidades — elas inventam formas de ganhar dinheiro. Em vez de se limitarem às opções convencionais de trabalho, os ricos desenvolvem uma mentalidade de resolução de problemas e de investimento, ao procurar formas criativas e inovadoras para criar dinheiro. Esta lição enfatiza a importância da visão empreendedora e do pensamento estratégico para reconhecer e aproveitar as oportunidades, mesmo quando os recursos são escassos.
O autor destaca também que o medo de correr riscos impede muitas pessoas de avançarem financeiramente. Ensina igualmente, que, ao desenvolver uma mentalidade voltada para soluções, os indivíduos aprendem a lidar com os riscos de forma inteligente e a usá-los a seu favor.
Lição 6: Trabalhe para aprender, não para ganhar dinheiro
Esta lição remete para a ideia que o trabalho deve ser visto como uma oportunidade de adquirir competências e experiência, em vez de apenas como uma fonte de rendimento. O ‘Pai Rico’ aconselha Robert a procurar empregos que o ajudem a aprender sobre áreas importantes, como vendas, liderança e investimento, que são fundamentais para o sucesso financeiro. Esta lição destaca inclusive a importância da aprendizagem contínua e do desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências, que são a verdadeira riqueza de um profissional.
Interligação com unidade curricular
No contexto desta unidade curricular, ou no geral do curso, podemos ver como o modelo de mudança de Kotter e as lições de Pai Rico, Pai Pobre, se alinham na forma como incentivam a transformação pessoal e financeira, bem como a visão estratégica para se alcançarem objetivos a longo prazo.
Assim como Kotter enfatiza a importância de estabelecer um senso de urgência e uma visão clara, Kiyosaki, nas suas lições, sublinha a necessidade de compreender o poder dos ativos, de cultivar uma educação financeira sólida e de adotar uma mentalidade de crescimento. Ambas as abordagens desafiam o comportamento convencional, ao encorajar as pessoas a procurarem alternativas para alcançar uma maior independência financeira e a adotarem uma postura ativa perante os seus objetivos, semelhante à urgência e visão necessária em um processo de mudança organizacional.
Também, o processo de criação de uma visão estratégica é central em ambos os contextos: Kotter argumenta que subestimar o poder da visão pode comprometer a transformação, e Kiyosaki destaca que é preciso ter uma "visão de riqueza" ao investir em ativos e competências. Além disso, tanto no desenvolvimento de Kotter quanto nas lições de Kiyosaki, a importância de evitar obstáculos e de cultivar uma mentalidade de aprendizagem contínua são fundamentais para sustentar o progresso, tanto no crescimento organizacional quanto na construção de riqueza pessoal.
Experiência pessoal como leitor e reviewer
A escolha deste livro prendeu-se com um objetivo pessoal de ter um maior conhecimento sobre literacia financeira, porém simultaneamente foi possível entender como as lições de Kiyosaki poderiam ser aplicadas ao ambiente organizacional. No geral gostei desta escolha, permitiu-me ver as coisas noutra perspectiva que até então me pareciam óbvias, e o que pensávamos fazer sentido afinal não faz assim tanto Porém, no entanto achei o livro repetitivo, pois o mesmo está separado por ‘Lições’ e no final de cada lição é repetido o que foi escrito antes.
Este livro não só mudou minha perspectiva sobre finanças pessoais, mas também me fez pensar sobre a importância de incutir educação financeira principalmente nos mais jovens. Na minha ótica, organizações que oferecam esse tipo de suporte estão, na verdade, a criar uma força de trabalho mais envolvida e preparada para enfrentar desafios.
Tânia Alexandre
Gestão de Recursos Humanos, 3º ano - 1º semestre
e-mail: tania.alexandre94@gmail.com
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