Book Review "Transforme a sua paixão em fonte de renda!" A startup de $100” Por: Pedro Correia
Figura 1- Capa do livro “A startup de $100” |
Biografia
do Autor Chris Guillebeau
Chris Guillebeau,
nasceu a 4 de abril de 1978, é um empresário, autor, blogueiro e palestrante
americano. Ficou conhecido pelo seu blog de empreendedorismo e viagens “The Art
of Non-Confomity”, o mesmo nome do seu primeiro livro publicado em 2010. Guillebeau sempre foi
um grande apreciador da liberdade, então há mais de 20 anos o autor definiu
como objetivo manter-se a trabalhar de forma independente, no seu apartamento
em Memphis estudou o que outros já tinham feito e tentou reconstruir algo para
ele mesmo. Começou por importar café da Jamaica e vendê-lo online pois via
outras pessoas ganharem dinheiro com este negócio, embora não tivesse qualquer competência
especial com este tipo de atividade os lucros do negócio bastaram para que
conseguisse pagar as contas. De modo a contribuir
para um mundo melhor o autor passou quatro anos na África Ocidental a trabalhar
em regime de voluntariado para uma organização humanitária médica onde carregava
provisões para clínicas espalhadas pela Serra Leoa e Libéria. Após retornar aos Estados Unidos iniciou a sua carreira de escritor e publicou desde então sete livros incluindo o “The $100 startup”. Nos seus livros o autor desafia suposições comuns sobre a vida e o trabalho ajudando os leitores a prepararem-se para uma vida diferente dos padrões da sociedade. Durante uma vida de trabalho autônomo, Guillebeau visitou todos os países do mundo antes de completar 35 anos. Atualmente o autor dá palestras em empresas, universidades e conferências em todo o país, além de ser o responsável pelo seu site https://chrisguillebeau.com/ .
Sobre o livro: O objetivo principal do
livro é demonstrar aos leitores que podem criar uma empresa com um baixo
capital inicial, para fazer isso o autor utiliza vários exemplos reais de
pessoas que construíram os seus negócios com um capital inicial reduzido, com
um rendimento líquido anual superior a 38.000€ e que não tivessem competências
especificas na área do empreendedorismo. Para encontrar pessoas que
correspondessem a essa descrição o autor efetuou entrevistas online e offline e
com formulários do google, além de incluir também pessoas que ele conheceu nas
suas viagens por 72 cidades da América do Norte, isso deu um total de 1500
pessoas que correspondiam a descrição. No decorrer do livro o
autor deixa bem claro dois pilares fundamentais, a liberdade e o valor, a
liberdade corresponde aquilo que cada empreendedor procura, não ter horários a
cumprir, não ter de entregar relatórios ou até mesmo participar nas reuniões
obrigatórias da empresa, já o valor é o caminho para alcançar essa liberdade,
aquilo que é criado quando alguém faz alguma coisa útil e a partilha com o
mundo. O livro também fala
sobre a necessidade de convergência entre a sua paixão e aquilo que desperta o
interesse dos outros, por vezes aquilo de que gostamos ou que somos bons a
fazer não é o mesmo que as outras pessoas gostam. As microempresas têm de
encontrar uma forma de a paixão ou a competência cruzar-se com a utilidade. O autor destaca três pontos cruciais para iniciar um negócio, são eles: 1- ter um produto ou serviço; 2- pessoas dispostas a pagarem por esse produto ou serviço; 3- ter uma forma de ser pago, são estes os pontos principais de qualquer negócio. Guillebeau também revela que aprendeu bastante com os seus erros iniciais e que é importante concentrarmo-nos naquilo que os clientes procuram e não naquilo que nós achamos que eles deveriam ter, pois segundo o mesmo a nossa empresa tem de auxiliar as pessoas de modo a proporcionar valor e que esse é o caminho para o sucesso. O
autor conta que no início da sua carreira como empreendedor iniciou um projeto
que ensinaria as pessoas como viajar com um orçamento limitado, quando fez uma
sondagem ao público este revelou-se interessado, mas o dia lançamento não
ocorreu como o autor esperava, as vendas foram muito mais baixas do que ele
havia previsto e vendeu apenas algumas centenas de exemplares. Passado algum
tempo o autor então percebeu o que tinha acontecido, a maior parte das pessoas
não estavam interessados em saber como funcionava as companhias aéreas, apenas
queriam bilhetes mais baratos, ou seja, o produto era demasiado complexo para
aquilo que as pessoas procuravam, um ano depois do erro cometido o autor volta
a lançar um novo produto desta vez mais acessível, o resultado foi que este
produto teve mais saída do que o anterior, desta vez foram 500 exemplares
vendidos no dia de lançamento. Um ano depois desse sucesso o autor fez um novo
guia de viagens mais focado no que era mais pedido pelos seus clientes e esse
produto foi um grande sucesso, chegou a vender mais de 3.000 unidades no
primeiro dia. Como visto no relato do autor é necessário adaptarmo-nos aquilo
que o cliente quer e às suas necessidades pois isso trará mais valor a empresa. Interligação com temas da UC
Técnicas de Negociação, Liderança e Motivação A liderança não é um tema muito abordado neste livro, visto que a maioria das pessoas citadas trabalham sozinhas, então estamos perante uma auto liderança, o livro tem alguns pontos de negociação porem o seu grande foco é a motivação, é um livro com várias histórias de motivação com exemplos de pessoas que perderam o emprego e tiveram momentos difíceis nas suas vidas, mas que não desistiram e mudaram as suas vidas, começaram a fazer aquilo de que gostavam e hoje em dia têm empresas que vão muito bem no mercado, tendo os seus motivos extrínsecos pois tinham de pagar as contas, também tinham motivos intrínsecos pois estavam a fazer aquilo de que gostavam e usavam as suas qualidades para ajudar outras pessoas. Temos
até mesmo exemplos do autor como o citado acima em que mesmo quando as vendas
do novo produto não iam bem ele concentrou-se em perceber no que tinha errado e
onde poderia melhorá-lo para assim ter sucesso no seu produto seguinte. Experiência como leitor
Na minha opinião é um bom livro, gostei de o ler e é de rápida leitura, a forma que o autor usou para “demonstrar” como se inicia uma empresa com o capital inicial reduzido foi muito boa, quando escolhi o livro pensei que ia ser algo mais teórico, mas não tem quase nenhuma teoria, os exemplos apresentados durante o livro tornam-no mais interessante pois são histórias reais de pessoas que utilizaram as suas competências ou a sua paixão para criar negócios lucrativos e que nos faz pensar que se funcionou com eles também pode funcionar comigo, o livro tem bastantes exemplos resumidos de forma simples e fáceis de entender, o autor entrevistou 1.500 pessoas e isso resultou em histórias de empreendedores de todo lado. Acho que o único ponto negativo no livro é que deveria mostrar mais exemplos de startups que falharam, pois, com as falhas também se aprende e entre as 1.500 pessoas entrevistadas pelo autor deve ter alguém com uma história de falha. Recomendo este livro para pessoas que têm medo de começar um
negócio e a pessoas que tenham várias ideias de negócios, mas nunca sabem por
onde começar. Sobre mim
O meu nome é Pedro Correia, tenho 20 anos, sou estudante e estou no 2º ano da licenciatura em Gestão de Empresas no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em Portimão. E-mail: pedrocorreia18082001@gmail.com Referências Bibliográficas Chris Guillebeau. (25 de fevereiro
de 2021). “Chris Guillebeau”, obtido em 16 de abril de 2022, de wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Guillebeau
Guillebeau, C. (2012). Starup-
Comece a sua empresa por 100$ Caro/a Leitor, para Citar esta book
Review, use esta referência final: Correia, P. (2022) Transforme a sua paixão em fonte de renda – Book Review “A start-up de $100” Por: Pedro Correia. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Técnicas de negociação, liderança e motivação'. ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2022/05/transforme-sua-paixao-em-fonte-de-renda.html Pedro Correia Site: https://www.ismat.pt/ |
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