sábado, 31 de dezembro de 2022

"Pense e Fique Rico de Napoleon Hill: A Facilidade em ser Bem Sucedido- Book Review por Bruna Pereira

 


Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

 

Book Review – Pense e Fique Rico

“Facilidade em ser Bem Sucedido”

 

Uc: Métodos de Intervenção e Desenvolvimento nas Organizações

1ºsemestre - 3ºano

Ano letivo: 2022/2023

Docente: Prof. Patrícia Araújo

Discente: Bruna Pereira


Book Review – Facilidade em ser Bem Sucedido



Napoleon Hill nasceu no estado da Virgínia no dia 26 de outubro de 1883 e faleceu no dia 8 de novembro de 1970, com 87 anos.

Ficou órfão de mãe aos 10 anos de idade.

Começou os seus estudos em direito, mas não os finalizou, e começou a trabalhar num jornal, e realizou uma entrevista a um dos homens mais ricos da época que estava inserido, Andrew Carnegie. Através dessa entrevista, adquiri-o bases para criar “The realization of philosophy” (filosofia da realização).

Napoleon Hill escreveu vários livros, e a sua primeira obra foi publicada em 1928, na qual se chamava “A lei do Sucesso”.

Biografia de Napoleon Hill - eBiografia

Como surgiu o “Think and Grow Rich” (Pense e Fique Rico)?

«Pense e fique rico!» de Napoleon H. - Portugueses felizes

Realizou várias entrevistas a empresários e empresárias de sucesso, foi guiado pelo homem mais rico do seu tempo, Andrew Carnegie, este que lhe deu incentivo também para escrever esta obra. Nesse contexto, decidiu comprimir todas as ideias que foi retirando das entrevistas que realizou, e compactou numa fórmula poderosa de sucesso, o seu livro.

 

O livro “Pense e Fique Rico”

Foi publicado pela 1º vez em 1937, foi um livro escrito com base nas entrevistas que Napoleon fez a mais de 16.000 pessoas, incluindo pessoas milionárias.

Napoleon Hill, passou 20 anos a desenvolver o livro, sendo este dividido por treze princípios/características que o autor identificou no decorrer do estudo, e de forma a podermos aplicá-los na nossa vida.

Para o autor, o poder da conquista, seja ela qual for, é derivado da nossa mentalidade, sendo que sem a mentalidade certa, não há ação que chegue a um bom fim.

 

Sobre o Livro…

É um livro que evidencia não só finanças, como também aspetos espirituais, aspetos de saúde e sobre bem-estar.

- Impulsiona os leitores a praticarem os exercícios propostos e a tomarem notas das ideias que tenham no dia a dia, pois muitas vezes pensamos em algo, mas depois esquecemo-nos;

- Destaca a quantidade de tempo que as pessoas gastam a enganar-se com desculpas para não concretizarem os seus sonhos;

- A ideia é criar um desejo de alcançar algo na nossa mente, e começar a persegui-lo sem reclamar e pô-lo em prática.

Reflexão sobre os 3 primeiros capítulos

Capítulo 1: "Desejo" - Napoleon Hill aconselha a ter um objetivo de cada vez e a não parar até concretizá-lo, porque se nos concentramos em alcançar apenas um objetivo, não perdemos o foco, sendo mais tangível. O problema para a maioria das pessoas é a falta de motivação, e o autor defende que grandes desejos trazem resultados favoráveis e desejos fracos trazem resultados fracos.

Capítulo 2: “Fé e Confiança” - Napoleon Hill afirma que a emoção da fé é o que dá vida, poder e ação ao impulso do pensamento Devemos acreditar, e devemos estar convencidos de que alcançaremos o nosso principal objetivo definido.

Capítulo 3: “Autossugestão” - Napoleon Hill explica que tem de repetir em voz alta o que deseja e como planeia obtê-lo, para ficar obcecado com seu objetivo.

Qual o motivo que me levou a escolher o livro “Pense e Fique Rico”?

- Livro curto e detalhado;

- Feedback nas Redes Sociais de pessoas conhecidas na Internet “Digital Influencers”;

-Interesse pelo Tema;

- Curiosidade para saber o porquê de ser um livro demasiado falado, e publicado por várias pessoas;

- Curiosidade como o livro estava escrito e em que se baseava para chegar ao título, saber as bases, saber o que os capítulos relatavam.

Podcast do Que Rico Casal: #22 Pense e Fique Rico: Toda e qualquer forma de Sucesso começa na tua Mente! on Apple Podcasts


Sobre mim…



Chamo-me Bruna Pereira, e neste momento estou no último ano da licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, acredito que a leitura de livros como este, seja fundamental não só para o nosso dia a dia como também para o desenvolvimento académico.

Vejo a leitura como um incentivo emocional, e sinto que todas as pessoas deviam ter esse incentivo, pois há livros que nos demonstram várias visões diferentes e evolutivas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...