sábado, 4 de fevereiro de 2023

Book Review do Livro "O poder do Relacionamento Positivo" de Ken Blanchard - por Hélia Viana Elias

Book Review

 

Love 4 Union, Book Review do livro Bom Trabalho, por Ken Blanchard


                                           

Site: www.kenblanchrd.com                       

Facebook: https://www.facebook.com/KenBlanchard/about/

Linkend: https://www.linkedin.com/company/the-ken-blanchard-companies

O autor nasceu a 6 de maio, em 1939, na cidade de Orange, Nova Jersey, Estados Unidos.

Frequentou a faculdade Cornell em 1961, e em1963 a universidade Colgate.

Ken Blanchard é diretor executivo (e espiritual). É autor de dezenas de best-sellers com mais de doze milhões de exemplares vendidos em mais de vinte e cinco países. É casado, tem dois filhos e vive em San Diego, na Califórnia.

O livro que irei apresentar é unicamente fantástico para aqueles que apreciam mudanças positivas e gostam de interagir com pessoas duma forma saudável e equilibrada, proporcionando sorrisos a cada um que cruza o seu caminho.

O autor nos leva a uma viagem substancial em tudo aquilo que podemos traduzir como, “viver”.

 

O livro BOM TRABALHO, tem como palavra-chave:

 

O Poder do Relacionamento Positivo

 


 

É notável e aplausível a preocupação do autor na transcrição/transmissão do conteúdo. O mesmo tem um foco de forma didática e de fácil compreensão/leitura, para todo e qualquer tipo de leitor.

Contém um formato adequado, dando ênfase a leitura-estudo, com possibilidade a autoajuda.

Contém seis capítulos, com 119 páginas.

Esta leitura para os mestrandos de GHR, pode ser considerada uma grande valia no desempenho da sua função, se aplicar diariamente o espírito crítico de como trata ou avalia os colaboradores e a si mesmo.

                                                                            A orca Gigante



O autor inicia descrevendo fantástica recordações que viveu com a sua família no ano de 1976, em San Diego.

A sua história narra a experiência inesquecível e transformadora numa visita ao oceanário Sea word, onde ganhou como “professor e instrutor”, Shamu, a orca gigante.

O autor destaca a importância em observar as pessoas a fazerem coisas boas, e mudar o foco genérico em apanhar a fazer coisas más/erradas.

Ele afirma que deve-se redirecionar a energia negativa para obter bons resultados no desempenho, que o método vale para trabalho como para educação familiar.

O seu método ensina como ganhar a confiança das pessoas e fazer com que elas sejam ativas e eficazes. Tudo isso com o poder do relacionamento positivo.

Para Ken Blanchard cada reação pode gerar efeitos catastróficos ou transformador dependendo de como reagimos e o que observamos. O conceito de que cada um é autónimo na forma de reagir e expressar passa por ser reformulada quando se trata de obter êxito.

Ken acredita no potencial do ser humano para liderar e aceitar mudanças, mas que ainda há um longo caminho para dizimar ideias fixas, relutantes a transformação. Ele enfatiza a necessidade de influenciar a mudança duma forma positiva e contínua (se colocar no lugar no outro).

Outro ponto abordado é o impacto que pode ocorrer na tentativa desta descoberta, pois mudar hábitos e costumes não é tão fácil como parece, ainda mais quando se trata de culturas diversificadas. No entanto, afirma que o resultado é positivo e aplausível.

De início, foi um pouco complexo para o autor compreender e aceitar as técnicas orientadas pelo treinador de orcas, mas ele acabou por complementar com a ajuda de Marie Butler, ao assistir uma conferência indicada pelo treinador Dave yardley.

Ken afirma ficar surpreso e perplexo quando o treinador lhe diz que o seu professor era Shamu (orca).

Uma das principais técnicas utilizadas por Dave constitui na amizade e confiança, para isso seria necessário focar-se nas coisas boas, destacando os aspetos positivos.

Não perder tempo com atitudes indesejadas, dirigindo a energia para outros objetivos.

Essa obra não é direcionada apenas para estudantes ou quem trabalha na área, mas também para o público em geral, que deseja ter um bom relacionamento com os que o rodeiam. Contém uma linguagem acessiva e de fácil compreensão.

Experiência da Leitura

A escolha da leitura foi na curiosidade de conhecer obras do autor, nunca havia lido um, bem como o facto da formadora ter mencionado os ensinamentos do mesmo na capacidade humana em relação a observação dos maus feitos das pessoas.

Ao ler esta obra pude constatar o quanto sou “perita” em observar os erros das pessoas, o que me fez pensar e repensar nas mudanças que posso obter a ser diferente.

Não vale a penas ter respeito e compaixão para com o próximo, é necessário conquistar a confiança, destacar os aspetos positivos, em caso de erro, redirecionar a energia, esperar o impossível, como sublinha Ken.

Aceitar as mudanças pelo lado positivo acredito ser saúde mental, física e psicológica. Gerir as mudanças é um estudo diário e contínuo, pois requer anos automático de vida.

O autor afirma que ao “assumirmos a culpa” causa um impacto positivo, mas também afirma que nem todos olham e reagem da mesma maneira, alguns são relutantes e desconfiados. Esta será para mim a tarefa mais difícil, eu também sou desconfiada por natureza. Não que eu seja antissocial, mas a vida me ensinou desde muito cedo que nem todos são merecedores da nossa amizade e confiança. No entanto, pretendo incluir este método na minha vida.

Foi muito prazeroso esta leitura, pude reviver e avaliar situações nas quais eu interrogava a muito tempo. Já comecei por descrever cituações sem atribuir culpas, pelo qual já me sinto muito mais aliviada e capaz de lidar com elas.

A crítica dessa leitura só coube a mim mesma, quando me deparei pensando o que poderia levar uma pessoa a pensar que seria capaz de gerir e mudar pessoas. Descobri que a mudança parte de nós mesmos, não de terceiros.

Calar e não reagir não é sinônimo de fraqueza, mas sim de sabedoria.

Confesso que não conhecia o autor, mas que agora fiquei fã. Não desejo ficar por aqui, vou continuar lendo e buscar aprender cada vez mais de como gerir as minhas próprias emoções e de que forma aplicar no meu quotidiano.

Foi uma experiência magnífica a leitura, pude retornar a memorias ativas e visualizá-las de forma diferente, conduzindo para uma realidade mais harmoniosa e interessente.

Não analisei só os erros, fui mais profundo, e já consigo analisar numa perspectiva positiva, com mais segurança e sem tantas interrogações.

As interrogações provocam medo, e o medo nos paralisam, nos impedindo prosseguir.

A leitura mais difícil é ler nós mesmos, bem como, saber onde está a vírgula e o ponto final.

Ser intelectual é ser capaz de redimir e reinventar.

 


Sobre mim:

Sou brasileira, tenho 40 anos, estou no mestrado de GRH.

Sou apaixonada pela vida!

 

 



Autora: Hélia Viana Elias

Email: vascodagama_portugal@hotmail.com


Para Citar este Trabalho use a seguinte citação:

Viana, H. (2023). Book Review do Livro "O poder do Relacionamento Positivo" de  Ken Blanchard .  Book Review Orientada pela PHD Patricia Araujo no âmbito da Unidade de Gestão da Mudança do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos do ISLA- Santarém  . Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2023/02/book-review-do-livro-o-poder-do.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...