sábado, 4 de fevereiro de 2023

Liderança no Feminino - Book Review do Livro "GirlBoss" por Beatriz Cunha

 

#Liderança no Feminino 

A autora:

 


 

 

  

 

 

 

 

 

 


Figura 1 - Sophia Amoruso (Wikipédia, s.d.)

    Sophia Amoruso é uma empresária de sucesso, que nasceu em San Diego, na Califórnia. Desde cedo que a sua vida tornou-se um grande reboliço, uma vez que não encontra realmente o que a faz feliz, é-lhe diagnosticada uma depressão e défice de atenção, Sophia acaba por deixar a escola e  dedicar-se a 100% ao trabalho, aos 15 anos onde começa a trabalhar no “subway”. Após o divórcio dos pais, aos 17 anos, a escritora muda de cidade e acaba por adotar uma vida de sobrevivência, passa por vários trabalhos, mas acaba por não se enquadrar em nenhum, começando a ter a necessidade de roubar e de retirar coisas do lixo.  Sophia Amoroso interessa-se pelas vendas online, onde em 2006 fundou a conhecida marca de roupa feminina “Nasty Gal”. (Wikipédia, s.d.)

 

 

   O livro:


   








Figura 2 Livro (Wikipédia, s.d.)

    Ao longo do livro a autora de “GirlBoss”, demonstra aos leitores o seu percurso de vida, enfatizando o seu percursos pessoal e profissional.

    O livro relata a vida de Sophia desde criança até se tornar a CEO da marca “Nasty Gal”. Ao escrever este livro Sophia tem como principal finalidade inspirar mulheres e fazer com que estas tenham o espírito de #Girlboss, sejam capazes de enfrentar qualquer desafio, que consigam alcançar os seus objetivos e tornar todos os sonhos realidade.

    Sophia Amoruso incentiva todos as leitores a serem eles próprios, mesmo que não seja fácil no início, não desistir é o mais importante, bem como continuarem fieis a si mesmos. Sem esforço e dedicação nada se consegue, é mais uma das mensagens transmitidas pela autora.


Figura 3 Frase Livro (Amoruso)


    O livro conta-nos a forma como Sophia criou a “Nasty Gal  Vintage”. Começou por ser uma loja online no eBay, explica-nos todo o processo de procura de roupas para comercializar em leilões. Estava sempre atenta a novas oportunidades em lojas de 2.ª mão, as modelos eram contratadas para tirar as fotografias com o pagamento de um hambúrguer e muitas das vezes era a própria Sophia que aparecia nas fotografias para divulgação das roupas. Tinha todo o cuidado em publicar todas as informações sobre as peças para que nada falta-se às suas clientes, desde o tamanho ao estado das peças, dava ainda dicas de como usá-las, tratava as clientes como amigas, respondia rapidamente e educadamente a todas elas e sempre que enviava uma encomenda juntava um bilhete personalizado. A personagem trabalhava no seu quarto e era a responsável de toda a produção relacionada com a “Nasty Gal”.

     O sucesso foi enorme e as suas peças passaram a esgotar-se em minutos. Sophia depara-se com um crescimento abismal e vê-se obrigada a fazer crescer o seu negócio, necessitando de mais espaço, mais ‘stock’, mais recursos humanos.

    A sua loja passou de uma faturação de 150 mil dólares por ano, para 150 mil dólares por dia e mais tarde para vendas de 150 mil dólares em meio-dia.

    O principal objetivo do livro é para além de contar a sua história de vida, inspirar os leitores a tentar desenvolver uma mudança nas suas vidas de modo a atingir o sucesso pessoal e profissional. Uma “Girlboss”, segundo Sophia Amoruso é uma pessoa com a autonomia e independência total para controlar a sua própria vida, é alguém que desenvolve a sua atividade profissional de forma competente, comprometida para alcançar todos os seus objetivos, que aceita todas as experiências, sejam elas negativas ou positivas, pois, tal como Sophia refere no livro, apesar de ter tido diversos trabalhos onde não obteve o rendimento pretendido e o facto de não se ter adaptado a nenhum deles, todos contribuíram de forma decisiva para a sua formação enquanto empresária e foram essenciais para o sucesso brilhante que tem presentemente.

    A história de Sophia Amoruso é bastante inspiradora para todo o público feminino, essencialmente para as mulheres que pretendem alcançar uma mudança nas suas vidas. Essa mudança pode depender de vários fatores, tais como: coragem, determinação, vontade e ambição. São ingredientes fundamentais para a mudança que todas essas mulheres desejam para si próprias. Mas isso não basta. Existe um fator decisivo, a autoconfiança!

    A autora define a autoestima e autoconfiança como o grande motor para o sucesso dessa mudança tão essencial nas nossas vidas.

 

Revisão Integrativa:

    A leitura deste livro alertou-me para fatores fundamentais da gestão de mudança, tanto pessoalmente, como profissional. Pude constatar que a mudança de hábitos, mudança de direção profissional e mudança de paradigma social são fundamentais para almejar o sucesso. A mudança é fundamental nas nossas vidas, faz-nos sair da nossa zona de conforto, abre-nos horizontes, privilegia o risco e a coragem de fazer algo diferente. Essa foi uma das mensagens mais fortes deste livro, onde a personagem principal define todos os momentos (bons e maus) que a mudança que decidiu implementar na sua vida lhe trouxe.


Curva da Mudança inspirada em Elisabeth Kubler-Ross:


Opinião sobre o livro:

    “Girl Boss” é um livro motivador e de caráter útil, com um propósito bastante inspirador para todos os seus leitores. Com uma linguagem simples e direta, privilegia o contacto entre autor e leitor para uma maior compreensão da mensagem principal que tenta transmitir. O livro tem cerca de 190 páginas e está dividido em 11 capítulos. Aconselho vivamente a sua leitura, a todas as pessoas que necessitem de inspiração para mudar algo na sua vida, mas também aquelas pessoas que sofrem de um dos grandes problemas da civilização atual: A resistência à mudança. Poucas são as pessoas que não têm receios, medos, inseguranças para desenvolverem uma mudança nas suas vidas. Talvez neste livro encontrem o ponto de partida para a tão desejada mudança.

 

Sobre mim:

 

O meu nome é Beatriz Cunha, sou licenciada em Negócios Internacionais pelo Instituto Politécnico de Santarém.

Estou ligada à área de Recursos Humanos desde 2020, área que me fascina diariamente pelo seu constante desenvolvimento e pela possibilidade do contacto diário com pessoas. Decidi então apostar na minha formação e iniciei em 2022 o Mestrado em gestão de Recursos Humanos e escolhi o ISLA Santarém para esta aventura.

 Endereço eletrónico: beatrizcunhaana@gmail.com

 

 

ISLA Santarém (islasantarem.pt)

 

 Caro/a Leitor, para citar esta "book review", use esta referência final:

Cunha, B. (2023). Liderança Feminina – Uma Book Review do Livro Girl Boss  de Sophia Amoruso. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de “Gestão da Mudança” do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos no Isla Santarém  

Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2023/02/liderananofeminio.html


Para os mais curiosos:

https://www.nastygal.com/eu/

https://www.sophiaamoruso.com/

https://www.instagram.com/sophiaamoruso/

 

Referências

Amoruso, S. (s.d.). GirlBoss .

Wikipédia. (s.d.). Obtido de https://en.wikipedia.org/wiki/Sophia_Amoruso

 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...