quinta-feira, 23 de junho de 2022

Book Review do Livro “A EQUAÇÃO DA FELICIDADE - Resolva ser feliz”, por Susana Marreiros

 Book Review do Livro “A Equação da Felicidade - Resolva ser feliz”, por Susana Marreiros

Book Review do livro “A Equação da Felicidade - Resolva ser feliz”


 

 

Figura 1 – Capa do livro “A Equação da Felicidade – Resolva ser feliz”

 

Biografia do autor: Mo Gawdat

Mo Gawdat é Egípcio, tem 54 anos de idade, a sua formação é em engenharia e com uma carreira de quase trinta anos, o autor iniciou a sua viagem no mundo do trabalho na IBM Egipto, como engenheiro de sistemas, onde permaneceu até mudar para os Emirados Árabes Unidos.

Durante sete anos e meio assumiu funções na Microsoft, onde a sua última função foi liderar o setor de comunicações em mercados emergentes em todo o mundo, tendo passado para a Google em 2007. Em 2013 começou a trabalhar na Google [X], a ultra- secreta divisão da empresa que desenvolve projetos futuristas, onde é Chief Business Officer.

 

Figura 2 – Mo Gawdat


Sites sobre o autor:

https://www.mogawdat.com/

https://www.linkedin.com/in/mogawdat/?original_referer=https%3A%2F%2Fae%2Elinkedin%2Ecom%2F&originalSubdomain=ae

 

Sobre o livro

A Equação da Felicidade foi escrito por Mo Gawdat após a morte do seu filho Ali. Para além de ser um engenheiro bem-sucedido a nível profissional e financeiro, sentia-se infeliz, daí ter desenvolvido em 2010 a equação e um modelo de felicidade, bem construído, simples e replicável, tendo sido bastante útil após a trágica e inesperada experiência de perder um filho na sua juventude!

O livro refere que “os seres humanos foram desenhados para serem felizes” e é à volta deste tema que a história se desenvolve, pois trata-se de um livro de autoajuda e desenvolvimento pessoal.

Para resolver a equação da felicidade é necessário eliminar as 6 grandes ilusões que causam sofrimento, corrigir os 7 ângulos mortos que impedem a felicidade e compreender as 5 verdades fundamentais, que geram alegria. Juntando esta equação 6-7-5, encontrará o modelo da felicidade.

Ao longo do livro existe uma descrição minuciosa e detalhada de todos os pontos que compreendem a equação, onde são explicadas as 6 grandes ilusões (pensamento, eu, conhecimento, tempo, controlo e medo), os 7 ângulos mortos (filtros, assunções, previsões, memórias, rótulos, emoções e exagero) e por fim as 5 verdades fundamentais (agora, mudança, amor, morte, design), levando o leitor a experienciar uma nova visão da vida.

Os pontos da equação abordados no livro, vão sendo descobertos à medida em que o leitor, vai-se embrenhando na sua leitura. Nas 6 grandes ilusões, o primeiro ponto é o pensamento, no qual é referido que o diálogo que ocorre dentro da cabeça, é a forma do cérebro tentar tomar decisões e que as pessoas não são os seus pensamentos, no segundo ponto a ilusão do “EU” é das mais profundas contendo muitas camadas, para se chegar à verdadeira essência, será necessário remover todas as mascaras do ego, o terceiro ponto menciona que a arrogância deve ser eliminada, removendo a obsessão por “ter razão”, o verdadeiro conhecimento é as pessoas conhecerem a extensão da sua ignorância, o tempo é o quarto ponto, onde refere que o mesmo não se move, as pessoas é que se movem através dele e quando estão focadas no passado ou no futuro, estão a viver os seus pensamentos e não a realidade, no quinto ponto o controlo é mais uma das ilusões, pois nada está sobre controlo a não ser as ações e atitudes das pessoas, por fim o sexto ponto aborda o medo, aquele que tudo domina, não há aspetos positivo no medo, são as ações das pessoas e não os seus medos que as mantêm seguras, os pontos seguintes ficam em aberto para aguçar a curiosidade do leitor.

Durante toda a leitura, irá encontrar frases de consciencialização, que reforçam a interpretação do leitor, para uma interiorização e aprendizagem de forma simples e prática.

 

Interligação com temas da UC Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional

O tema do livro interliga com a UC Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento, no sentido em que o desenvolvimento pessoal começa por ser uma ferramenta de grande importância na área dos recursos humanos.

Uma pessoa conhecer-se a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o seu desenvolvimento e crescimento enquanto individuo, lidando com emoções que direta ou indiretamente interferem com a forma como se relacionam com os outros, causando sensação de bem-estar e felicidade.

A autoconsciência provoca uma atitude de poder e controlo de si mesmo, sendo possível traçar metas e objetivos.

Hoje em dia o grande desafio das empresas é atrair e reter talento, sendo a saúde e o bem-estar de grande importância para o colaborador, pois se este estiver feliz, a sua produtividade aumenta, contribuindo para o desenvolvimento do negócio e até a sobrevivência de uma organização.

Quanto maior o desenvolvimento individual, maior os benefícios quer para a empresa quer para os colaboradores.

A inteligência emocional torna-se numa forma de responder aos constantes desafios profissionais, alcançando melhores resultados.

A cultura e os valores dos Millennials ou geração Y, vieram alterar o tradicional perfil dos profissionais, pois em alguns casos a componente emocional é mais forte qua a componente monetária, onde o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional passa a ser de grande importância. São pessoas cada vez mais focadas no presente, com uma visão global, que exigem conforto e que buscam incessantemente a felicidade.

No entanto este livro refere qua a felicidade vem do interior de cada ser humano e não do seu exterior, mas esta nova realidade de profissionais e a que está para chegar ao mercado de trabalho, a geração Z que domina as tecnologias e que gostam de ter tudo o que desejam de forma imediata, são cada vez mais exigentes com o que os rodeia, será que estas exigências levam à verdadeira felicidade?

 

Experiência como leitor

Na minha opinião é um livro de autoajuda de fácil leitura, bastante percetível, com uma história de vida subjacente que nos deixa a pensar, na forma como cada um de nós pode encarar a vida em determinadas situações.

Podemos sempre retirar o melhor de cada situação, embora isso nem sempre seja fácil. Os temas abordados no livro são de grande interesse para o autoconhecimento, mas embora fiquemos com uma nova perceção, a equação 6-7-5, não é assim tão fácil de replicar!

Recomendo este livro a todos os que procurem compreender-se melhor, bem como aqueles, em que a vida não lhes faça sentido por algum motivo, pois ao lerem “A EQUAÇÂO DA FELICIDADE”, poderão encontrar algumas respostas.

 

Sobre mim

O meu nome é Susana Marreiros, vivo em Aljezur, trabalho na Câmara Municipal de Aljezur, sou administradora do Alojamento Local – Monte Chabouco e estou a frequentar o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes em Portimão.

Email: sipmarreiros@gmail.com 


Site: https://www.ismat.pt/

 

Caro/a Leitor, para citar esta book review, use esta referência final:

Marreiros, S. (2022). Book Review do Livro “A Equação da Felicidade - Resolva ser feliz”. Book Review orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de “Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional”. ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/

 

Referencias bibliográficas:

Colaboradores da Wikipédia. (2022, 8 de maio). Mo Gawdat. Na Wikipédia, A Enciclopédia Livre . Recuperado às 13h15, 17 de junho de 2022, de https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mo_Gawdat&oldid=1086820318

Gawdat, M. (2017). A Equação da Felicidade - Resolva ser feliz (1.a). Editora Lua de Papel.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...