quinta-feira, 23 de junho de 2022

É possível alterar o nosso Mindset? – Uma Book Review por Ana Rita Marques ao livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”

 




 

                                                                              

Biografia da Autora:

                                                                            Fonte: Wook.pt

 

Carol Susan Dweck, nasceu a 17 de Outubro de 1946, em Nova Iorque na América. Tem dois irmãos, o pai trabalhava com o negócio de importação e exportação, a mãe trabalhava na área da publicidade. É formada em psicologia no Barnard College em 1967 e têm um doutoramento em psicologia pela Universidade de Yale, concluído no ano de 1972.

O primeiro trabalho de Carol foi na Universidade de Illinois, depois ingressou no Laboratório de Desenvolvimento Humano de Harvard, após alguns anos regressou ao Illinois como professora. Mudou-se para a Universidade de Columbia como professora de Psicologia, e desde 2004, é professora de Psicologia na Universidade de Stanford em Lewis e Virginia Eaton.

A sua principal contribuição para a psicologia social relaciona-se com teorias implícitas de inteligência, descritas no livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso.

 

Biografia da autora no site da Wook:

https://www.wook.pt/autor/dra-carol-s-dweck/3157405

 

 

 

 

 

 

 

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso

 

 

O livro está associado ao mundo do empreendedorismo, tal como o nome indica o mindset, tornou-se uma das ferramentas para atingir o sucesso.

Este livro fala sobre a importância das nossas decisões e a forma como encaramos as situações que nos vão acontecendo ao longo da vida, não existe uma fórmula mágica para lidar com isto, mas é através do nosso mindset que podemos agir de uma forma diferente, neste livro é possível ver qual a importância que o nosso mindset tem seja no nosso fracasso ou no nosso sucesso.

Carol revela no livro que que na sua opinião “os mindsets nada mais são do que crenças. São crenças poderosas, mas são apenas algo que está em sua mente, e você pode mudar sua mente.”, o mindset é formado ao longo do tempo através da nossa mente, e podem sofrer constantes mudanças particularmente pelas nossas crenças e por isso podem mudar ao longo da vida, por isso o mindset é contruído e pode mudar consoante as alterações das nossas perceções individuais.

Ao longo do livro é abordado várias vezes a questão do mindset fixo e do mindset de crescimento, o mindset fixo é associado a uma pessoa acreditar que as suas qualidades são inalteráveis, cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor, se a pessoa acreditar que apenas tem aquelas qualidades vai passar um processo de aprovação sobre si próprio até perceber que o seu mindset pode ser alterado, este tipo de mentalidade contribui pouco ou nada para o sucesso da pessoa, porque estas pessoas têm tendência a  desistir quando se deparam com os limites que criaram para si mesmas.

O mindset de crescimento acredita as suas falhas e pontos fracos, por isso uma pessoa com este mindset pode estar em constante aprendizagem e crescimento, a procurar o seu sucesso. É um desafio porque se trata de algo novo e que ainda não está bem desenvolvido na pessoa, e por isso é preciso que as pessoas se esforcem e se dediquem para que consigam atingir o sucesso esperado.

Durante o livro é abordado o tema do Mindset e da Liderança, neste capítulo é possível concluir que a autora refere que assim como há talento nato para o desporto também há para o mundo dos negócios, e que as empresas não devem preocupar-se em gastar dinheiro com recrutamento de talentos, porque esta é uma das grandes ferramentas de sucesso face aos seus concorrentes. A autora abordou vários casos como foi fazendo em vários capítulos do livro e chegou a conclusão de que os líderes com mindset fixo, vivem num mundo em que alguns são superiores e outros são inferiores, estão constantemente a afirmar a sua superioridade, e por isso no trabalho e nas empresas acaba por ser um meio para esse fim, porque querem mostrar o seu poder e mostrar que são superiores em relação aos outros.

Os líderes com mindset de crescimento, começam pela crença no potencial e no desenvolvimento humanos, tanto nos deles próprios quanto nos de outras pessoas, usam as empresas como um meio de crescimento no seu todo.

Os próprios trabalhadores também são diferentes consoante o mindset do seu líder, as pessoas que trabalham em organizações com mindset de crescimento têm mais confiança na sua empresa e maior senso de propriedade sobre o seu trabalho. Já os trabalhadores nas empresas com mindset fixo dizem que suas empresas são menos propensas a apoiá-los quanto aos riscos e à inovação, mas também tendem a concordar muito mais que as suas empresas são implacáveis e antiéticas.

Carol levanta uma questão interessante, “será que temos problemas em encontrar lideres no futuro?” começa então por explicar que este problema pode começar muito antes das pessoas entrarem no mercado de trabalho, revela que todos os pais bem-intencionados que tentam elevar a autoestima dos filhos dizendo o quanto eles são inteligentes e talentosos, e na consequência que esses mesmos elogios podem trazes, estes filho entraram no mercado de trabalho, com  a certeza que muitos podem não funcionar sem ter um rótulo para cada movimento.

Para as empresas é um desafio cada vez maior compensar estas gerações, são pessoas que precisam de reafirmação constante e que não podem ser criticadas, por consequência disso podem surgir alguns riscos para os negócios. As empresas não estão em posição de retomar o papel dos pais, mas precisam de agir, e tornar uma força de trabalho mais madura e com um mindset de crescimento, para trabalhar nos líderes do futuro.

 É possível mudar o nosso mindset ao longo do tempo, é preciso acreditar na mudança, as nossas mentes estão em constante mudança e estão sempre com um grande poder de observação e interpretação. O mindset orienta no processo de interpretação, e é por essa razão que de pessoa para pessoa o poder de interpretação pode ser diferente. As pessoas com mindset fixo tratam a informação que recebem avaliando com intensidade cada elemento de informação. Já as pessoas de mindset de crescimento também observam constantemente o que acontece, mas não observam com a mesma intensidade, e são mais sensíveis aos temas, e estão focadas na aprendizagem e melhoria continua.

Parece simples mudar, mas não é assim tão simples, por norma as pessoas têm o seu mindset devido a algum acontecimento ou razão, em algum momento na sua vida lhe serviu de alguma coisa. Não é fácil mudar por isso, por algo que nos pertenceu tanto tempo e por alguma razão, não é fácil substituir um mindset fixo por um mindset de crescimento que nos diz que devemos enfrentar todas as coisas que nos pareciam ameaçadoras.

A autora quis mudar o seu mindset fixo para um mindset de crescimento e confessa que nem sempre foi fácil, por diversas razões como o caso de enquanto tinha um mindset fixo celebrar os seus êxitos todos os dias e com um mindset de crescimento não, o facto de não exibir as suas vitórias faziam com que ficasse insegura, o mindset fixo acaba por ocultar um pouco os fracassos.

A mudança de mindset não é uma questão de seguir alguns conselhos de vez em quando, é preciso olhar para as coisas de uma maneira totalmente diferente, quando se muda para um mindset de crescimento, passamos de uma estrutura de julgar e ser julgado para outra de aprender e ajudar a aprender, o compromisso é com o crescimento, e o crescimento exige muito tempo, esforço e apoio mútuo.

  

Os medos que não enfrentamos tornam-se os nossos limites:

 

Este livro despertou-me curiosidade uma vez que sempre senti um grande interesse por perceber melhor o conceito de mindset. É um livro de leitura fácil com uma escrita atrativa que nos dá a conhecer aquilo que a autora pretende transmitir, de forma objetiva e simples, é um livro com vários exemplos prático o que facilita também a nível de compreensão do tema.

A meu ver, este livro é uma leitura obrigatória para quem precisa de perceber a sua maneira de olhar para a sua vida pessoal e profissional, e a forma como pode melhorar a mesma através de um mindset de crescimento e atitude de melhoria continua.

Acredito que tal como diz o título os medos que não enfrentamos se tornam os nossos limites, tal como a resistência ao mudar para um mindset de crescimento, leva-nos a estagnar e a olhar para a nossa vida com uma perspetiva muito pouco ambiciosa.

Enquanto estudante do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional, é fundamental ter este mindset de crescimento, e para mim foi importante ler este livro para eu própria fazer a reflexão se enquanto líder tinha um mindset de crescimento ou não. A partir da leitura deste livro, consegui ficar com uma visão diferente sobre o mindset e perceber que é possível mudar o nosso mindset ao longo da nossa vida, basta encarar a mudança do mesmo como algo positivo e produtivo para a nossa vida, é uma mudança para uma visão diferente, uma visão mais ampla.

 

Caro/a Leitor, para Citar esta Book Review, use esta referência final:

 

Marques, A (2022). É possível alterar o nosso Mindset? – Uma Book Review ao livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional”. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

 

 

 Sobre mim:


 

 LápisAna Rita Marques

Enveloperitamarques-_@outlook.com

Sou natural de Portimão. Atualmente sou trabalhadora-estudante no Mestrado de Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, o que me faz desenvolver diariamente a minha capacidade de gestão e me ajuda diariamente no meu trabalho enquanto responsável de loja.

Gosto imenso de viajar, conhecer sítios e pessoas novas, acredito que nos enriquece e nos ajuda a compreender melhor o mundo e as pessoas. Acredito que devemos trabalhar na nossa melhor versão todos os dias, sem nunca desistir dos nossos objetivos e dos nossos sonhos.


https://www.ismat.pt/pt/




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...