quinta-feira, 23 de junho de 2022

Investir para ser livre - Book Review do livro “Pai Rico, Pai Pobre” por Lucas Rosa

 

 

 

 


Figura 1- Capa do Livro “Pai Rico, Pai Pobre”

 

Robert Toru Kyosaki nasceu em 08 de abril de 1947 no Hawai – Estados Unidos, autor, conferencista motivacional, empresário, criador de jogos e conhecido mundialmente como defensor da educação financeira. O livro Pai Rico, Pai Podre é o principal destaque entre diversos livros Bestsellers,  com sua irreverencia e coragem desafiou e mudou a forma que milhões de pessoas em todo mundo pensam sobre o dinheiro e finanças pessoais, saiba mais em https://www.richdad.com/

 

 


Figura 2- Robert Kyiosaki

 

                Robert Kyosaki acredita que a educação financeira deve ser ensinada desde de cedo e o seu jogo Cahsflow ilustra situações cotidianas e ensina a fugir das armadilhas que vivemos por não termos a capacidade de fazer uma análise técnica sobre como cuidar e investir dinheiro para alcançar a saúde financeira pessoal.

O livro Pai Rico, Pai Pobre com mais de 26 milhões de copias vendidas mundialmente, é inteligente, didático e desruptivo, vem trazer conceitos de educação financeira de maneira simples e divertida, porém, na opinião de especialistas do mundo financeiro, os ensinamentos do livro são criticados e tidos rasos, errôneos e com maus exemplos práticos.

A história do livro é narrada como uma autobiografia, onde o autor conta a jornada da sua infância e juventude, aprendendo educação financeira sob a orientação contrastante de seus dois pais, o seu pai biológico um acadêmico funcionário público e que, como a maioria das pessoas, sofria as consequências de não ter conhecimento financeiro, no livro é intitulado “Pai Pobre’, e o pai de seu melhor amigo da escola que foi intitulado “Pai Rico”, que apesar de não ter estudos formais, constituiu riqueza através de seus conceitos, que no livro, são retratados como os ensinamentos passados ao autor e seu amigo.

Estudar, ser o melhor aluno, conseguir um emprego estável e melhor ainda público, esse era o discurso e a visão de futuro do “Pai Pobre”, porem o resultado era o comum a toda a maior parte da população, muito trabalho, pouco reconhecimento e tranquilidade financeira.

O “Pai Rico” ensinou as crianças a pensar e ver o mundo de forma diferente, através de uma ótica focada nos objetivos e pautada em conceitos firmes de gestão financeira pessoal, explicou as crianças sobre a dependência que criamos do trabalho e do ordenado devido a falta de visão e ambição em buscar a independência financeira, a esse ciclo de dependência o autor chamou de “Corrida dos ratos”, assim livro tenta nos passar conceitos para sair desse ciclo.

Os principais ensinamentos do “Pai Rico” aos seus filhos são:

  1. Não faça parte da corrida dos ratos
  2. Trabalhe para aprender e não para ganhar
  3. Saiba a diferença entre ativos e passivos
  4. Comece a aprender sobre educação financeira e investir cedo
  5. Faça o dinheiro trabalhar para você
  6. Reduza os seus gastos e compre o luxo por ultimo
  7. Controle as suas emoções e não se leve por crenças limitantes
  8. Estude continuamente, esteja atualizado
  9. Não tenha medo de investir
  10. Seja empreendedor, trabalhe para você mesmo

 

Ou seja, sobre a Inteligência Financeira devemos aprender, entender, conhecer sobre a administração e investimento do nosso dinheiro para diminuir os nossos passivos (Gastos) e gerar ativos (Bens) que nos farão aumentar nosso patrimônio.

E sobre o nosso comportamento, a frase “Não consigo comprar isso, eu não tenho dinheiro” deve ser substituída pela frase “o que devo fazer para comprar isso? ” é um exemplo da mudança de mindset focada na criatividade, identificação de oportunidades, e nos objetivos.

                Os ensinamentos do pai Rico no livro são voltados para que os seus filhos sejam felizes e independentes financeiramente e que trabalhem para aprender e ganhar dinheiro e não por necessidade, sempre com dois focos, o primeiro é que se deve “fazer que o seu dinheiro trabalhe por você” e que “Seja dono do seu negócio, faça que o sistema trabalhe por você”

 


Figura 3 - Tipos de personalidades

Fonte: https://bmarques.com/pai-rico-pai-pobre-os-10-maiores-ensinamentos/

No mestrado em Gestão de Recursos Humanos e intervenção organizacional do ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (https://www.ismat.pt/) e na cadeira de Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento organizacional somos levados, de maneira pratica, a desenvolver a capacidade de analisar criticamente e encontrar soluções de problemas em todos os âmbitos de uma organização com o foco no principal ativo de uma organização que é o ser humano, assim é possível ver pontos de similaridade entre o livro e temas abordados no nosso conteúdo programático, principalmente em relação aos pontos voltados para inteligência emocional, quando o livro mostra que somos nós os principais agentes das mudanças em nossas vidas, quer sejam elas pessoais ou financeiras, somos os responsáveis por encontrar maneiras de atingir nossos objetivos.

O livro tem um início cativante, me prendeu a leitura, escolhi “Pai Rico, Pai Pobre” pois tenho filhos e gostaria de verificar se poderia aproveitar algum ensinamento para aplicar com eles, e aprendi que devemos incentivar desde cedo nossos filhos a entender sobre educação financeira, para não ficarem presos na “corrida dos ratos” e terem saúde financeira para buscar as coisas que realmente os façam felizes. O livro também me levou a refletir que nunca é tarde para aprendermos sobre qualquer tema, mesmo que não pareçam ligados ao nosso cotidiano.

Como é um livro aparentemente de autobiográfico senti-me um pouco desconfortável em relação aos exemplos usados pelo autor para ilustrar os seus negócios, vendas ou investimentos, pois pareciam-me um pouco forçados e repetitivos.

Enfim, o livro “Pai Rico, Pai Podre” é leitura obrigatória para quem quer ter uma nova visão para o mundo da educação e gestão financeira, tem uma didática simples e, no fim, me deu vontade de aprender mais sobre o assunto e iniciar os meus investimentos, mas não sozinho, acompanhado dos meus filhos.

 

Sobre mim:

Estudante de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e intervenção Organizacional do ISMAT, Profissional de Logística com longa experiência no setor de Transportes.

Sou minha família e sou minha fé.

 

 


Figura 4 – Lucas Rosa

 

https://www.ismat.pt/

 

Caro/a Leitor, para Citar esta book Review, use esta referência final:

 

Rosa, Lucas. 12/06/2022 . Book Review do livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Book Review Orientada por PhD Patrícia Araújo no âmbito da unidade curricular de ‘Métodos de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional’. ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Disponível em: https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/2022/06/investir-para-ser-livre-book-review-do.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Book Review do Livro "IKIGAI - VIVA BEM ATÉ AOS CEM", por Ana Antunes

  Book Review: “Em busca do meu IKIGAI”      Este libro foi lançado em outubro de 2016, pelas mãos de Héctor García e Francesc Miralles, que...